Trânsito reposto na ponte parcialmente destruída na Crimeia. Zelenskyy reage com humor a ataque

5

Presidência da Ucrânia / Wikimedia

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy.

Ponte representava uma importante infraestrutura logística para fins militares no âmbito da invasão à Ucrânia. Alternativas são corredores terrestres e marítimas.

Menos de 24 horas após o ataque que destruiu parcialmente a ponte que liga a Rússia à Crimeia, um dos símbolos da anexação do território por parte do regime russo e do próprio presidente Vladimir Putin, foi restabelecido o trânsito rodoviário na estrutura, mas apenas entre a Crimeia e a península russa de Taman, e em direções alternadas e com a exceção de veículos pesados.

De acordo com os esclarecimentos prestados pelo comité de investigação nomeado pelo Kremlin, o ataque teve origem na explosão de um camião, “o que causou a ignição de sete tanques de combustível num comboio que se dirigia à península da Crimeia”. O ataque causou ainda três mortos.

Para além da circulação rodoviária civil, outra das preocupações das autoridades russas tem que ver com o abastecimento das suas tropas, já que a ponte representava uma importante infraestrutura logística para fins militares no âmbito da invasão à Ucrânia. As alternativas passam por corredores terrestres e marítimos, para os combates que decorrem em Mikolaiv, Krivii Rih e Zaporijjia.

Depois dos conselheiros de Zelenskyy e dos principais representantes da russos na Crimeia se terem pronunciado sobre o ataque, foi a vez do presidente ucraniano reagir, aproveitando o seu habitual discurso da noite com o bom humor que o caracteriza.

“Hoje foi um dia bom e de muito sol no território do nosso Estado. Infelizmente, estava nublado na Crimeia, embora também estivesse quente. Mas não importa quais sejam as nuvens, os ucranianos sabem o que fazer. E eles sabem que o nosso futuro é ensolarado”. No entanto, contrariando o que outros políticos ucranianos fizeram, Zelenskyy não reivindicou a autoria do ataque.

A declaração culminou com uma mensagem de esperança, dizendo que o futuro do país é sem ocupantes “em todo o nosso território, em particular na Crimeia”, mas também um aviso. “Se os ocupantes fugirem enquanto têm hipótese, essa será a sua melhor opção. Se forem forçados a ficar, qualquer ocupante pode encontrar uma maneira de se render ao cativeiro ucraniano. Garantimos a preservação das vidas a todos os militares russos que voluntariamente deponham as suas armas e se rendam”.

ZAP //

5 Comments

  1. Por enquanto a guerra nuclear global não nos ameaça. Os discípulos perguntaram a Jesus: “Conte para nós quando é que isso vai acontecer. Que sinal haverá para mostrar quando é que todas essas coisas vão começar?” (Marcos 13:4, NTLH Nova Tradução na Linguagem de Hoje) Jesus disse: “Vocês ouvirão falar de guerras e ameaças de guerras, mas não entrem em pânico. Sim, é necessário que essas coisas ocorram, mas ainda não será o fim [τελος – neste contexto: cumprimento (do sinal)].” (Mateus 24:6, NVT) A guerra nuclear global (este será o cumprimento do sinal de Jesus) vai começar com um conflito étnico: “Porquanto se levantará nação contra nação” (como em 2008 na Geórgia). (Mateus 24:7)
    O profeta Daniel escreve: “No tempo designado [o rei do norte] voltará [as tropas russas voltarão para onde estavam anteriormente estacionadas. Isto também significa ação militar, grande crise, desintegração da União Europeia e da NATO. Muitos países do antigo bloco de Leste voltará à esfera de influência russa]. E entrará no sul [este será o início de uma guerra nuclear], mas não serão como antes ou como mais tarde [estas ações militares não conduzirão a uma guerra nuclear global. Esta guerra só começará após o retorno do rei do norte], porque os habitantes das costas de Quitim [o distante Ocidente, ou para ser mais preciso, os americanos] virão contra ele, e (ele) se quebrará [mentalmente], e voltará atrás”. (Daniel 11:29, 30a) Este será um abate mútuo. A “poderosa espada” também será usada. (Apocalipse 6:4) Jesus o caracterizou assim: “coisas atemorizantes [φοβητρα] tanto [τε] quanto [και] extraordinárias [σημεια] do [απ] céu [ουρανου], poderosos [μεγαλα] serão [εσται].” É precisamente por causa disso haverá tremores significativos ao longo de todo o comprimento e largura das regiões [estrategicamente importantes], e fomes e pestes.
    Muitos dos manuscritos contém as palavras “e geadas” [και χειμωνες].
    A Peshitta Aramaica: “וסתוא רורבא נהוון” – “e haverá grandes geadas”. Nós chamamos isso hoje de “inverno nuclear”. (Lucas 21:11)
    Em Marcos 13:8 também há palavras de Jesus: “e desordens” [και ταραχαι].
    A Peshitta Aramaica: “ושגושיא” – “e confusão” (sobre o estado da ordem pública).
    Este sinal extremamente detalhado se encaixa em apenas uma guerra.
    Mas todas essas coisas serão apenas como as primeiras dores de um parto. (Mateus 24:8)
    Este será um sinal de que o “dia do Senhor” (o período de julgamento) realmente começou. (Apocalipse 1:10; 2 Tessalonicenses 2:2)

  2. Ewiak Ryszard, tem noção que este fórum não é uma igreja e que cada vez menos pessoas ainda acreditam em seres invisíveis?
    Se esse seu deus existisse , ele não permitiria que tantos inocentes fossem vítimas de tão cruel e injusto destino.
    E se essa profecia se manifestar, então será prova que esse seus Deus não é entidade séria nem actua de boa-fé – não protege nem diligência nesse sentido. E se assim for, não interessa pertencer a tão pérfido clube.
    Não seria melhor explicar como irão pedir desculpa às vítimas lusitanas da pedofilia no seu clube de crédulos místicos? Esse é uma problema bem mais próximo, bem mais urgente, bem mais cruel…

  3. Senhores do ZAP:

    Neste texto é necessário corrigir duas palavras, uma para corresponder ao masculino e outra para ficar correta.
    A primeira onde diz — corredores marítimos e a segunda é no início da frase Depois dos conselheiros … e não “concelheiros”.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.