Tratamento trava trombose causada pela vacina da AstraZeneca

Um grupo de médicos austríacos publicou um estudo em que mostra como trataram paciente que estava com sintomas do tipo raro de trombose com hemorragia associado à imunização com vacinas de vetor viral.

A equipa médica austríaca explica como evitou o desenvolvimento de um caso do tipo incomum de tromboses com hemorragias que têm sido associadas, em casos raros, à toma da vacina da AstraZeneca, numa mulher de 62 anos.

Ao Público, Paul Knöbl, da Universidade Médica de Viena, que coordenou o estudo, explicou que foram administradas “altas doses de imunoglobulinas por via intravenosa e outros anticoagulantes, que não a heparina, cautelosamente doseados, juntamente com a realização de análises clínicas, pode ser o tratamento que salva vidas nesta situação muito rara”.

O estudo de caso sobre a síndrome rara que tem sido observada em pessoas imunizadas com vacinas contra a covid-19 que usam a tecnologia de vetor viral para inserir no organismo a proteína da espícula do coronavírus, e desencadear uma reação imunitária – como a da AstraZeneca e também a da Johnson & Johnson é relatado no estudo publicado na revista Journal of Thrombosis and Haemostasis.

A síndrome envolve tromboses em sítios pouco comuns no corpo e é associada a uma diminuição no número de plaquetas (trombocitopenia).

De acordo com um comunicado de imprensa da Universidade Médica de Viena, provavelmente a vacina estimula a produção de anticorpos que ativam as plaquetas para formar coágulos e as podem marcar também para destruição.

É uma reação imunitária, semelhante à que pode acontecer em algumas pessoas tratadas com o medicamento heparina: pode-se formar uma nova molécula, que passa a juntar a heparina a uma proteína específica (fator de plaquetas 4) libertada pelas plaquetas, e que as marca para destruição pelo sistema imunitário. É por isso que não é recomendado o uso do anticoagulante heparina para tratar a VITT.

No entanto, a mortalidade desta síndrome é elevada, sendo que 40% a 50% e exige tratamento rápido e adequado. Contudo, frisam os investigadores austríacos, até agora as indicações terapêuticas eram essencialmente “empíricas e baseadas em dados in-vitro”, ou seja, provêm de experiências em laboratório.

“Estamos a observar atualmente sete pacientes com trombocitopenia trombótica induzida por vacina. O tratamento foi eficaz em todos, e os valores das análises normalizaram-se”, garante Knöbl.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Ticha Penicheiro é uma das 25 melhores basquetebolistas de sempre da WNBA

A portuguesa Ticha Penicheiro, que terminou a carreira em 2012, foi designada uma das 25 melhores basquetebolistas de sempre da Liga norte-americana feminina (WNBA), a comemorar um quarto de século. “Claro que tinha esperanças e sabia …

Rebelião nos Conservadores. Aumento de impostos proposto por Johnson alimenta críticas internas

Boris Johnson prepara-se para quebrar uma promessa eleitoral e enfrentar oposição dentro dos Conservadores por querer aumentar os impostos para colmatar as lacunas no financiamento da saúde e da segurança social. O primeiro-ministro britânico está a …

Viga do World Trade Center em Alverca.

11 de Setembro. Há uma viga das Torres Gémeas em Alverca (e pode acabar "numa rotunda ou num jardim")

Uma viga das Torres Gémeas que foram destruídas nos atentados do 11 de Setembro de 2001, em Nova Iorque, está numa quinta particular em Alverca à espera de poder ser exposta num lugar público. A viga, …

Deputado do PS e "pai" da Carta digital dos Direitos Humanos lançou boato sobre uma certa "casa" de Bruxelas

O deputado do PS José Magalhães, um dos mais antigos do Parlamento, volta a estar envolvido numa polémica. Desta vez, lançou no Twitter um boato sobre uma certa "casa" de Bruxelas numa publicação sobre Paulo …

Novo Banco aponta 41 conclusões falsas, incorretas e falaciosas da comissão de inquérito

O Novo Banco apontou "incorreções e erros grosseiros" ao relatório final da comissão de inquérito sobre aquela instituição e identificou 16 conclusões falsas, 13 incorretas e 12 falaciosas, lamentando as considerações referentes às divergências com …

Empresas já sentem "pressão brutal" após aumento dos preços da luz

O aumento recorde dos preços da eletricidade fez aumentar a pressão sobre as empresas. Há quem tema um "cocktail que pode desencadear uma pequena crise económica". O mês de agosto fechou com os preços mais caros …

Portugal bate Bielorrússia, mas Rui Jorge fica com "água na boca"

A seleção portuguesa de futebol de sub-21 estreou-se hoje com uma vitória no Grupo D de apuramento para o Europeu da categoria de 2023, ao vencer a Bielorrússia por 1-0, na Amadora. Uma grande penalidade concretizada …

Cuf e Luz Saúde só fazem partos pela ADSE até final do ano

Os grupos privados Cuf e Luz Saúde só vão assegurar a realização de partos ao abrigo da convenção com a ADSE até 31 de dezembro deste ano. De janeiro de 2022 em diante, os preços dos …

Jogadores emprestados pelo Sporting podem valer 74 milhões

Se os jogadores emprestados pelo Sporting nesta temporada convencerem os seus respetivos clubes, o emblema de Alvalade pode conseguir um encaixe de 74 milhões de euros no final desta época. Este é o valor total das …

Tensão no Brasil. Apoiantes de Bolsonaro derrubam barreira policial ao Congresso em Brasília

A tensão está a aumentar no Brasil depois dos apoiantes de Bolsonaro terem derrubado as barreiras policiais no centro de Brasília, nas marchas marcadas para o Dia da Independência. O Presidente assinou também uma medida …