Transplante do primeiro rim artificial será realizado este ano

https://www.youtube.com/watch?v=892y0y8crL8

Os cientistas da Universidade da Califórnia em São Francisco (UCSF), nos EUA, vão realizar o primeiro transplante de um rim artificial num ser humano.

Chamado de “The Kidney Project“, o rim biónico foi criado por William Fissell de Vanderbilt e Shuvo Roy, da UCSF.

A invenção tem filtros feitos em carboneto de silício, células vivas e é bio-híbrido – não apresentando qualquer possibilidade de ser rejeitado.

Segundo os especialistas, o aparelho funciona com uma série de microchips e é movido pelo coração humano para filtrar os resíduos da corrente sanguínea.

“Este projeto cria uma solução permanente para o problema de escassez no transplante de órgãos. Estamos a aumentar as opções para as pessoas com doença renal crónica, que de outra forma seriam forçadas à diálise “, adiantou Fissell ao UCSF News Center.

O protótipo do rim artificial é do tamanho de uma chávena de café e consegue otimizar a pressão arterial e o equilíbrio entre sódio e potássio no corpo.

O primeiro transplante previsto para 2017 será apenas feito para testar o rim artificial, e os especialistas ainda não sabem quando este chegará ao mercado.

ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Transplante do primeiro rim artificial será realizado este ano, como eu faço para mim inscrever para testar esse rins.

  2. Por favor me manda as últimas informações sobre esse rim biônico, quanto custa ,se tem como se inscrever para testar,quando chega ao Brasil?

  3. favor me manda as últimas informações sobre esse rim biônico, quanto custa ,se tem como se inscrever para testar,quando chega ao Brasil?Meus Parabéns Dr William Fissell de Vanderbilt e Shuvo Roy,

  4. Oi meu nome e Antonio borba preciso de um rins artificial porque ja fiz um transplante de rin umano deu rejeição queria um artigicial porque tem pouca pospolidade de rejeição se for para fazer transplate de rin umano não tem coragem não e muito sofrido quando eu fiz transplante na Santa casa de Goiânia deu rejeição teve que tirar o implante foi sofrido demais deu infecção hospitalar fiquei 60 dias internado mim deu auta com 2 dias tive que voltar para hospital hgg foi la que mim curaram da infecção hospitalar mais fiquei mais 20 dias internado grasas adeus estou Vivo

RESPONDER

Bacalhau do Mar do Norte está em risco (e pode deixar de chegar às mesas portuguesas)

O bacalhau do Mar do Norte está a desaparecer e poderá mesmo deixar de chegar aos pratos dos portugueses. O alarme chegou com um relatório publicado em julho pelo Conselho Internacional para a Exploração do …

Estado poderá recorrer a contratos a termo mais longos do que o privado

O Estado vai poder recorrer a contratos a prazo mais longos do que o privado. O diploma, aprovado no mês passado no Parlamento, prevê para o setor privado a redução da duração máxima dos contratos …

Bruno Fernandes critica horário tardio dos jogos do campeonato

No final da partida com o SC Braga, Bruno Fernandes falou aos jornalistas e aproveitou para criticar o horário tardio de alguns jogos do campeonato. A partida começou às 21h. Este domingo, 12 jogos depois, o …

Protesto em Hong Kong juntou mais de 1,7 milhões de manifestantes

Mais de 1,7 milhões de pessoas manifestaram-se no domingo, em Hong Kong, informou o movimento pró-democracia que tem liderado os grandes protestos contra a lei da extradição, desde o início de junho. Em conferência de imprensa, …

Medvedev entra no top 5 mundial do ténis. Pedro Sousa sobe 23 lugares

Medvedev, de 23 anos, que nunca tinha vencido um torneio de categoria Masters 1000, subiu três posições e figura pela primeira vez entre os cinco primeiros da tabela. O russo Daniil Medvedev, vencedor do torneio Masters …

Só 2% das escolas em Portugal têm desfibrilhadores

Apenas 129 dos 5.909 estabelecimentos de ensino em Portugal têm desfibrilhadores automáticos externos (DAE), o que representa 2,1%. Os dados recolhidos pelo Jornal de Notícias são do INEM, que assegura ainda que nas comunidades escolares existem …

Cerca de oito mil pessoas retiradas da Grã Canária devido a incêndio

Cerca de oito mil pessoas foram retiradas das suas casas em várias cidades no norte da Grã Canária na sequência do incêndio florestal que lavra desde sábado naquela ilha espanhola. De acordo com a agência de …

Guerra aberta no PSD/Porto. Líder local desafiado a demitir-se

Hugo Neto escreveu mensagem dura contra Rui Rio e agora recebeu uma carta de militantes do Porto pedindo-lhe que se demita, acusado de falta de "caráter, lealdade, responsabilidade e espírito de serviço". "Expostos os motivos pessoais, …

SNMMP promete greve cirúrgica caso acordo com a Antram falhe

Caso as negociações entre o SNMMP e a Antram falhem, o sindicato poderá voltar a fazer greve. Rui Rio acusou o Governo de montar "um circo com fins eleitorais". Depois de no domingo o Sindicato Nacional …

Taxa das bebidas açucaradas subiu preços (mas não reduziu hábitos de consumo)

Apesar dos aumentos de preço impostos aos refrigerantes, devido à taxa introduzida pelo Governo em 2017, não foram registadas menos vendas. O objetivo da medida, que pretendia incentivar a redução do consumo de bebidas açucaradas, parece …