Pela primeira vez, uma tribo indígena norte-americana vai guardar as suas sementes no “Cofre do Apocalipse”

A Nação Cherokee é a primeira tribo indígena americana nos Estados Unidos a ser convidada a contribuir com as suas sementes para o The Svalbard Global Seed Vault, conhecido como o “cofre do Apocalipse”, que se localiza nas profundezas de uma montanha numa ilha remota situada entre a Noruega continental e o Polo Norte.

O cofre foi inaugurado em 2008 e foi projetado para suportar desastres naturais e causados pelo homem. Está acima do nível do mar, por isso está protegido contra inundações oceânicas que podem ser desencadeadas por um aumento catastrófico do nível do mar, de acordo com a organização internacional de conservação de culturas Crop Trust.

Com as mudanças climáticas a ameaçar o suprimento mundial de alimentos, o cofre tem capacidade para armazenar 4,5 milhões de variedades de culturas. Atualmente, possui mais de 980 mil amostras de quase todos os países do mundo, representando a maior coleção de diversidade de culturas do mundo.

Agora, a nação Cherokee, a maior tribo Cherokee reconhecida pelo governo federal nos Estados Unidos, será a primeira tribo indígena norte-americana a depositar sementes neste cofre. A tribo conta com mais de 370 mil cidadãos tribais em todo o mundo.

A tribo indígena doou nove amostras de culturas, incluindo o  seu milho mais precioso, o milho Cherokee White Eagle, de acordo com um comunicado. Também estão incluídos os feijões Cherokee Long, os grãos Cherokee Trail of Tears Beans, os feijões Cherokee Turkey Gizzard pretos e castanhos, a abóbora Cherokee Candy Roaster Squash e outras três variedades adicionais de milho. Estas nove variedades enviadas para o cofre já existiam antes dos europeus se estabelecerem na América.

As sementes serão depositadas depositadas no “cofre do Apocalipse” a 25 de fevereiro.

Este cofre é o maior repositório mundial de sementes, tendo por missão proteger as diferentes espécies do planeta contra guerras ou catástrofes naturais que possam vir a destruir por completo colheitas alimentares.

O cofre está localizado no arquipélago isolado de Svalbard, que fica entre a Noruega e o Pólo Norte, onde está também a chamada “Biblioteca do Apocalipse“, um arquivo de dados mundial.

O banco genético de sementes está a funcionar desde 2008, naquilo que já foi uma mina de carvão do Árctico, e é uma espécie debackup” gigante para os bancos de sementes do mundo. Em 2018, a instalação recebeu uma atualização significativa, graças ao investimento de 100 milhões de coroas norueguesas (mais de 10 milhões de euros).

Em 2017, começaram obras no cofre para o tornar melhor preparado para os dias mais quentes e húmidos, nomeadamente para precaver o degelo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Relações "complicadas". Rússia admite abandonar projetos de cooperação com a UE

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergey Lavrov, que se encontrará mais tarde com o Presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, comentou que as relações atuais entre Moscovo e Bruxelas são "complicadas". O Governo russo está a ponderar …

Benfica tem novo central. Luís Filipe Vieira fecha contratação de Lucas Veríssimo

O Benfica deverá pagar 1,3 milhões de euros em mão e outros 5,2 milhões em quatro prestações. Lucas Veríssimo chega do Santos para a posição de defesa central. À semelhança daquilo que fez com Jorge Jesus, …

Apoio à retoma pode prolongar-se pelo menos até setembro de 2021

O mecanismo de apoio à retoma progressiva nas empresas em crise poderá prolongar-se até, pelo menos, setembro do próximo ano, avisou o ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira. O mecanismo sucedâneo do layoff …

Vinícius bisou e assistiu para o Tottenham. Para Mourinho, só há uma coisa a melhorar

O Tottenham de José Mourinho venceu esta quinta-feira o Ludogorets no jogo da 4.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa. O ex-Benfica Carlos Vinícius, que não tem sido opção para o campeonato inglês, …

Portugal já terá atingido o pico. Foi na terceira semana de novembro, segundo os peritos do Governo

Portugal já terá atingido o pico de novos casos da segunda vaga de covid-19, de acordo com os cálculos dos peritos consultados pelo Governo. Em declarações ao jornal Observador, engenheiro Carlos Antunes, da Faculdade de …

Benfica colheu um ponto na Escócia. O Rangers "não é uma equipazinha", diz Jesus

O Benfica empatou a dois golos em casa do Rangers, na quarta jornada do Grupo D da Liga Europa, e ficou a uma vitória de seguir para os 16 avos de final. Arfield (7 minutos) e …

Reformas antecipadas sofrem corte de 15,5% em 2021

O valor das pensões antecipadas pedidas no próximo ano terá um corte superior ao que está a ser aplicado em 2020: 15,5%. Os trabalhadores que se reformem antecipadamente em 2021 terão uma penalização de 15,5% na …

Templo de Esna foi restaurado ao fim de 2000 anos (e surpreendeu com misteriosos segredos egípcios)

Descoberto há cerca de 200 anos, o antigo templo egípcio de Esna guardava segredos há mais de 2000 anos. Agora esses segredos foram revelados graças a um projeto de restauração iniciado em 2018, onde foram …

Trabalhadores essenciais vão ter folgas e mais 50% de salário se trabalharem nas vésperas de feriado

Os trabalhadores essenciais da Função Pública que tiverem de trabalhar nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro vão ter direito a uma ou duas folgas e vão receber um aumento de 50% do …

"Idiotice criminosa". Agente diz que Maradona não teve assistência médica adequada

Matías Morla, agente e advogado de Diego Maradona, afirmou esta quinta-feira que o ex-futebolista, que morreu na quarta-feira, não teve assistência médica adequada e vai pedir que essa questão seja "investigada até às últimas consequências". "É …