Nem o indestrutível “banco mundial de sementes” escapou ao aquecimento global

Global Crop Diversity Trust / Flickr

O Global Seed Vault, que preserva sementes, fica na mesma mina que o Arctic World Archive que preserva dados.

O Global Seed Vault, que preserva sementes, fica na mesma mina que o Arctic World Archive que preserva dados.

O cofre, que foi projetado para proteger todas as sementes que existem no mundo caso aconteça um desastre global, não aguentou os efeitos do aquecimento global.

O Global Seed Vault é um repositório de sementes, situado numa antiga mina da ilha Svalbard, na Noruega, a 300 metros abaixo do solo, que está permanentemente congelado.

Este “cofre do fim do mundo” contém milhões de pacotinhos de sementes de quase todos os países do mundo. Ali, era suposto estarem protegidas de guerras, tsunamis, incêndios e terramotos.

Em 2015, a riqueza deste banco já foi utilizada, quando camponeses do Médio Oriente retiraram algumas dessas sementes para repor as que foram destruídas de um banco de sementes de Aleppo, na Síria.

A localização deste banco norueguês deveria ser à “prova de tudo”, mas até esta região ártica já mostra sinais de estar a sofrer com os efeitos do aquecimento global. No inverno, foram registadas temperaturas anormalmente altas na região, por isso, em vez de neve e gelo, começou a chover, o que fez com que o solo congelado começasse a derreter.

Felizmente, a sala onde as sementes estão guardadas não foi afetada. Apenas o túnel da entrada foi alagado e depois congelou. Mesmo assim, o incidente levantou questões sobre a durabilidade deste banco, que deveria ser capaz de proteger as sementes sem qualquer intervenção humana.

Os responsáveis pelo banco estão a tornar o local à prova de água e a cavar um sistema para escoar água da chuva e o gelo derretido para fora do túnel. Também foi instalada uma bomba de água, caso o local seja alagado novamente.

“Temos de encontrar soluções. Esta é uma grande responsabilidade e levamo-la muito a sério. Estamos a fazer isto pelo mundo e deve durar para toda a eternidade”, afirmou Åsmund Asdal, do Nordic Genetic Resource Centre.

No mesmo local, a tecnológica Piql construiu o Arctic World Archive, um repositório que tem um objectivo semelhante mas, em vez de sementes, protege dados.

Avatar ZAP // HypeScience

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Esperei… esperei… esperei…
    E nada…
    Os detratores das Alterações Climáticas/Aquecimento Global, não “deram a cara”…
    Pois…

RESPONDER

Vaga de frio no Texas. Mulher processa empresa de energia depois de receber conta de 9.000 dólares

Uma mulher residente no estado do Texas, nos Estados Unidos, avançou com uma ação coletiva de mil milhões de dólares contra o seu fornecedor de energia depois de a empresa apresentar uma conta de eletricidade …

Sérgio Conceição elogia SC Braga e fala de pessoas "subservientes" que querem "tachinhos"

Na antevisão do jogo com o SC Braga, marcado para esta quarta-feira, a contar para a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, Sérgio Conceição referiu-se a algumas incidências do último dérbi, mostrou-se desagradado …

Arábia Saudita. Repórteres sem Fronteiras pedem acusação do príncipe herdeiro pela morte de Khashoggi

A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) entrou com uma ação judicial na Alemanha, na qual pede a acusação do príncipe herdeiro saudita Mohammed Bin Salman por crimes contra a humanidade, incluindo o assassinato do jornalista …

População prisional reduziu 18% nos últimos quatro anos

A ministra da Justiça salientou hoje que, nos últimos quatro anos, a população prisional baixou de 13.779, no final de 2016, para 11.300 no final de 2020, o que traduz uma redução de cerca de …

"A rebeldia de João Félix". Imprensa espanhola destaca o temperamento do avançado

João Félix volta a ser o centro das atenções da imprensa desportiva espanhola, depois de na última jornada da La Liga o internacional português celebrar o seu golo com recurso a alguns palavrões em direção …

Debaixo de fogo devido a comparações a Hitler, Amazon altera ícone da sua aplicação

A Amazon mudou o novo logótipo da sua aplicação de smartphone depois de várias vozes críticas terem comparado a imagem ao ditador alemão Adolf Hitler. A gigante do comércio eletrónico lançou o novo ícone em janeiro …

Este ano não vai haver NOS Primavera Sound. Festival regressa em 2022

Após já ter sido adiada de 2020 para 2021, a 9ª edição volta a ser reagendada e já tem novas datas. O NOS Primavera Sound é o primeiro grande festival de verão português a anunciar …

Vice-presidente do Zimbabué demite-se após acusações de abuso sexual

O vice-presidente do Zimbabué, Kembo Mohadi, acusado de assédio sexual, anunciou esta segunda-feira a sua demissão do cargo, tendo reafirmado a sua inocência. "Demito-me do cargo de vice-presidente da República do Zimbabué com efeito imediato", escreveu …

Variante inglesa em 29 países europeus. Estirpe do Brasil mais transmissível (e ilude sistema imunitário)

A variante britânica do SARS-CoV-2, presente em 29 países da União Europeia, é responsável por mais de metade das infeções totais. A estirpe detetada no Brasil, apesar de pouco prevalecente na Europa, pode ter uma …

EUA extraditam pai e filho acusados de ajudar Ghosn a fugir do Japão

Dois norte-americanos, pai e filho, procurados por ajudar o ex-presidente da Nissan, Carlos Ghosn, a escapar do Japão numa caixa, foram entregues à custódia japonesa esta segunda-feira. De acordo com o jornal britânico The Guardian, Michael …