Pela primeira vez, uma tribo indígena norte-americana vai guardar as suas sementes no “Cofre do Apocalipse”

A Nação Cherokee é a primeira tribo indígena americana nos Estados Unidos a ser convidada a contribuir com as suas sementes para o The Svalbard Global Seed Vault, conhecido como o “cofre do Apocalipse”, que se localiza nas profundezas de uma montanha numa ilha remota situada entre a Noruega continental e o Polo Norte.

O cofre foi inaugurado em 2008 e foi projetado para suportar desastres naturais e causados pelo homem. Está acima do nível do mar, por isso está protegido contra inundações oceânicas que podem ser desencadeadas por um aumento catastrófico do nível do mar, de acordo com a organização internacional de conservação de culturas Crop Trust.

Com as mudanças climáticas a ameaçar o suprimento mundial de alimentos, o cofre tem capacidade para armazenar 4,5 milhões de variedades de culturas. Atualmente, possui mais de 980 mil amostras de quase todos os países do mundo, representando a maior coleção de diversidade de culturas do mundo.

Agora, a nação Cherokee, a maior tribo Cherokee reconhecida pelo governo federal nos Estados Unidos, será a primeira tribo indígena norte-americana a depositar sementes neste cofre. A tribo conta com mais de 370 mil cidadãos tribais em todo o mundo.

A tribo indígena doou nove amostras de culturas, incluindo o  seu milho mais precioso, o milho Cherokee White Eagle, de acordo com um comunicado. Também estão incluídos os feijões Cherokee Long, os grãos Cherokee Trail of Tears Beans, os feijões Cherokee Turkey Gizzard pretos e castanhos, a abóbora Cherokee Candy Roaster Squash e outras três variedades adicionais de milho. Estas nove variedades enviadas para o cofre já existiam antes dos europeus se estabelecerem na América.

As sementes serão depositadas depositadas no “cofre do Apocalipse” a 25 de fevereiro.

Este cofre é o maior repositório mundial de sementes, tendo por missão proteger as diferentes espécies do planeta contra guerras ou catástrofes naturais que possam vir a destruir por completo colheitas alimentares.

O cofre está localizado no arquipélago isolado de Svalbard, que fica entre a Noruega e o Pólo Norte, onde está também a chamada “Biblioteca do Apocalipse“, um arquivo de dados mundial.

O banco genético de sementes está a funcionar desde 2008, naquilo que já foi uma mina de carvão do Árctico, e é uma espécie debackup” gigante para os bancos de sementes do mundo. Em 2018, a instalação recebeu uma atualização significativa, graças ao investimento de 100 milhões de coroas norueguesas (mais de 10 milhões de euros).

Em 2017, começaram obras no cofre para o tornar melhor preparado para os dias mais quentes e húmidos, nomeadamente para precaver o degelo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vacina de Oxford testada em humanos com "resultados promissores"

Os testes clínicos em humanos da potencial vacina contra a covid-19 que a Universidade de Oxford criou tiveram "resultados prometedores" e desencadearam a resposta imunitária que se pretendia. Os testes em humanos, que desde abril envolveram …

Goa decreta novo confinamento, com Índia a rondar um milhão de casos

Depois de ter aberto portas ao turismo, Goa decreta um novo confinamento de três dias. Registaram-se 198 novos casos nas últimas 24 horas, o número mais alto desde o início da pandemia. O estado de Goa, …

Tribunal da Concorrência confirma coima de 75 mil euros a Ricardo Salgado

O Tribunal da Concorrência confirmou, esta quinta-feira, a coima de 75 mil euros aplicada pelo Banco de Portugal a Ricardo Salgado, no caso do financiamento do Grupo Alves Ribeiro (GAR) para compra de ações da …

Mais três mortes e 339 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quinta-feira, mais três mortes e 339 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quarta-feira, mostra o boletim mais recente da DGS. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos …

Crise entrou em nova fase mas mundo "não está fora de perigo", diz FMI

A diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, disse esta quinta-feira que a crise provocada pela pandemia entrou numa nova fase, que exige flexibilidade para assegurar "uma recuperação sustentável e equitativa", alertando que o mundo …

China bane importação de ovelhas portuguesas

As alfândegas chinesas baniram as importações de ovelhas e produtos relacionados de Portugal, alegando um aviso da Organização Mundial de Saúde Animal sobre um surto de paraplexia enzoótica dos ovinos na Guarda. A notícia foi avançada …

Tânia já pode abraçar os filhos. Livrou-se do coronavírus ao 16º teste após 4 meses isolada

A algarvia Tânia Poço foi, finalmente, dada como "curada" de covid-19 após quatro meses de confinamento. Aquele que terá sido o caso mais prolongado da infecção em Portugal, chegou ao fim com o 16º teste …

Exame de Matemática A criticado. Prova "infeliz" não permite "distinguir" alunos

A Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) criticou esta quinta-feira a elaboração do exame nacional de Matemática A, prova realizada por mais de 38.699 alunos que pretendem concorrer ao Ensino Superior. No entender da SPM, "o …

Ninguém quer o novo aeroporto do Montijo. Medina apela a "avanço" na decisão

Autarcas e ambientalistas foram ouvidos, esta quarta-feira, no Parlamento, onde se discutiu o projeto do novo Aeroporto do Montijo. A posição de ambos parece clara: ninguém quer avançar com a ideia. A construção do aeroporto …

Pandemia acelera nos Estados Unidos. Uso de máscara pode salvar 40 mil vidas

Os Estados Unidos ultrapassaram pela primeira vez a barreira dos 70 mil casos de covid-19, nas últimas 24 horas, elevando para mais de 3,49 milhões o total de contágios no país, indicou a Universidade Johns …