/

Após trégua com a China, Trump diz que EUA “estão a ganhar” a guerra comercial

1

Jason Szenes / EPA

Um dia depois de ter anunciado uma trégua temporária com a China e a suspensão do reforço das tarifas sobre as importações chinesas, Donald Trump disse que os EUA “estão a ganhar” a guerra comercial.

As palavras de Trump foram proferidas numa conferência de imprensa na Coreia do Sul, que o líder da Casa Branca aproveitou também para reiterar o seu ataque à Reserva Federal dos EUA, dizendo que o banco central “não tem ajudado de todo”.

“Apesar disso, estamos a ganhar, e estamos a ganhar à grande porque criámos uma economia incomparável”, afirmou, citado pela Bloomberg, um dia depois do encontro com o presidente chinês Xi Jinping, à margem da cimeira do G-20, em Osaka, no Japão, findo o qual anunciou um acordo com Pequim para retomar as negociações comerciais.

A Casa Branca ainda não revelou os detalhes do acordo de Trump com Xi, o que deixa dúvidas sobre os planos dos dois países e de que forma serão recuperadas as negociações entre as duas maiores economias do mundo, que foram rompidas há várias semanas, devido à falta de consenso.

Para já, sabe-se apenas que Trump adiará por tempo indeterminado a introdução de tarifas sobre mais 300 mil milhões de dólares de importações chinesas, e que permitirá que as empresas americanas continuem a fazer alguns negócios com a Huawei. Em maio, a administração Trump tinha proibido as empresas norte-americanas de venderem software e componentes à chinesa Huawei e utilizarem os seus equipamentos.

Além de um acordo para a retoma das negociações, Trump anunciou ainda que Xi Jinping concordou que a China compraria grandes quantidades de produtos agrícolas dos EUA.

“Estamos onde estamos”, afirmou na conferência de imprensa com Moon quando questionado sobre a China. “Estamos a cobrar 25% sobre 250 mil milhões de dólares, e a China está a pagar por isso, porque como percebeu, a nossa inflação não subiu”. Apesar do entendimento com o presidente chinês, Trump repetiu que o país “está a desvalorizar a sua moeda para pagar as tarifas”.

O líder da Casa Branca não deu mais detalhes sobre a reunião com o seu homólogo chinês, nem na reunião com o presidente sul-coreano Moon Jae-in, este domingo, nem na reunião surpresa com o líder norte-coreano Kim Jong Un na Zona Desmilitarizada que divide a Península Coreana.

ZAP //

1 Comment

  1. A casa branca ainda não revelou o detalhes do acordo, e já este gajo, como era expectável, sai com as farronfas do costume dizendo que está “ganhando á grande”, querendo convencer-nos que os chineses lhe tenham arreado as calças.
    O que não passou despercebido, foi o ar de enfado com que Xi Jinping o cumprimentou na cimeira do G-20.
    Usando as próprias palavras do alarve,”We will see what happens”.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.