Traficante perde códigos de contas com 53,6 milhões de euros em bitcoins

Um traficante irlandês, que acumulou uma fortuna de 55 milhões de euros em bitcoins, perdeu os códigos para aceder às contas depois de os esconder no estojo onde estava guardada a sua vara de pescar, que agora está desaparecido.

As autoridades irlandesas confiscaram as 12 contas ‘online’, que contêm seis mil bitcoins. No entanto, como informou o Irish Times, estas não podem ser acedidas porque os códigos estão desaparecidos. O valor monetário de 53,6 milhões de euros em bitcoins está, por enquanto, fora do alcance da agência.

Clifton Collins, de 49 anos, originário de Crumlin, Dublin (Irlanda), comprou a maior parte das bitcoins no final de 2011 e no início de 2012, com dinheiro que conseguiu pelo cultivo e venda de cannabis. Gastou parte do seu dinheiro na compra de um avião giroscópio de dois lugares e em aulas para aprender a pilotar.

No início de 2017, tinha mais de seis mil bitcoins numa conta, mas temia ser roubado por um ‘hacker’. Decidiu então distribuir a sua riqueza por 12 novas contas e transferiu 500 bitcoins, no valor de quase 4,5 milhões de euros, para cada uma delas.

De seguida, imprimiu os códigos das 12 contas num folha de papel A4, que escondeu dentro da tampa de alumínio do estojo onde estava a sua vara de pescar.

Quando foi condenado a cinco anos de prisão devido ao tráfico de cannabis, em 2017, a sua casa foi desocupada, com muitos dos seus bens levados para um depósito de lixo. Os resíduos depositados nesse local são enviados para a Alemanha e para a China para incineração. O estojo que continha a vara de pescar não foi encontrado.

Collins disse às autoridades que teve tempo para aceitar a perda do dinheiro, que considera uma punição pela sua “própria estupidez”.

Muito do que contou à polícia foi apoiado por uma série de testemunhas, incluindo pessoas que limparam a sua casa, o seu senhorio e outros que o ajudaram a dividir a fortuna pelas 12 contas. As autoridades acreditam que Collins perdeu os códigos das contas, que já não não registavam acessos há um ano antes de chamar a atenção dos agentes.

Collins possuía quantias menores de bitcoins noutras contas, avaliadas em 1,5 milhões de euros, às quais as autoridades conseguiram ter acesso.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Autarca de Cascais associa festa privada de luxo a “número muito expressivo” de casos

O presidente da Câmara Municipal de Cascais associou este sábado uma festa privada, organizada num clube de luxo na Avenida de Liberdade, a "um número muito expressivo de casos" registado no concelho. "A festa de aniversário …

João Almeida acaba em 4.º e faz história no Giro. É o melhor português de sempre na prova

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) subiu este domingo ao quarto lugar final da 103.ª edição da Volta a Itália em bicicleta, no contrarrelógio da 21.ª etapa, que 'coroou' o britânico Tao Geoghegan Hart (INEOS). O português …

Santo Stefano paga 8.000 euros por ano a quem quiser viver na vila medieval italiana

Santo Stefano di Sessanio, uma vila medieval em Abruzzo, uma região no lado leste do centro-sul da Itália, está disposta a pagar a quem quiser mudar-se e começar um negócio nesta pequena localidade. Uma pequena vila medieval …

Portugal com mais 19 mortos e 2.577 casos confirmados

Portugal contabiliza este domingo mais 19 mortos relacionados com a covid-19 e 2.577 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim este …

Espanha decreta novo estado de emergência. Durará seis meses e terá recolher obrigatório

O Governo de Espanha aprovou este domingo o estado de emergência sanitária que permitirá a instauração do recolher obrigatório em todo o país para travar a de casos do novo coronavírus, anunciou o primeiro-ministro. O estado …

CDS quer saber se proibição de deslocações entre concelhos exclui assistir a espetáculos

O grupo parlamentar do CDS-PP questionou este sábado o Governo se a proibição de deslocações durante o fim de semana dos Fiéis Defuntos exclui deslocações para assistir a espetáculos culturais, querendo saber como justifica a …

Pandemia "roubou" dez anos à almofada financeira das reformas

O jornal Público escreve este domingo que dez meses de pandemia foram o suficiente para encurtar em uma década o prazo previsto até ao esgotamento do fundo que serve de almofada financeira para o sistema …

Chicago tem a maior praga de ratos dos Estados Unidos (pelo 6.º ano consecutivo)

Chicago, a cidade mais populosa do estado do Illinois, é, pelo sexto ano consecutivo, aquela que tem a maior praga de ratos dos Estados Unidos. Uma empresa de controlo de pragas garante receber mais chamadas …

Presidente da Samsung morre aos 78 anos

O presidente da Samsung Electronics, Lee Kun-hee, morreu este domingo aos 78 anos, disse o grupo sul-coreano em comunicado. Lee, que transformou o grupo num gigante global das telecomunicações, estava acamado desde um ataque cardíaco em …

Chuva de críticas à F1 em Portimão. Organização promete expulsar quem não cumprir distanciamento

Fotografias das bancadas da Fórmula 1 em Portimão começaram a correr este sábado nas redes sociais, gerando alguma polémica e descansando uma série de críticas, uma vez que as bancadas pareciam ter mais público do …