Treze concelhos de seis distritos em risco muito elevado de incêndio

Steve Crane / Flickr

-

Treze concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Coimbra, Viseu, Aveiro e Porto apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, de acordo com informação disponível na página da Internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Sob risco muito elevado de incêndio estão os concelhos de Vila do Bispo, Lagos, Monchique e Portimão (Faro), Oleiros e Covilhã (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra e Arganil (Coimbra), Carregal do Sal, Nelas e São Pedro do Sul (Viseu), Castelo de Paiva (Aveiro) e Valongo (Porto).

De acordo com o IPMA, há também vários concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Viseu, Porto, Aveiro, Braga e Viana do Castelo em risco elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h de cada dia da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou na terça-feira 64 incêndios que foram combatidos por 451 bombeiros, apoiados por 138 veículos.

O IPMA prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade durante a tarde nas regiões do interior centro e sul e no Algarve, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos no Algarve durante a tarde.

Está também previsto vento em geral fraco do quadrante leste, soprando temporariamente moderado no Algarve até final da manhã e nas terras altas da região sul, e rodando temporariamente para noroeste, durante a tarde, no litoral oeste.

Quanto às temperaturas, em Lisboa, Évora, Vila Real e Viseu prevê-se uma máxima de 20 graus, Porto e Leiria 21, Coimbra, Braga, Funchal e Viana do Castelo 22, Castelo Branco, Bragança, Faro e Beja 19, Guarda 14, Ponta Delgada e Angra do Heroísmo 17 e Santa Cruz das Flores dezasseis.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Boa tarde, ainda para responder em relação com os incendios, vejo que ainda não se fez nada para prevenir esta situação e isso pertence ao poder local que deve criar postos de vigia por essa serrania fora com patrulhamentos pela policia municipal e como existe um drone Portugues que o desenvolvam e utilizem para vigiar essas serras, só assim e com vontade de defender o interesse das pessoas os seus bens há que fazer melhor, isso fica ao criterio das camaras locais para tal é que foram eleitos pelo povo, mas também o estado central tem o dever de informar e de precaver seus eleitos para a prevenção dos fogos florestais, tenho dito, haja vontade e tudo se resolve.

RESPONDER

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …

O mercado online de leite materno está a crescer (mas pode ser mau para os bebés)

https://vimeo.com/385229063 Para os pais que querem que o seu filho beba leite materno, mas que não conseguem produzi-lo, a possibilidade de o poder comprar na Internet pode parecer uma boa solução. No entanto, este mercado não …

Regina Duarte convidada para suceder a secretário da Cultura demitido

A atriz brasileira confirmou, na sexta-feira, ter sido convidada pelo Presidente do país para liderar a Secretaria da Cultura do Governo, após a exoneração de Roberto Alvim por ter parafraseado um discurso nazi. "É isso, recebi …

Universidade de Harvard quer criar 127 novos estados nos EUA

A Harvard Law Journal, da Universidade de Harvard, publicou um plano ousado - mas, segundo os autores, completamente constitucional - para salvar a democracia: criar 127 novos e minúsculos estados. Atualmente, todos os estados dos Estados …

IL quer reduzir IVA da alimentação infantil e retirar limitação etária nas deduções do IRS

A Iniciativa Liberal apresentou, esta sexta-feira, duas propostas para reduzir o IVA da alimentação para crianças pequenas para 6% e para eliminar a limitação etária na dedução do IRS para famílias que tenham mais do …