Candidato à Presidência do Peru quer tratar covid-19 com aguardente

Paolo Aguilar / EPA

Yonhy Lescano, candidato à Presidência do Peru

O candidato do centro-esquerda à Presidência do Peru Yonhy Lescano, pertencente ao partido Ação Popular, insistiu em tratar os sintomas da covid-19 com sal e aguardente de cana-de-açúcar, uma “receita” que carece de qualquer evidência científica.

O candidato, que continua a liderar as intenções de voto, entre 10% e 11%, de acordo com as últimas sondagens feitas no país, reafirmou a crença no tratamento dos sintomas da doença provocada pelo SARS-CoV-2 com aguardente de cana-de-açúcar e recorrendo “receitas naturais”.

“Acredito na medicina popular, na medicina natural. Há pessoas que se curam com folha de coca, com sal e com uma série de ervas e plantas que existem na Amazónia”, explicitou Yonhy Lescano durante uma entrevista ao programa “Panorama”, emitido pela Panamericana Televisión.

O antigo congressista defendeu também que a utilização de aguardente de cana-de-açúcar é corroborada com evidências científicas porque, argumentou, funciona como um elixir bucal à base de álcool para eliminar vírus e bactérias da boca.

“É o mesmo princípio”, enfatizou Yonhy Lescano, um de seis candidatos à Presidência do Peru com possibilidade de ir a uma segunda volta. As presidenciais estão agendadas para 11 de abril.

Contudo, não há quaisquer evidências científicas de que a utilização de aguardente seja eficaz no combate aos sintomas da covid-19.

Recorde-se que em abril de 2020, o então Presidente dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump, foi amplamente criticado pela comunidade científica depois de sugerir injeções de desinfetante para tratar os sintomas da covid-19, durante um briefing sobre a situação epidemiológica no país.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Dupla de cientistas apresenta uma nova abordagem para reciclar plástico

Um novo estudo oferece uma abordagem totalmente nova para reciclar plástico, tendo sido inspirada na forma como a natureza naturalmente "recicla" os componentes dos polímeros orgânicos presentes no ambiente. As proteínas são um dos principais compostos …

Edição de 2021 da Web Summit recebe 40 mil participantes. Moedas como presidente não será problema

Evento, que se realiza entre 1 e 4 de Novembro, volta a decorrer em formato presencial depois de em 2020 a pandemia ter transferido as atividades para o ambiente digital. O presidente executivo da Web Summit, …

Alunos carenciados com desempenho inferior aos dos mais favorecidos

Mesmo tendo acesso a meios digitais, o desempenho dos alunos carenciados foi sempre “inferior” aos dos seus colegas oriundos de meios mais favorecidos.  Segundo noticia o Público, esta é uma das principais conclusões a que chegou …

José Rendeiro condenado a três anos e seis meses de prisão efetiva

Embaixador jubilado Júlio Mascarenhas acusa o BPP de o ter convencido a investir num produto com juros e capital garantido num momento em que o banco já atravessava sérias dificuldades. O antigo presidente do Banco Privado …

Cantor R. Kelly declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual

O cantor norte-americano R. Kelly foi esta segunda-feira declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual, após um julgamento em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA), que decorreu durante seis semanas, no qual …

"A FIFA engloba 211 países e 133 nunca estiveram num Mundial"

Arsène Wenger apresenta argumentos para defender a realização de um campeonato do mundo de dois em dois anos. O novo calendário FIFA continua a originar reacções e entrevistas. Arsène Wenger falou sobre as propostas - a …

Responsáveis do Lar do Comércio acusados por 67 crimes de maus tratos

O Ministério Público (MP) imputou 67 crimes de maus tratos, 17 deles agravados por resultarem em morte, a um ex-presidente e a uma diretora de serviços do Lar do Comércio, em Matosinhos. Num processo em que …

Sporting: espanhóis analisam o "maior" Haaland

Avançado do Borussia Dortmund apresenta recordes que, nem Messi, nem Cristiano, tinham. O Sporting entra em campo para a segunda jornada da Liga dos Campeões, diante de um Borussia Dortmund que tem no seu plantel uma …

Escola proíbe alunos de levarem almoço de casa. Ministério da Educação fala em “recomendação”

Interpretações distintas das normas emitidas pelo Ministério da Educação e a inexistência de equipamentos para aquecer as refeições em linha com as recomendações de segurança motivadas pela covid-19 podem estar na origem da decisão. Os alunos …

Autárquicas foram prova de vida para o CDS. Rodrigues dos Santos respira, Melo põe-se à espreita

Nuno Melo já se tinha colocado em posição de ataque na corrida interna, mas terá de esperar. O CDS "está vivo" e as autárquicas foram prova disso. O CDS decidiu apoiar Carlos Moedas e não se …