Três meses depois do Idai, Moçambique ainda precisa de 60 milhões de euros

(h) IFRC / Denis Onyodi / EPA

Já passaram três meses desde que o Ciclone Idai, o fenómeno meteorológico que causou inundações em Madagáscar, Malawi e Zimbabué, e deixou um rasto de destruição em Moçambique.

A vida retoma, aos poucos, a normalidade, com reabertura de negócios e o início da reconstrução de habitações. “Estamos a fazer avaliações de todas estas áreas para ver quais os programas de reconstrução, reabilitação e resiliência poderemos fazer a longo prazo”, explicou à TSF Rafael Tarasantchi, do Programa Alimentar Mundial, que se tem dedicado a canalizar donativos para as áreas mais necessitadas.

No entanto, as contribuições reunidas ainda não são suficientes para resolver os estragos: “Apesar de o ciclone ter trazido muita atenção dos meios de comunicação social e da própria sociedade, com bastante ajuda e doações, ainda persiste uma falta de fundos para continuarmos a levar assistência às pessoas afetadas pelo ciclone Idai.”

“Lançamos um apelo de 140 milhões de dólares [124 milhões de euros] no início da fase de emergência, mas ainda faltam 67,7 milhões [60 milhões de euros] para a fase de reconstrução. A ajuda mais significativa para nós seria, neste momento, dinheiro”, salienta Rafael Tarasantchi.

A normalidade vai sendo restituída à cidade da Beira, testemunha o representante da organização. “Conseguimos ver, pela cidade da Beira, as pessoas a começar a reconstruir e a retomar as vidas, com a reabertura de lojas, por exemplo”, assegura. “Temos mecanismos financeiros que nos ajudam a antecipar algumas reservas para catástrofes, mas ainda necessitamos de contribuições.”

Rafael Tarasantchi manifesta a sua preocupação pela escassez de alimentos na zona. “A população depende, em grande parte, das populações do milho e do arroz, e grande parte perdeu-se com as cheias e com o ciclone, o que traz uma situação de insegurança alimentar muito grande”, pormenoriza. A ajuda em Moçambique será “necessária até à próxima grande colheita, em abril”, conclui.

A passagem do ciclone Idai por Moçambique, Maláui e Zimbabué provocou a morte a pelo menos 761 pessoas, 446 das quais em Moçambique.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Minas americanas continuam inseguras apesar de multas de mil milhões de dólares

O veredito é dado pela sistema federal que multa as empresas mineiras: nem os mais de mil milhões de dólares em multas se revelaram suficientes para desencorajar as práticas inseguras do setor. Esta foi a conclusão …

Ainda há esperança. Corais do Atlântico reproduziram-se pela primeira vez em laboratório

Este é um avanço histórico que poderia ajudar a salvar corais em todo o mundo, incluindo o ameaçado recife da Flórida, nos Estados Unidos. O Aquário da Flórida, nos Estados Unidos, conseguiu que o coral Dendrogyra …

Cientistas descobrem a melhor maneira de ensinar uma nova língua a crianças

As pessoas muitas vezes assumem que as crianças aprendem novas línguas facilmente e sem esforço, independentemente da situação em que se encontram. Mas será verdade que as crianças absorvem linguagem como esponjas? Estudos mostraram que as …

Cientistas descobrem que as mantas gostam de socializar e de fazer amigos

Embora já tenham sido consideradas criaturas solitárias, um novo estudo descobriu que as mantas formam relações sociais e escolhem parceiros sociais. De acordo com o IFLScience, uma equipa de cientistas estudou mais de 500 grupos sociais …

Planta que não se reproduzia há 60 milhões de anos no Reino Unido revivida pelas alterações climáticas

Há 60 milhões de anos que as cicas não se reproduziam no Reino Unido. Agora, com a subida das temperaturas devido às alterações climáticas, fizeram-no pela primeira vez. As cicas são plantas lenhosas muito parecidas com …

Líderes políticos e religiosos ultraconservadores reunidos secretamente em Fátima

A reunião foi promovida pela International Catholic Legislators Network (ICLN). O encontro começou na quinta e termina este domingo. Entre muitos, conta com a participação do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán. Vários líderes políticos e religiosos ultraconservadores …

Rio alerta para "divórcio violento" e medo de Costa em perder votos para o BE

O líder do PSD, Rui Rio, disse este sábado que as críticas de António Costa ao Bloco de Esquerda refletem "ingratidão" e o "medo" que o Partido Socialista tem em "perder" votos para os bloquistas …

Trump diz que Boris é "o homem certo" e promete "grande acordo comercial"

Os dois líderes estiveram reunidos à margem da cimeira do G7. Trump elogiou Boris e garantiu que o acordo comercial com o Reino Unido será rápido depois do Brexit. Johnson diz que será "fantástico". O Presidente …

Uma impressora 3D construiu uma casa em apenas 12 horas

A impressora 3D S-Squared (SQ3D) construiu um protótipo básico de uma casa em cerca de 12 horas. A estrutura tem 46 metros quadrados e foi construída através de uma mistura de cimento em camadas. O trabalho …

Uma estrela supermassiva explodiu e aniquilou tudo à sua volta

Uma estrela renegada, que explodiu numa galáxia distante, forçou os astrónomos a colocar de lado décadas de investigação e a concentraram-se num novo tipo de supernova que pode aniquilar completamente a sua estrela-mãe - não …