Tratamento trava trombose causada pela vacina da AstraZeneca

Um grupo de médicos austríacos publicou um estudo em que mostra como trataram paciente que estava com sintomas do tipo raro de trombose com hemorragia associado à imunização com vacinas de vetor viral.

A equipa médica austríaca explica como evitou o desenvolvimento de um caso do tipo incomum de tromboses com hemorragias que têm sido associadas, em casos raros, à toma da vacina da AstraZeneca, numa mulher de 62 anos.

Ao Público, Paul Knöbl, da Universidade Médica de Viena, que coordenou o estudo, explicou que foram administradas “altas doses de imunoglobulinas por via intravenosa e outros anticoagulantes, que não a heparina, cautelosamente doseados, juntamente com a realização de análises clínicas, pode ser o tratamento que salva vidas nesta situação muito rara”.



O estudo de caso sobre a síndrome rara que tem sido observada em pessoas imunizadas com vacinas contra a covid-19 que usam a tecnologia de vetor viral para inserir no organismo a proteína da espícula do coronavírus, e desencadear uma reação imunitária – como a da AstraZeneca e também a da Johnson & Johnson é relatado no estudo publicado na revista Journal of Thrombosis and Haemostasis.

A síndrome envolve tromboses em sítios pouco comuns no corpo e é associada a uma diminuição no número de plaquetas (trombocitopenia).

De acordo com um comunicado de imprensa da Universidade Médica de Viena, provavelmente a vacina estimula a produção de anticorpos que ativam as plaquetas para formar coágulos e as podem marcar também para destruição.

É uma reação imunitária, semelhante à que pode acontecer em algumas pessoas tratadas com o medicamento heparina: pode-se formar uma nova molécula, que passa a juntar a heparina a uma proteína específica (fator de plaquetas 4) libertada pelas plaquetas, e que as marca para destruição pelo sistema imunitário. É por isso que não é recomendado o uso do anticoagulante heparina para tratar a VITT.

No entanto, a mortalidade desta síndrome é elevada, sendo que 40% a 50% e exige tratamento rápido e adequado. Contudo, frisam os investigadores austríacos, até agora as indicações terapêuticas eram essencialmente “empíricas e baseadas em dados in-vitro”, ou seja, provêm de experiências em laboratório.

“Estamos a observar atualmente sete pacientes com trombocitopenia trombótica induzida por vacina. O tratamento foi eficaz em todos, e os valores das análises normalizaram-se”, garante Knöbl.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Ministro britânico em contacto com infetado durante viagem a Portugal, mas não fica em isolamento

O ministro de Estado britânico, Michael Gove, esteve em contacto com uma pessoa infetada durante a viagem a Portugal para assistir à final da Liga dos Campeões, mas vai evitar o isolamento obrigatório, noticiou hoje …

Cientistas descobrem floresta de corais negros no mar dos Açores

Os cientistas que embarcaram numa campanha de investigação científica que decorreu durante 14 dias no mar dos Açores descobriram uma floresta de corais negros no fundo do oceano, idêntica à floresta de sequoias existente nos …

Sanções podem aquecer Conselho Nacional do PSD

Os processos disciplinares a Rui Rio e a Adão Silva prometem aquecer o Conselho Nacional desta sexta-feira na Guarda, que acontece dois dias depois de um recurso para o Tribunal Constitucional sobre decisões do Conselho …

Xi Jinping vai reforçar propaganda para criar a imagem de um país "confiável, adorável e respeitável"

A China vai reforçar a propaganda internacional. O objetivo é reforçar a sua imagem global e estabelecer-se como um país "confiável, adorável e respeitável". Na segunda-feira, o Presidente chinês pediu um reforço da propaganda internacional para …

Portugal com mais 430 novos casos e sem registo de mortes. Incidência e R(t) sobem

Esta sexta-feira, num dia em que Portugal volta a não registar qualquer óbito, a Direção-Geral da Saúde (DGS) dá conta de que há 430 novos casos confirmados. De acordo com o último boletim da Direção-Geral da …

Chega parte-se nos Açores: líder regional é "o único deputado mandatado" para representar partido

A direção regional dos Açores do Chega deliberou que a atividade parlamentar do partido "fica coordenada inequivocamente" por Carlos Furtado, líder do partido e da bancada parlamentar, "o único deputado que está mandatado para representar …

Reestruturação do SEF. Cabrita "está sozinho e vai sair derrotado"

O Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do SEF saiu insatisfeito da reunião desta sexta-feira com o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e prepara-se para avançar com formas de luta contra a restruturação …

Bielorrússia. Televisão estatal transmite "confissão" de jornalista opositor do regime

A televisão estatal bielorrussa transmitiu na quinta-feira declarações do jornalista opositor do regime Roman Protasevich, em que este se confessa culpado das acusações e diz que quer corrigir os erros, uma confissão "sob ameaça" segundo …

Recurso que reduziu pena a Duarte Lima distribuído sem sorteio a Rui Rangel

A distribuição esteve a cargo do então vice-presidente da Relação e foi parar às mãos do então juiz Rui Rangel que além de reduzir pena de prisão do ex-deputado em quatro anos levantou um arresto …

Peritos denunciam falhas na comunicação do Governo

Os especialistas que aconselham o Executivo admitem que houve falhas na comunicação do Governo e preveem que a perceção pública de ameaça baixa no verão. Os peritos que aconselham o Governo relativamente à comunicação nesta pandemia …