Treze concelhos de seis distritos em risco muito elevado de incêndio

Steve Crane / Flickr

-

Treze concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Coimbra, Viseu, Aveiro e Porto apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, de acordo com informação disponível na página da Internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Sob risco muito elevado de incêndio estão os concelhos de Vila do Bispo, Lagos, Monchique e Portimão (Faro), Oleiros e Covilhã (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra e Arganil (Coimbra), Carregal do Sal, Nelas e São Pedro do Sul (Viseu), Castelo de Paiva (Aveiro) e Valongo (Porto).

De acordo com o IPMA, há também vários concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Viseu, Porto, Aveiro, Braga e Viana do Castelo em risco elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h de cada dia da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou na terça-feira 64 incêndios que foram combatidos por 451 bombeiros, apoiados por 138 veículos.

O IPMA prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade durante a tarde nas regiões do interior centro e sul e no Algarve, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos no Algarve durante a tarde.

Está também previsto vento em geral fraco do quadrante leste, soprando temporariamente moderado no Algarve até final da manhã e nas terras altas da região sul, e rodando temporariamente para noroeste, durante a tarde, no litoral oeste.

Quanto às temperaturas, em Lisboa, Évora, Vila Real e Viseu prevê-se uma máxima de 20 graus, Porto e Leiria 21, Coimbra, Braga, Funchal e Viana do Castelo 22, Castelo Branco, Bragança, Faro e Beja 19, Guarda 14, Ponta Delgada e Angra do Heroísmo 17 e Santa Cruz das Flores dezasseis.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Boa tarde, ainda para responder em relação com os incendios, vejo que ainda não se fez nada para prevenir esta situação e isso pertence ao poder local que deve criar postos de vigia por essa serrania fora com patrulhamentos pela policia municipal e como existe um drone Portugues que o desenvolvam e utilizem para vigiar essas serras, só assim e com vontade de defender o interesse das pessoas os seus bens há que fazer melhor, isso fica ao criterio das camaras locais para tal é que foram eleitos pelo povo, mas também o estado central tem o dever de informar e de precaver seus eleitos para a prevenção dos fogos florestais, tenho dito, haja vontade e tudo se resolve.

RESPONDER

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …

Macron em Beirute: "Se não houver reformas, Líbano continuará a afundar-se"

O Presidente francês chegou, esta quinta-feira, a Beirute, no Líbano. É o primeiro chefe de Estado a visitar o país depois das explosões que destruíram parte da capital.  Emmanuel Macron aterrou no Líbano, esta quinta-feira, e …

"Eu disparei". Neonazi alemão confessa ter matado autarca Walter Lübcke

Um neonazi alemão confessou hoje em tribunal ter matado o autarca Walter Lübcke em 2019, homicídio que chocou o país e fez ressurgir o debate sobre a violência de extrema-direita na Alemanha. "Eu disparei" sobre Walter …

Há 16 anos que não havia tão pouca água na albufeira do Alqueva

É preciso recuar ao ano de 2004 para encontrar uma altura em que esta albufeira tenha tido menos água do que agora, que corresponde apenas a 63,8% do seu nível de pleno armazenamento. De acordo com …

CTT passam de lucros a prejuízos de dois milhões de euros

Os CTT registaram, no primeiro semestre deste ano, prejuízos de dois milhões de euros, o que compara com lucros de nove milhões de euros em igual período de 2019. "O resultado líquido foi de -2 milhões …

Equipa do ciclista em estado grave vai apresentar queixa-crime contra o rival

O diretor da equipa Deceuninck-Quick Step confirmou, esta quinta-feira, que vai apresentar uma queixa-crime contra o ciclista Dylan Groenewegen, face à sua responsabilidade na grave queda de Fabio Jakobsen no Tour da Polónia. "Confirmo as mensagens …