/

Trem de aterragem de avião partiu-se na pista do aeroporto

Warren Mann / Facebook

-

Uma centena de pessoas encontrava-se esta segunda-feira a bordo de um aparelho da Comair, a operadora sul-africana da British Airways, quando, poucos instantes após tocar a pista do aeroporto de Joanesburgo, o trem de aterragem colapsou.

O aparelho, um Boeing 737-400 proveniente de Port Elizabeth, transportava 94 passageiros e seis tripulantes a bordo.

A aeronave tinha já percorrido alguns metros na pista de aterragem do aeroporto de Joanesburgo, quando a tripulação detectou uma vibração pouco habitual na estrutura do aparelho.

Poucos instantes depois, o trem de aterragem do lado esquerdo colapsou.

“O avião estava na pista há pouco tempo, tendo realizado uma aterragem clássica, quando a tripulação notou uma vibração anormal, seguida do colapso do trem do lado esquerdo”, informou Erik Venter, responsável da Comair.

Segundo o mesmo responsável todos os passageiros e tripulantes saíram ilesos do incidente.

Warren Mann / Facebook

-

Imagens que circulam nas redes sociais mostram o avião inclinado para o lado, com a asa esquerda a tocar o chão.

Um dos passageiros, Jason Saunders, elogiou a tripulação do avião. “A comandante esteve super bem, graças a ela evitou-se uma tragédia maior”.

“Mas a aterragem foi de pôr os cabelos em pé”, disse Saunders ao Mirror.

Outro passageiro, Michael Smith, conta que os passageiros ouviram uma vibração, “o trem cedeu e o avião deslizou durante uns 15 ou 20 segundos”.

Warren Mann, por seu lado, contou ao Traveller 24 que o acidente “aconteceu inesperadamente”.

“A comandante avisou-nos, pelo intercomunicador, que o trem de aterragem tinha partido”, relata Mann, “e começámos a ver faíscas à medida que o motor do lado esquerdo deslizava pela pista”.

“A asa parecia que se tinha partido completamente”, acrescentou.

Os voos para o aeroporto de Oliver Tambo, o maior da África do Sul, estão a registar atrasos de até uma hora, tendo a pista de aterragem sido encerrada após o acidente, revelou a Companhia de Aeroportos da África do Sul.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.