Portugal regista mais três mortes e 346 novos casos de covid-19

Mário Cruz / Lusa

Nas últimas 24 horas, morreram mais três pessoas infetadas com covid-19 e registaram-se mais 346 novos casos em Portugal.

De acordo com o boletim desta segunda-feira da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais três óbitos (aumento de 0,2%) e 346 novas infeções de covid-19 (aumento de 0,9%).

Dos 346 casos, 300 foram registados em Lisboa e Vale do Tejo (86,7%), 19 no Norte, 18 no Centro, quatro no Sul e cinco no Alentejo e a maior parte registou-se na faixa etária dos 20 e os 29 anos.

No caso das três mortes, duas foram registadas em Lisboa e Vale do Tejo e uma no Norte. Todas tinham 70 anos ou mais, duas das quais estavam acima dos 80 anos. A taxa de letalidade mantém-se nos 4,1%.

No total, o país contabiliza já 1520 vítimas mortais e 37.036 infetados devido à pandemia. Até ao momento, 22.852 recuperaram da doença, ou seja, houve mais 183 pessoas recuperadas relativamente ao dia de ontem.

Segundo o mesmo boletim, o número de pessoas internadas voltou a aumentar. Há agora 431 pessoas internadas, mais 12 do que no domingo. Nos cuidados intensivos estão 73 pessoas, número igual ao de ontem.

Há ainda 30.703 pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde e 1241 aguardam resultado laboratorial para saber se estão infetadas.

“Não é o momento para esmorecer”

Na conferência de imprensa diária, a ministra da Saúde, Marta Temido, revelou que o país atingiu, este domingo, a marca de um milhão de testes à covid-19, dos quais 6,5% testaram positivo. Segundo a governante, 45,2% dos testes foram feitos no setor público, 39,3% no setor privado e 15,7% em “outros”.

Temido anunciou ainda que estas conferências de imprensa vão passar a realizar-se apenas às segundas, quartas e sextas-feiras.

A nível internacional, segundo a ministra, Portugal é o nono país na incidência de novos casos por 100 mil habitantes e o 10.º no número de óbitos. “A maior parte dos países já percebeu que é necessário medidas de saúde pública que são de precisão e não tanto de mais confinamento”, declarou.

A ministra lembra que o alívio das medidas de confinamento farão aumentar o RT, tendo afirmado que, até ao dia 11 de junho, este estava “ligeiramente abaixo de 1, em 0,97″.

Questionada sobre a manifestação dos sem-abrigo que está a acontecer em frente à Assembleia da República, a governante diz que pode haver uma “janela de oportunidade” para retirar pessoas das ruas e voltar a inseri-las no mercado de trabalho.

Sobre a situação nos lares, Temido e a diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, frisam que continuam a “acompanhar a situação com bastante atenção”, uma vez que os residentes são o principal grupo de risco.

Não é o momento para esmorecer, é o momento para resistir e continuar a trabalhar para vencer esta luta da supressão da doença nas regiões ainda mais afetadas”, disse ainda a ministra.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pegadas com 120 mil anos mostram como é que os humanos saíram de África

Uma equipa de investigadores encontrou centenas de pegadas na Arábia Saudita que podem retratar como é que os antigos humanos saíram de África para a Eurásia. Há cerca de 120 mil anos, naquilo que hoje é …

Nélson Semedo oficializado no Wolves de Nuno Espírito Santo

O Wolverhampton oficializou esta quarta-feira nas redes sociais a contratação do português Nélson Semedo, que terminou o vínculo com o Barcelona. Depois de três épocas ao serviço da equipa catalã, o jogador de 26 anos …

Líder da JSD propõe aliança entre PSD, CDS e IL nas autárquicas de 2021

O líder da JSD, Alexandre Poço, apelou aos presidentes do PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal para um acordo de centro-direita nas eleições autárquicas de 2021, sublinhando que o debate político está cada vez mais …

Jota não entra nas contas de Jesus. Florentino cada vez mais perto do Mónaco

Diogo Jota e Florentino Luís devem deixar a Luz nesta temporada por empréstimo, segundo escreve a imprensa desportiva esta quarta-feira. Jota deverá em breve deixar o Benfica e rumar a Inglaterra por empréstimo, avança o …

Se o próximo Orçamento for "mais do mesmo", PCP vota contra

Se o próximo Orçamento do Estado for mais do mesmo, Jerónimo de Sousa garante que o PCP vai votar contra. Esta manhã, em entrevista à Antena 1, Jerónimo de Sousa admitiu que o PCP poderá votar …

Cientistas desenvolvem adesivo para verificar (sem dor) níveis de glicose

Cientistas desenvolveram um sensor que dizem poder penetrar a pele, sem dor associada, para conduzir testes de diagnóstico para condições de saúde como pré-diabetes. De acordo com o site Science Alert, a equipa de cientistas investigou …

Governo está "preparado" para estender moratórias (e não só)

Esta terça-feira, em entrevista à TVI, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital disse que o Governo está "preparado para estender as moratórias bancárias" e lançar novas linhas de crédito. Pedro Siza Vieira, …

Açores vão dar incentivo financeiro a quem fizer teste da covid-19 antes de visitar região

O presidente do Governo dos Açores anunciou esta terça-feira que será criado um “incentivo financeiro” para compra de bens ou serviços na região a quem pretender deslocar-se ao arquipélago e fizer o teste de covid-19 …

Venezuela apela à denúncia de pessoas com sotaque estrangeiro no país

O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), o partido do Governo do Presidente, Nicolás Maduro, apelou na terça-feira aos venezuelanos que informem sobre a presença no país de pessoas com sotaque estrangeiro. O pedido foi feito …

A radiação do seu telemóvel pode estar a matar insetos

Um novo estudo sugere que a radiação dos telemóveis pode ter contribuído para o declínio dramático das populações de insetos na Europa nos últimos anos. A radiação eletromagnética dos telemóveis e as redes Wi-Fi podem ser …