Três médicos caíram misteriosamente de janelas de hospitais na Rússia

Yuri Kochetkov / EPA

Três médicos caíram misteriosamente de janelas de hospitais, na Rússia, nas últimas duas semanas. Dois morreram e um continua hospitalizado.

De acordo com a estação televisiva CNN, os três incidentes, que estão agora a ser investigados pelas autoridades russas, têm levado a uma intensa discussão entre os meios de comunicação social e nas redes sociais.

O profissional de saúde que sobreviveu à queda chama-se Alexander Shulepov, um médico de ambulância em Voronezh, e está em estado grave. Segundo a televisão estatal local, que cita as autoridades regionais de saúde, caiu da janela do segundo andar do hospital Novousmanskaya, onde trabalha e onde estava a receber tratamento, desde 22 de abril, depois de ter testado positivo para o novo coronavírus.

A CNN conta que foi também nesse dia em que testou positivo que ele e o seu colega Alexander Kosyakin partilharam um vídeo a acusar a instituição de o obrigar a trabalhar mesmo estando infetado.

Antes, Kosyakin já tinha utilizado as redes sociais para criticar a administração do hospital, tendo denunciado a falta de material de proteção. Foi depois questionado pela polícia por estar alegadamente a divulgar informações falsas.

“[Shulepov] está numa unidade de cuidados intensivos, pelo que sei em estado grave, a última vez que falei com ele foi a 30 de abril. Ele sentia-se bem, estava a preparar-se para receber alta do hospital… e de repente isto aconteceu, não está claro porquê e para quê, são muitas as perguntas para as quais não tenho resposta”, disse à CNN.

Em comunicado, o hospital disse que Shulepov foi retirado dos seus turnos assim que informou a administração sobre o seu diagnóstico positivo e que recebeu cuidados hospitalares.

Três dias depois, o médico apareceu num novo vídeo no qual retirou todas as acusações anteriores, justificando que estava “dominado pelas emoções”. Ao seu lado estava o médico chefe do hospital, Igor Potanin, que assegurou que a equipa médica tinha equipamentos de proteção suficientes.

No dia 1 de maio, Elena Nepomnyashchaya, diretora clínica interina de um hospital em Krasnoyarsk, morreu, depois de ter estado uma semana nos cuidados intensivos, segundo o comunicado do Ministério da Saúde.

A televisão local TVK Krasnoyarsk reportou que a médica terá caído de uma janela durante uma reunião com as autoridades de saúde regionais, na qual foi discutida a possibilidade de transformar a clínica num centro de tratamento covid-19.

Nepomnyashchaya não terá concordado com as mudanças devido à falta de material de proteção existente no hospital.

O Ministério da Saúde já negou as acusações, explicando que o hospital está em “reserva” para pacientes com coronavírus e que a sua equipa foi treinada e equipada para lidar com a situação.

No dia 24 de abril, Natalya Lebedeva, a chefe do serviço médico de emergência em Star City, onde se localiza a base de treinos para os cosmonautas russos, morreu no hospital depois de uma queda.

A Agência Médico-Biológica Federal (FMBA), que disse que a médica estava a ser tratada por suspeitas de estar infetada, declarou que se tratou de “um acidente trágico”, não dando mais pormenores.

ZAP //

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. é este putin na russia e aquele montedemerdda q disse q na china nao morreu mais ninguem pelo coina birus.

    opá nisto só acreditam burros atrasados mentais e politicos

  2. A malta do PCP e BE deviam ir para lá aquilo é um regime tão democrático e onde toda a gente tem todas as garantias, nunca os ouvimos criticar a Russia, já em Portugal qualquer bandido que resista à policia e leve uma chapada já é um crime racista. Cambada idiotas não dão valor ao que é viver num regime verdadeiramente democrático.

      • O PCP recebeu durante decadas dinheiro da Russia, por isso sempre defenderam aquela maravilhosa democracia e criticaram a nossa. O PCP e BE defendem regimes como Cuba, Russia, Venezuela, Coreia do Norte. Talvez se venha a saber que tal como o Podemos em Espanha supostamente recebeu dinheiro da Venezuela, algo semelhante aqui se tenha passado pois defendem coisas indefensáveis. Talvez a ignorância seja sua por não saber o que defendem esses partidos e que posições tomam.

      • Onde é que o Cunhal se “formou”?! Onde é que foram “doutrinadas” as principais figuras do PCP?! Tu és mesmo assim tão palerma?!

  3. Isto ainda vai dar para vários estudos científicos.
    Suspeito tratar-se de um aumento local da aceleração da gravidade.

  4. Mas é de admirar que isto aconteça nos paises de leste – união sovietica?
    Eles cá já fazem tudo o que querem (e qd recebem a nacionalidade Portuguesa, fica impossivel) e alem de se sentirem impunes, sabem que são intocáveis.
    “Yuri não saber que era proibido”

  5. Isto sim é o puro comunismo, é uma ditadura como outro país comunista, quem não tiver de acordo ora tem um prémio, salta de um prédio ou varanda.
    E os Comunistas a dizerem que no tempo de Salazar com a PIDE era criminodo!!!
    Claro que não é criminoso, porque a maioria não era presos politicos, mas sim ladrões, pedófilos e outros.
    Que esssa gente comunista vá para a:
    – Coreia do Norte
    – Russia
    – Sibéria
    – Venuzuela
    – Cuba
    – China
    – e muitos outros países comunistas
    – Pois é meus amigos, mas quando de férias ou viver procuram os Estados Unidos da América onde está a irmã de Alvaro Cunhal e outros.
    Procuram férias em todo lado menos países comunistas e porquê??????!!!!!!
    Pois quem tem cu tem medo.
    Mas é fácil falar e discutir fora desses países comunistas ou mesmo na Assembleia da Républica.
    VIVA PORTUGAL

    • Não vão porque eles sabem que lá podiam também cair de uma janela ou dar alguma queda estranha, partir a focinheira e ir desta para melhor. Num pais capitalista é que eles gostam de viver, sempre dizendo mal de todos e elogiando esses regimes dos quais ele fogem a 4 pés.

    • Comunismo na Rússia?!
      Hahahahaaaa…. onde andaste nas ultimas décadas?!
      Nem os outros países referidos, quanto mais na Rússia!…
      Entre o Salazar e o magnata Putin da Rússia, o Kim alienado da Coreia, o Xi capitalista da China, o louco Maduro (podre) da Venezuela, etc, não há grandes diferenças – tudo ditadores alucinados que nunca deviam ter nascido!!

  6. Estranho por aqui não estarem ainda uns certos defensores de tais regimes, que alguns até pretendem fingir que não são nem por uns nem por outros, só aguardo que venha para aí algum deles afirmar que a culpa é do Trump (pessoa que não simpatizo), que enviou algum emissário dar-lhes o empurrão para distrair inimigos internos.

  7. Uns inconscientes !
    Onde já se viu construir prédios com janelas acima do rés-do-chão ?
    É mesmo provocação !

RESPONDER

"Nada nos vai fazer recuar". Macron desperta a raiva do mundo muçulmano (e enfurece Erdogan)

Emmanuel Macron, presidente de França, assumiu posições muito claras na defesa da liberdade de exibir as caricaturas de Maomé, no âmbito da homenagem ao professor decapitado na semana passada, suscitando protestos em vários países muçulmanos. "Nada …

Merkel avisa Alemanha que os próximos meses vão ser “muito difíceis”

A chanceler alemã, Angela Merkel, avisou a Alemanha de que os próximos meses vão ser "muito difíceis", já que o número de infeções por covid-19 continua a crescer diariamente, tendo-se registado 8.685 nas últimas …

Portugal acusado de bloquear lei europeia contra evasão fiscal pelas multinacionais

Os governos português e sueco estão a ser acusados de bloquear, no Conselho da União Europeia (UE), a deliberação de uma lei contra a evasão fiscal por parte de grandes empresas multinacionais digitais. Segundo anunciou esta …

Consumo de antibióticos desce 22% durante a pandemia. Menos 1,1 milhões de embalagens vendidas

O consumo de antibióticos registou uma descida na ordem dos 22% nos primeiros oito meses deste ano. Venderam-se menos 1,1 milhões de embalagens, quando comparado com igual período do ano passado. Entre janeiro e agosto deste …

Portugal regista mais 2.447 casos e 27 mortes por covid-19

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 2.447 casos positivos e 27 mortes por covid-19. A informação foi divulgada, esta segunda-feira, no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico divulgado hoje revela que …

Testes rápidos devem ser aplicados em surtos em escolas ou lares

A Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2, hoje publicada, determina que em situações de surto em escolas, lares ou outras instituições devem ser utilizados preferencialmente testes rápidos no sentido de aplicar "rapidamente as medidas adequadas …

Em Berlim, Marta Temido defende reforma e reforço de poder da OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) deve ser alvo de uma reforma substancial que leve ao reforço do seu poder internacional na sequência da pandemia de Covid-19, defendeu esta segunda-feira a ministra da Saúde, Marta …

PJ faz buscas à Fiscalização e Contratação da Câmara de Barcelos

A investigação, relacionada com contractos efetuados no pelouro da vereadora Anabela Real, estão a ser investigados pela Polícia Judiciária. A Polícia Judiciária (PJ) fez hoje buscas na Câmara de Barcelos, tendo como alvo principal os serviços …

Governo ordena "encerramento compulsivo" do Instituto Superior de Gestão e Administração de Leiria

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, determinou o "encerramento compulsivo" do Instituto Superior de Gestão e Administração de Leiria, instituição privada detida pelo grupo Lusófona, que deverá fechar portas até ao fim …

Em recuperação, Navalny fala sobre envenenamento. “Foi um projeto pessoal de Putin que falhou"

Em entrevista ao canal de televisão inependente Dozhd TV, Alexei Navalny, que se encontra em recuperação da tentativa de assassinato com o agente químico Novichok, garante que ninguém o vai parar e lança farpas a …