Após trégua com a China, Trump diz que EUA “estão a ganhar” a guerra comercial

Jason Szenes / EPA

Um dia depois de ter anunciado uma trégua temporária com a China e a suspensão do reforço das tarifas sobre as importações chinesas, Donald Trump disse que os EUA “estão a ganhar” a guerra comercial.

As palavras de Trump foram proferidas numa conferência de imprensa na Coreia do Sul, que o líder da Casa Branca aproveitou também para reiterar o seu ataque à Reserva Federal dos EUA, dizendo que o banco central “não tem ajudado de todo”.

“Apesar disso, estamos a ganhar, e estamos a ganhar à grande porque criámos uma economia incomparável”, afirmou, citado pela Bloomberg, um dia depois do encontro com o presidente chinês Xi Jinping, à margem da cimeira do G-20, em Osaka, no Japão, findo o qual anunciou um acordo com Pequim para retomar as negociações comerciais.

A Casa Branca ainda não revelou os detalhes do acordo de Trump com Xi, o que deixa dúvidas sobre os planos dos dois países e de que forma serão recuperadas as negociações entre as duas maiores economias do mundo, que foram rompidas há várias semanas, devido à falta de consenso.

Para já, sabe-se apenas que Trump adiará por tempo indeterminado a introdução de tarifas sobre mais 300 mil milhões de dólares de importações chinesas, e que permitirá que as empresas americanas continuem a fazer alguns negócios com a Huawei. Em maio, a administração Trump tinha proibido as empresas norte-americanas de venderem software e componentes à chinesa Huawei e utilizarem os seus equipamentos.

Além de um acordo para a retoma das negociações, Trump anunciou ainda que Xi Jinping concordou que a China compraria grandes quantidades de produtos agrícolas dos EUA.

“Estamos onde estamos”, afirmou na conferência de imprensa com Moon quando questionado sobre a China. “Estamos a cobrar 25% sobre 250 mil milhões de dólares, e a China está a pagar por isso, porque como percebeu, a nossa inflação não subiu”. Apesar do entendimento com o presidente chinês, Trump repetiu que o país “está a desvalorizar a sua moeda para pagar as tarifas”.

O líder da Casa Branca não deu mais detalhes sobre a reunião com o seu homólogo chinês, nem na reunião com o presidente sul-coreano Moon Jae-in, este domingo, nem na reunião surpresa com o líder norte-coreano Kim Jong Un na Zona Desmilitarizada que divide a Península Coreana.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A casa branca ainda não revelou o detalhes do acordo, e já este gajo, como era expectável, sai com as farronfas do costume dizendo que está “ganhando á grande”, querendo convencer-nos que os chineses lhe tenham arreado as calças.
    O que não passou despercebido, foi o ar de enfado com que Xi Jinping o cumprimentou na cimeira do G-20.
    Usando as próprias palavras do alarve,”We will see what happens”.

RESPONDER

Afinal, a economia portuguesa cresceu 2,2% em 2019 (mas está em desaceleração)

O Instituto Nacional de Estatística (INE) reviu em alta, de 0,2 pontos percentuais, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) português em 2019, situando-o em 2,2%, três décimas acima das previsões do Governo. Ainda assim, …

Deputado do PSD propõe referendo. "Concorda com a despenalização da prática da eutanásia?"

O deputado do PSD Pedro Rodrigues enviou na quarta-feira aos companheiros de bancada um projeto de resolução que propõe ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a convocação de um referendo sobre a eutanásia. De …

Alguém apostou no Placard num café fechado. Santa Casa perdeu dois milhões de euros

Durante quatro dias, a Santa Casa da Misericórdia registou o valor de dois milhões de euros em apostas, a partir de um café encerrado em Odivelas. Entre 9 e 12 de fevereiro, alguém apostou dois milhões …

Bairro da Jamaica. Novas suspeitas reabrem queixa contra agentes

Os moradores envolvidos nos confrontos de janeiro de 2019, no Bairro da Jamaica, pedem a reabertura do processo contra os agente da PSP. A defesa quer ver anulada a decisão do Ministério Público que acusou …

"Cuidados de morte." Governo acusado de cortar em cuidados paliativos para poupar dinheiro

A Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) acusa o Governo de estar a cortar nos cuidados paliativos para poupar dinheiro. A TSF avança esta sexta-feira que a Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) não tem dúvidas …

Novo Banco contrata detetives para seguir ex-líder da Ongoing

O Novo Banco contratou equipas especializadas compostas por investigadores privados para fazer o levantamento de todos os bens que possam ser associados a Nuno Vasconcellos, ex-líder da Ongoing. Segundo avança o Correio da Manhã esta sexta-feira, …

Eurobic nega que Teixeira dos Santos esteja a ser investigado pelo Banco de Portugal

Na quinta-feira, o jornal Público deu conta de uma investigação do Banco de Portugal (BdP) ao papel de Teixeira dos Santos no Eurobic no âmbito do caso Luanda Leaks. Agora, o banco vem a público …

Com Ferro Rodrigues "não acontecerá." Castração química não será debatida no Parlamento

Admitindo que as responsabilidades pela decisão de não admissibilidade do projeto de lei do Chega eram suas, Ferro Rodrigues deixou claro que, consigo na presidência da Assembleia da República, projetos de lei (provavelmente) inconstitucionais como …

Eleições para o Tribunal Constitucional suspensas. Boletins de voto estavam ilegais

A votação dos nomes para ocuparem as duas vagas no Tribunal Constitucional foi suspensa porque os boletins de votos que foram entregues aos deputados não estavam conforme manda a lei. De acordo com o jornal ECO, …

Chega já é a 5.ª força política em Portugal. CDS ultrapassado pelo PAN e Iniciativa Liberal

O PS mantém a distância para o PSD em fevereiro, segundo o Barómetro Político da Aximage para o Jornal Económico, que dá ainda conta que o CDS está em queda, posicionando-se apenas à frente do …