Trabalhadores do privado reformam-se mais tarde do que os funcionários públicos

No ano passado, a idade legal de reforma estava nos 66 anos e 4 meses, mas os trabalhadores que descontam para a Segurança Social reformaram-se muito antes disso.

Segundo o Expresso, os trabalhadores do privado saíram do mercado de trabalho aos 63 anos e 8 meses, aproveitando regimes especiais que permitem a sua antecipação. Ainda assim, reformaram-se mais tarde do que os funcionários públicos que descontam para a Caixa Geral de Aposentações.

Os números da Segurança Social e da Caixa Geral de Aposentações, divulgados pela Pordata, revelam que em 2018 quem descontou para a Segurança Social (na sua maioria trabalhadores do privado) reformou-se com 63 anos e 8 meses.

Esta idade está bem atrás da idade legal de reforma e representa até um recuo face aos valores de 2017, altura em que os trabalhadores saíram do mercado de trabalho com 64 anos e 2 meses de idade. Aliás, este retrocesso na idade efetiva de reforma coloca-nos de novo em níveis equivalentes aos do início do século.

Isto significa que, apesar das várias restrições que vêm sendo introduzidas nas condições de aposentação, a idade da reforma é uma variável rígida que demora tempo a ajustar-se. No entanto, a tendência deverá traduzir o facto de no ano passado se ter aliviado as penalizações de antecipação da idade da reforma para os pensionistas com carreiras muito longas.

Ainda assim, os trabalhadores do privado reformaram-se depois dos funcionários públicos, que têm a mesma idade legal de reforma. Quem descontou para a Caixa Geral de Aposentações deixou de trabalhar, em média, com 62 anos e seis meses de idade.

No público, a idade efetiva de reforma não variou, tendo-se mantido igual à registada em 2017.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

15 testes de covid-19 por mês: Rui Costa antevê a nova época

Ciclista português quer terminar o ano no topo da tabela UCI. Os Jogos Olímpicos estão na lista de prioridades mas a Volta a França também pode aparecer no calendário. Rui Costa entra na nova temporada com …

A segurança da Casa Branca pode estar em perigo (e a culpa é da bicicleta estática de Biden)

Na quarta-feira, Joe Biden assumiu a presidência dos Estados Unidos, o que significa que, a partir de agora, viverá na Casa Branca. Porém, os hábitos do novo Presidente podem ameaçar a segurança das informações de …

Rio acusa Costa de desgoverno: Só fechou as escolas por "pressão da opinião pública"

O presidente do PSD considerou que o Governo não fechou as escolas mais cedo porque não estava preparado para o fazer, acusando o primeiro-ministro de “desgoverno” e de só ter decidido perante “pressão da opinião …

Lei da eutanásia aprovada na especialidade. PS, BE e PAN votaram a favor

A lei da morte medicamente assistida foi esta quinta-feira aprovada, na especialidade, na comissão de Assuntos Constitucionais, com os votos favoráveis do PS, BE e PAN, o voto contra do CDS-PP e PCP e abstenção …

MP abre inquérito à morte de idoso que esperou três horas em ambulância em Portalegre

O Ministério Público (MP) abriu um inquérito sobre a morte de um idoso, de 87 anos, na passada segunda-feira, no hospital de Portalegre, depois de estar quase três horas numa ambulância. Questionada pela agência Lusa através …

AHRESP pede revogação da proibição de venda de bebidas em take away

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu, na quarta-feira, a revogação da proibição da venda, no 'take away' de qualquer tipo de bebidas, alertando que o que se pretende impedir é …

Governo garante que Portugal terá todas as vacinas para cumprir plano de vacinação

O Ministério da Saúde garantiu que Portugal terá todas as vacinas necessárias para cumprir o plano de vacinação estabelecido, tendo já assegurado mais de 31 milhões de doses, suficientes para vacinar mais de 18 milhões …

Galp compromete-se a falar com cada um dos 401 trabalhadores da refinaria de Matosinhos

A petrolífera anunciou que irá realizar, entre fevereiro e março, conversas individuais com cada um dos 401 trabalhadores afetados pela decisão de fechar a refinaria de Matosinhos. No final de dezembro do ano passado, a …

RTP anuncia intérpretes do Festival da Canção 2021. Final acontece em estúdio sem público

A RTP anunciou, esta quarta-feira, os intérpretes e as 20 canções a concurso na edição deste ano do Festival da Canção. Na conferência de imprensa, decorrida online, ficou também a saber-se que a final do …

França disposta a reconhecer erros do passado colonial na Argélia

O Presidente francês Emmanuel Macron vai adotar "atos simbólicos" destinados a reconhecer os erros da era colonial francesa na Argélia, mas não está a considerar um pedido de "desculpas" oficial pretendido por Argel, indicou esta …