Trabalhar quatro dias por semana “é um objetivo do século XXI”

SXC

A semana de quatro dias de trabalho é um objetivo que deve ser alcançado até ao fim do século XXI, defende a federação sindical britânica.

No discurso que assinala os 150 anos da Federação de Sindicatos do Reino Unido, a secretária-geral defende que a semana de quatro dias de trabalho é um objetivo realista que deve se alcançado no século XXI.

Frances O’ Grady acredita que os avanços tecnológicos permitem que este objetivo seja cumprido. “No século XIX, os sindicatos lutaram por uma semana de trabalho de oito horas. No século XX, ganhámos o direito a um fim-de-semana de dois dias e a férias pagas”, começa por explicar.

“Por isso, no século XXI, vamos ambicionar mais. Acredito que neste século poderemos ganhar a semana de quatro dias, com pagamentos decentes para todos. É tempo de partilhar a riqueza gerada pelas novas tecnologias, e não de permitir que só os que se encontram no topo se aproveitem dela”, afirma, citada pela revista Sábado.

Esta segunda-feira, o The Guardian citou um relatório da Federação de Sindicatos do Reino Unido no qual é reiterado que os economistas do pós-II Grande Guerra consideraram que as pessoas trabalhariam 15 horas por semana hoje em dia. Além disso, as sondagens revelam que a semana de quatro dias reúne as preferências dos inquiridos.

Mas se por um lado O’ Grady vê na tecnologia a hipótese de implementação dos quatro dias de trabalho, vê-a também como causa de alguns problemas.

As novas tecnologias ameaçam intensificar a vida laboral. Para algumas pessoas, a economia atual levou a que o trabalho seja compartimentado em pedaços mais pequenos. Voltamos aos dias do trabalho por partes, criando uma cultura em que os funcionários são obrigados a estar sempre disponíveis”, indica o relatório.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde,
    “Quando se cobre a cabeça, destapam-se os pés”, e assim será, pode até ser uma realidade, mas vai ser apenas para mais alguns, e, nem é bom nem é mau, é mais um caminho diferente, que pode dar algum resultado…

    • Pois Albertina….
      destapam-se os pés e de que maneira…. O resultado neste momento já é catastrófico. O Estado está distraído com é costume. É só olhar a taxa de reposição natural (nascimentos versus mortes) e associar isso ao trabalho por turnos, sete dias por semana e a destruição da família para perceber que o desajuste da vida em comum provocado por essa liberalização dos horários está a criar problemas. Veja-se qual a família que quem trabalha nessas circunstâncias (Decathlon, Pingo Doce, Sonae, Lojas de Shopping´s, etc.) tem.

      A família é a base do Estado e essa está a acabar…. Segue-se o quê?….

      Cumprimentos

  2. Sim vamos trabalhar 4 dias por semana, mas em contrapartida vamos obrigar os velhos a trabalhar até aos 70 ou 80 anos assim não temos de lhes pagar reforma.
    Enquanto isto os jovens que podem muito bem trabalhar 5 dias por semana ficam a a gozar a sua boa vida.
    Qaundo comecei a trabalhar fazia 6 dias e em alguns períodos 7 dias por semana.

RESPONDER

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …

Português responsável por limpeza de hospitais condecorado pela Rainha Isabel II

O português Maciel Vinagre pensou que era mentira ou engano ao ler a notificação de que tinha sido distinguido pela Rainha Isabel II pelo trabalho como responsável da limpeza de dois hospitais públicos britânicos durante …

Japonês inventa sacos de plástico "comestíveis" (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade. Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, …

Emissão do programa de Ricardo Araújo Pereira cancelada. Humorista em isolamento

O programa de Ricardo Araújo Pereira na SIC não será emitido este domingo, uma vez que o humorista se encontra em isolamento profilático depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada com covid-19. …

Erro clínico. Centenas de hóspedes em quarentena em hotel da Austrália vão ter de fazer teste ao VIH

Centenas de pessoas que estiveram em quarentena no hotel Victoria, na Austrália, vão ter de fazer o teste de doenças transmitidas pelo sangue, incluindo VIH, devido a um erro dos profissionais de saúde daquele local …

Forças Armadas dos EUA estão a adquirir coletes à prova de bala adaptados para mulheres

As Forças Armadas dos EUA estão a dar grandes passos no que diz respeito à igualdade de género. A instituição está a começar a mudar os seus coletes à prova de bala, de forma a …

Abstenção do PCP no OE2021? É um excelente indicador, diz Costa

O primeiro-ministro, António Costa, considerou um “excelente indicador” o PCP ter anunciado a abstenção no Orçamento do Estado de 2021 (OE2021) e resultado de um entendimento “para ter um bom orçamento para o próximo ano”. “É …

Egito abre restaurante com vista de luxo para as pirâmides de Gizé

O Egito inaugurou um novo restaurante com vista panorâmica para as pirâmides. O investimento faz parte de uma tentativa de reavivar o turismo no país. O Egito revelou novas instalações para os visitantes no planalto nas …