//

Nem beijinhos, nem abraços. O norte recebeu Marcelo com protestos

12

Mário Cruz / Lusa

O Presidente da República foi recebido esta sexta-feira no Porto por bolseiros em protesto na Universidade do Porto.

Marcelo Rebelo de Sousa estava a entrar no edifício da Reitoria da Universidade do Porto para participar no 108.º aniversário da instituição e já tinha prometido aos lesados que os receberia “em Belém”, quando o grupo de cerca de dez pessoas se agitou, empurrando a comitiva, esbracejando e gritando “Ladrões”, “Prisão” e “Basta de me manter calado”.

“Roubaram o meu dinheiro”, “Gatunos”, “Prisão imediata para esses ladrões” e “Quero o meu dinheiro” foram outras das palavras dos lesados do BES/Novo Banco, visivelmente nervosos, à entrada do chefe de Estado no edifício.

Marcelo Rebelo de Sousa foi abordado por um dos lesados mal chegou à Praça Gomes Teixeira, onde se situa a reitoria, que lhe explicou que queria ter “uma pequena conversa” e perguntou se seria melhor naquele momento “ou depois”.

“Continuamos à espera do que é nosso. Fizeram soluções para ajudar alguns senhores com apoio de advogados para usufruírem de 3% de comissões. Estamos rejeitados, postos de parte”, alertou o representante do grupo.

O chefe de Estado considerou “mais simples” deixarem a um dos membros da sua comitiva “a indicação” e os contactos, “para depois irem lá a Belém”. “Boa solução, senhor Presidente”, respondeu o porta-voz.

Este não terá sido o único protesto no caminho de Marcelo Rebelo de Sousa durante esta visita ao Porto. Isto porque, às 14h00 desta sexta-feira, estava marcada uma manifestação contra a precariedade laboral no ensino superior e na investigação, que pretendia entregar em mãos um manifesto ao Presidente da República.

Marcelo Rebelo de Sousa esteve depois a falar com um grupo de precários da Universidade do Porto que não foram integrados naquela instituição após o Programa de Regularização Extraordinária dos vínculos Precários na Administração Pública (PREVPAP), e com um grupo de precários da agência Lusa.

Ainda antes dessa manifestação, Marcelo Rebelo de Sousa encontrou ainda outra manifestação, desta vez em Braga. Ali, foi recebido por uma manifestação de enfermeiros, que empunhavam cartazes onde se lia “Os enfermeiros não precisam de afetos, precisam de reconhecimento. 14 anos de serviço igual a zero de progressão”.

Marcelo vai receber lesados

O Presidente da República disse que vai receber o grupo de lesados do BES/Novo Banco que recusou a solução encontrada pela maioria dos clientes daquela instituição para “ver o que é possível fazer”.

“Vou recebê-los. Tratam-se daqueles lesados que não aceitaram o acordo. Houve um grupo que discordou da maioria dos lesados e quer encontrar uma solução diferente que a encontrada”, explicou Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações aos jornalistas no final da cerimónia do 108.º aniversário da Universidade do Porto.

O chefe de Estado, que entrou no edifício da Universidade do Porto ao som dos gritos do grupo de lesados, afirmou que vai “ver o que é possível fazer” quanto às suas aspirações.

ZAP // Lusa

12 Comments

  1. Estamos é fartos de promessas, do nacional porreirismo dos selfies dos abraços dos beijinhos de judas aliado ao tacho de presidentes e os chamados tecnocratas de algibeira.

  2. Só uma perguntinha: por acaso algum de vós, críticos, tem a mais pequena ideia dos poderes efectivos do Presidente de República?!? É que eu gostava de perceber porque é que esta malta continua a insistir em bater na porta errada… Não os vejo a chatear o Tony, de cada vez que ele vai à casa de banho, mas esse é que poderá ter poder para resolver alguma coisa.
    Será que é a ignorância do nosso povo em acção ou será que alguém por trás tem outra intenção?
    [Bonito… até rimou e nem tive de recorrer ao AO para que isso acontecesse].
    Os poderes da presidência são mínimos nestas questões, valendo no máximo o factor “cunha” para falar com quem de direito nestas matérias.
    Seja com “dietas” ou com palavrões, não faria mais sentido ir a S.Bento do que a Belém???
    Claramente o problema da nossa democracia, é que todos votam… Não importa se sabem realmente o que estão a fazer. Basta gostar do bigode do gajo…
    Não me perguntem a solução, pois também não a conheço. Mas tenho pena de ser governado por quem foi eleito por gente como esta… (os restantes que desculpem o desabafo).

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.