Zelenskyy quer prolongar trégua pascal, mas Rússia já atacou. Trump espera acordo esta semana

dmytro.larin / Depositphotos

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy

Acusada de 3.000 ocasiões de violação do cessar-fogo de Páscoa, Rússia retomou oficialmente os ataques aéreos esta segunda-feira. Trump espera acordo “durante a semana”.

A Rússia retomou esta segunda-feira os ataques aéreos de longo alcance contra a Ucrânia, após uma breve pausa no domingo devido à trégua declarada pelo Kremlin para a Páscoa, de acordo com fonte militar da Ucrânia.

Na plataforma de mensagens Telegram, a força Aérea ucraniana deu conta do envio de drones kamikaze russos Shahed para várias regiões do centro, sul e leste da Ucrânia. A agência de notícias pública Ukrinform noticiou explosões nas regiões de Mykolayiv e Kherson (sul) e Cherkasy (centro).

De acordo com as autoridades da província de Kherson, três pessoas morreram nesta região nas últimas horas, em consequência de ataques russos. A fonte não especificou se as mortes ocorreram antes ou depois do término da trégua.

Zelenskyy quis prolongar trégua

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, denunciou a violação do cessar-fogo de 30 horas pela Rússia — declarada desde a tarde de sábado à meia-noite de domingo para segunda – em quase 3.000 ocasiões, com ataques de artilharia, de ‘drones’ e dezenas de ataques de infantaria terrestre.

Zelensky também reconheceu e comemorou o fim dos ataques aéreos de longo alcance no domingo, propondo ao Presidente russo, Vladimir Putin, estender por um período de 30 dias a trégua no lançamento de drones e mísseis contra infraestruturas civis nas retaguardas ucraniana e russa.

O chefe de Estado ucraniano já tinha levantado a possibilidade de prolongar a trégua total — que Kiev alega não ter sido respeitada pela Rússia — para um mês. O Kremlin recusou-se a prolongar a trégua e retomou os ataques aéreos.

“A Ucrânia propõe a cessação de todos os ataques de drones e mísseis de longo alcance contra infraestruturas civis por um período de pelo menos 30 dias, com possibilidade de prorrogação”, afirmou Zelenskyy nas redes sociais.

De acordo com Zelenskyy, as violações do cessar-fogo ocorreram principalmente na frente de Pokrovsk, localizada na região de Donetsk e uma das prioridades nos esforços da Rússia para continuar a ganhar terreno no leste da Ucrânia.

O dirigente explicou ainda que as forças russas não estabeleceram a trégua na região de Kursk, onde tropas ucranianas permanecem presentes, e a situação não mudou durante o cessar-fogo da Páscoa.

O Presidente ucraniano disse imediatamente após Putin declarar a trégua que agiria “de forma simétrica” às forças russas, depondo as armas onde o inimigo parasse de lutar e respondendo com fogo onde não parasse.

Trump quer acordo esta semana

Essas novas tentativas fracassadas de trégua — que pela primeira vez partiram das partes em conflito e não do Presidente dos EUA, Donald Trump — ocorrem depois de a Casa Branca alertar que está preparada para abandonar os esforços de mediação se os dois lados não tomarem medidas em direção à paz nos próximos dias.

Trump disse este domingo, no entanto, esperar um acordo “durante a semana” .

“Esperemos que a Rússia e a Ucrânia cheguem a um acordo esta semana”, escreveu Donald Trump: “ambos poderão então fazer bons negócios com os Estados Unidos da América em expansão e fazer uma fortuna!”, acrescentou.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.