Traficante perde códigos de contas com 53,6 milhões de euros em bitcoins

Um traficante irlandês, que acumulou uma fortuna de 55 milhões de euros em bitcoins, perdeu os códigos para aceder às contas depois de os esconder no estojo onde estava guardada a sua vara de pescar, que agora está desaparecido.

As autoridades irlandesas confiscaram as 12 contas ‘online’, que contêm seis mil bitcoins. No entanto, como informou o Irish Times, estas não podem ser acedidas porque os códigos estão desaparecidos. O valor monetário de 53,6 milhões de euros em bitcoins está, por enquanto, fora do alcance da agência.

Clifton Collins, de 49 anos, originário de Crumlin, Dublin (Irlanda), comprou a maior parte das bitcoins no final de 2011 e no início de 2012, com dinheiro que conseguiu pelo cultivo e venda de cannabis. Gastou parte do seu dinheiro na compra de um avião giroscópio de dois lugares e em aulas para aprender a pilotar.

No início de 2017, tinha mais de seis mil bitcoins numa conta, mas temia ser roubado por um ‘hacker’. Decidiu então distribuir a sua riqueza por 12 novas contas e transferiu 500 bitcoins, no valor de quase 4,5 milhões de euros, para cada uma delas.

De seguida, imprimiu os códigos das 12 contas num folha de papel A4, que escondeu dentro da tampa de alumínio do estojo onde estava a sua vara de pescar.

Quando foi condenado a cinco anos de prisão devido ao tráfico de cannabis, em 2017, a sua casa foi desocupada, com muitos dos seus bens levados para um depósito de lixo. Os resíduos depositados nesse local são enviados para a Alemanha e para a China para incineração. O estojo que continha a vara de pescar não foi encontrado.

Collins disse às autoridades que teve tempo para aceitar a perda do dinheiro, que considera uma punição pela sua “própria estupidez”.

Muito do que contou à polícia foi apoiado por uma série de testemunhas, incluindo pessoas que limparam a sua casa, o seu senhorio e outros que o ajudaram a dividir a fortuna pelas 12 contas. As autoridades acreditam que Collins perdeu os códigos das contas, que já não não registavam acessos há um ano antes de chamar a atenção dos agentes.

Collins possuía quantias menores de bitcoins noutras contas, avaliadas em 1,5 milhões de euros, às quais as autoridades conseguiram ter acesso.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Chega "indica" Joana Marques Vidal para conselho de ética parlamentar

O Chega propôs na sexta-feira a criação de um conselho de ética parlamentar, presidido pela ex-procuradora-geral da República (PGR), Joana Marques Vida. Numa nota enviada à agência Lusa, o Chega justificou esta iniciativa pelo facto de …

Miranda do Corvo decreta três dias de luto municipal por morte de bombeiro

A Câmara de Mirando do Corvo decretou três dias de luto municipal em memória do bombeiro da corporação de voluntários da vila José Augusto Dias Fernandes, que morreu no sábado, durante o combate a um …

Bill Gates pede que medicamento para a covid-19 vá para os mais necessitados (e não para o "maior apostador")

O co-fundador da Microsoft Bill Gates pediu esta semana que os medicamentos e uma eventual vacina que possa surgir para a covid-19 sejam disponibilizados para quem mais precisa, e não para o "maior apostador". Citado pela …

Dois (ou três) jogadores do Flamengo podem chegar ao Benfica à boleia de Jesus

Os jogadores do Flamengo Gerson e Bruno Henrique podem chegar ao Benfica à boleia de Jorge Jesus, que tem sido apontado à Luz para suceder a Bruno Lage. Apesar de já se ter noticiado a …

Ensino Superior tem 2.370 vagas para alunos do profissional

O próximo ano letivo terá 2.370 vagas no Ensino Superior direcionadas para alunos do ensino profissional, avança o jornal Público este sábado, detalhando que, ao todo, 456 licenciaturas. As vagas em causa fazem parte do …

Horta Osório não exclui regresso a Portugal (e trabalhar fora da banca)

António Horta Osório, que em breve vai deixar a presidência executiva do banco britânico Lloyds, não exclui um regresso a Portugal no seu futuro profissional. “O meu futuro profissional [pós-Lloyds] está totalmente em aberto e …

Parede de estação de comboio na Polónia escondia carta escrita por trabalhadores forçados da 2ª Guerra

Uma carta escrita por dois trabalhadores forçados durante a II Guerra Mundial foi encontrada dentro de uma garrafa escondida na estação de comboios de Nowe Skalmierzyce, um cidade na Polónia. A carta foi descoberta por trabalhadores durante …

No século XVIII, um em cada cinco londrinos tinha contraído sífilis até aos seus 35 anos

Há 250 anos, pelo menos um em cada cinco londrinos tinha contraído "a varíola" (sífilis), causada pela bactéria Treponema pallidum, até aos seus 35 anos. Este estudo, com base em registos de internação, relatórios de inspeção e …

Cofre de antigo caçador de vampiros vai a leilão no Reino Unido. Está repleto de objetos

O cofre de um caçador de vampiros do século XIX vai ser leiloado em Dervyshire, no Reino Unido, informou a leiloeira Hansons. Em causa está uma caixa antiga, forrada a seda vermelha e decorada com …

Bombeiro morre no combate a um incêndio na Serra da Lousã

Um bombeiro morreu este sábado durante o combate a um incêndio na Serra da Lousã, disse à agência Lusa o presidente da Câmara da Lousã, Luís Antunes. O autarca desconhece as circunstâncias em que ocorreu a …