//

Tradição do Santo António inspirou primeiro “casamento coletivo” na Venezuela

fotosdoacre / Flickr

-

A tradição do Santo António de Lisboa inspirou a realização este sábado do primeiro ‘casamento coletivo’ na Venezuela. 11 casais celebraram em simultâneo a sua união, em ‘San António de los Altos’, uma localidade a sul de Caracas.

Os casamentos foram celebrados pelo bispo de La Guaira, Raul Biord Castillo, que nasceu naquela localidade e que diz pedir a Santo António “que proteja o seu povo e o ilumine com sabedoria”.

A cerimónia decorreu na Praça Bolívar, sob a direção do presidente da Câmara Municipal de ‘Los Sálias’, o município ao qual pertence a localidade, Josy Fernández, e entre os convidados estava também o cônsul honorário de Portugal na região, Pedro Gonçalves.

Luís Rodrigues (28) e Eucaris Fontes (20), um dos casais que este sábado se casou, viram o ‘casamento coletivo’ como uma “iniciativa original”.

Em declarações à imprensa local, o cônsul Pedro Gonçalves explicou que os “casamentos coletivos” são uma tradição portuguesa que se celebra anualmente, a 13 de junho, em Portugal, sublinhando que Santo António “é o santo protetor dos casamentos, das causas perdidas e dos pobres”.

Situada a 15 quilómetros a sul de Caracas a localidade de ‘San António de los Altos’ tem como população predominante, além de venezuelanos, cidadãos católicos originários de Espanha e Portugal, seguindo-se croatas e italianos.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.