/

Três milhões visitaram relíquias de S. Francisco Xavier em Goa

鹿両性証明 / Wikimedia

Retrato japonês de São Francisco Xavier, datado do século 17, exposto na cidade-museu de Kobe

Retrato japonês de São Francisco Xavier, datado do século 17, exposto na cidade-museu de Kobe

Três milhões de crentes visitaram nos últimos 44 dias as relíquias do missionário jesuíta São Francisco Xavier, na cidade de Goa, na Índia, numa exposição pública que ocorre de 10 em 10 anos.

São Francisco Xavier é um dos principais missionários católicos no Oriente, ao serviço do Padroado português, e tem sido objeto de uma forte devoção pela minoria católica na Índia mas também um pouco por todo o Índico.

A 22 de novembro, o corpo do santo, nascido em Navarra, no princípio do século XVI, foi transladado, numa procissão, numa urna de cristal e prata, desde a igreja do Bom Jesus, onde estava, à catedral, um edifício gótico do século XVI, onde permaneceu até hoje.

Os peregrinos chegaram a esperar até sete horas” para ver o santo, disse o responsável pela organização do evento, padre Alfred Vas, avançando que cerca de 3,3 milhões de pessoas formaram longas filas de espera para visitar as relíquias.

O sacerdote disse ter encontrado grupos de peregrinos vindos de Portugal, Espanha, França, Itália e China.

São Francisco Xavier, co-fundador da Companhia de Jesus com Santo Inácio de Loyola, desembarcou em Goa, em 1542, com o objetivo de converter ao cristianismo os novos súbditos da coroa portuguesa.

A religião cristã representa cerca de 1,9% da população da Índia, ou seja, abrange cerca de 19 milhões de crentes.

Além do trabalho pastoral na Índia, Francisco Xavier foi o primeiro jesuíta no Japão e esteve em vários outros locais de implantação portuguesa no oriente, como a China ou Malaca.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.