Após trégua com a China, Trump diz que EUA “estão a ganhar” a guerra comercial

Jason Szenes / EPA

Um dia depois de ter anunciado uma trégua temporária com a China e a suspensão do reforço das tarifas sobre as importações chinesas, Donald Trump disse que os EUA “estão a ganhar” a guerra comercial.

As palavras de Trump foram proferidas numa conferência de imprensa na Coreia do Sul, que o líder da Casa Branca aproveitou também para reiterar o seu ataque à Reserva Federal dos EUA, dizendo que o banco central “não tem ajudado de todo”.

“Apesar disso, estamos a ganhar, e estamos a ganhar à grande porque criámos uma economia incomparável”, afirmou, citado pela Bloomberg, um dia depois do encontro com o presidente chinês Xi Jinping, à margem da cimeira do G-20, em Osaka, no Japão, findo o qual anunciou um acordo com Pequim para retomar as negociações comerciais.

A Casa Branca ainda não revelou os detalhes do acordo de Trump com Xi, o que deixa dúvidas sobre os planos dos dois países e de que forma serão recuperadas as negociações entre as duas maiores economias do mundo, que foram rompidas há várias semanas, devido à falta de consenso.

Para já, sabe-se apenas que Trump adiará por tempo indeterminado a introdução de tarifas sobre mais 300 mil milhões de dólares de importações chinesas, e que permitirá que as empresas americanas continuem a fazer alguns negócios com a Huawei. Em maio, a administração Trump tinha proibido as empresas norte-americanas de venderem software e componentes à chinesa Huawei e utilizarem os seus equipamentos.

Além de um acordo para a retoma das negociações, Trump anunciou ainda que Xi Jinping concordou que a China compraria grandes quantidades de produtos agrícolas dos EUA.

“Estamos onde estamos”, afirmou na conferência de imprensa com Moon quando questionado sobre a China. “Estamos a cobrar 25% sobre 250 mil milhões de dólares, e a China está a pagar por isso, porque como percebeu, a nossa inflação não subiu”. Apesar do entendimento com o presidente chinês, Trump repetiu que o país “está a desvalorizar a sua moeda para pagar as tarifas”.

O líder da Casa Branca não deu mais detalhes sobre a reunião com o seu homólogo chinês, nem na reunião com o presidente sul-coreano Moon Jae-in, este domingo, nem na reunião surpresa com o líder norte-coreano Kim Jong Un na Zona Desmilitarizada que divide a Península Coreana.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A casa branca ainda não revelou o detalhes do acordo, e já este gajo, como era expectável, sai com as farronfas do costume dizendo que está “ganhando á grande”, querendo convencer-nos que os chineses lhe tenham arreado as calças.
    O que não passou despercebido, foi o ar de enfado com que Xi Jinping o cumprimentou na cimeira do G-20.
    Usando as próprias palavras do alarve,”We will see what happens”.

RESPONDER

Cientistas conseguiram manter tecido cerebral de cobaias vivo durante semanas

Cientistas japoneses conseguiram manter partes de tecido cerebral de cobaias vivas e viáveis durante 25 dias, isoladas numa cultura, graças a um novo método. De acordo com o Science Alert, a chave para o sucesso foi …

Arqueólogos descobrem 25 sítios que comprovam presença militar romana no Norte e na Galiza

Investigadores portugueses e galegos descobriram 25 novos sítios no Norte de Portugal e na Galiza que “comprovam arqueologicamente” a presença militar romana nos dois territórios, correspondendo a maioria dos locais a “acampamentos militares”, revelou hoje …

EUA poderão manter alguns efetivos na Síria para proteger poços de petróleo

Os EUA planeiam deixar alguns efetivos no nordeste da Síria para proteger instalações petrolíferas e garantir o combate contra um possível ressurgimento do grupo extremista Estado Islâmico (EI), disse hoje o secretário de Defesa dos …

Polícias realizam manifestação conjunta em Lisboa a 21 de novembro

Elementos da PSP e da GNR realizam a 21 de novembro, em Lisboa, uma manifestação conjunta para exigirem ao novo Governo "a resolução rápida" dos problemas que ficaram por resolver na anterior legislatura. Com o lema …

Sérvia punida por racismo no jogo com Portugal

A UEFA condenou nesta segunda-feira a Sérvia a disputar o próximo jogo da fase de qualificação para o Euro 2020 à porta fechada, por manifestações racistas na partida com Portugal, disputada em Belgrado, que terminou …

Juve Leo lança críticas à direção: Um clube sem rumo e que precisa de bodes expiatórios

Depois de o Sporting rescindir os protocolos com a Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI devido à "escalada de violência" recente, a Juve Leo reagiu em comunicado com duras críticas à direção de …

Um terço dos fogos deste ano tiveram como causa queima e queimadas

Um terço dos incêndios florestais registados este ano e investigados tiveram como causa queimadas e queimas, revela o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O relatório provisório de incêndios rurais, …

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …