Treze concelhos de seis distritos em risco muito elevado de incêndio

Steve Crane / Flickr

-

Treze concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Coimbra, Viseu, Aveiro e Porto apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, de acordo com informação disponível na página da Internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Sob risco muito elevado de incêndio estão os concelhos de Vila do Bispo, Lagos, Monchique e Portimão (Faro), Oleiros e Covilhã (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra e Arganil (Coimbra), Carregal do Sal, Nelas e São Pedro do Sul (Viseu), Castelo de Paiva (Aveiro) e Valongo (Porto).

De acordo com o IPMA, há também vários concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Viseu, Porto, Aveiro, Braga e Viana do Castelo em risco elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h de cada dia da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou na terça-feira 64 incêndios que foram combatidos por 451 bombeiros, apoiados por 138 veículos.

O IPMA prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade durante a tarde nas regiões do interior centro e sul e no Algarve, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos no Algarve durante a tarde.

Está também previsto vento em geral fraco do quadrante leste, soprando temporariamente moderado no Algarve até final da manhã e nas terras altas da região sul, e rodando temporariamente para noroeste, durante a tarde, no litoral oeste.

Quanto às temperaturas, em Lisboa, Évora, Vila Real e Viseu prevê-se uma máxima de 20 graus, Porto e Leiria 21, Coimbra, Braga, Funchal e Viana do Castelo 22, Castelo Branco, Bragança, Faro e Beja 19, Guarda 14, Ponta Delgada e Angra do Heroísmo 17 e Santa Cruz das Flores dezasseis.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Boa tarde, ainda para responder em relação com os incendios, vejo que ainda não se fez nada para prevenir esta situação e isso pertence ao poder local que deve criar postos de vigia por essa serrania fora com patrulhamentos pela policia municipal e como existe um drone Portugues que o desenvolvam e utilizem para vigiar essas serras, só assim e com vontade de defender o interesse das pessoas os seus bens há que fazer melhor, isso fica ao criterio das camaras locais para tal é que foram eleitos pelo povo, mas também o estado central tem o dever de informar e de precaver seus eleitos para a prevenção dos fogos florestais, tenho dito, haja vontade e tudo se resolve.

RESPONDER

Viagens ao Espaço têm um novo perigo desconhecido para os astronautas

Há um perigo inerente às longas viagens espaciais dos astronautas desconhecido até aos dias de hoje. Um novo estudo aponta que os cosmonautas podem ver o seu fluxo sanguíneo revertido na parte superior do corpo. A …

Macrocilix maia, a misteriosa traça que tem moscas a comer fezes nas suas asas

Macrocilix maia é uma espécie de traça que se destaca pela forma como se camufla dos seus predadores. Nas suas asas vê-se duas moscas a comer excrementos de pássaro. A natureza nunca falha em surpreender-nos e …

Há provas que ligam misteriosa doença que paralisa crianças a vírus raro

Pela primeira vez, foram encontradas provas da associação do Enterovírus D68, um vírus raro até há algum tempo, à Mielite Flácida Aguda, uma doença semelhante à poliomielite que tem afectado centenas de crianças, provocando a …

Antigos egípcios podem ter encurralado milhões de pássaros só para os mumificar

Novas evidências de ADN sugerem que os antigos Egípcios capturavam pássaros selvagens para sacrifícios ritualísticos (e para os poderem mumificar depois). As catacumbas egípcias contêm milhares de pássaros mumificados, especificamente íbis-sagrados (Threskiornis aethiopicus), empilhados uns sobre …

Estudo mostra que sondagens tendenciosas enviesam eleições políticas

Através de experiências práticas, uma investigação recente sugere que as sondagens tendenciosas podem influenciar e enviesar as eleições políticas, até mesmo nas grandes democracias. Enquanto uma eleição se aproxima no Reino Unido e uma votação presidencial …

A Rússia criou a arma mais mortífera da história. Foi há 72 anos

Comummente conhecida por AK-47, a espingarda Kalashnikov foi responsável por milhões de mortes durante a nossa História, sendo uma das armas mais populares do mundo e a mais fabricada pela indústria de armamento. Segundo o The Conversation, …

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …