Trabalhadores portugueses têm mais estudos do que os patrões

SXC

A maioria dos trabalhadores portugueses têm melhores qualificações do que os seus patrões. A conclusão é de um estudo do Observatório das Desigualdades do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

De acordo com esta análise divulgada pela TSF, os patrões portugueses têm, em média, menos estudos do que os seus trabalhadores.

Mais de metade dos empresários do sector privado tem apenas o 9.º ano de escolaridade (54,6%), enquanto o número de trabalhadores apenas com o Ensino Básico se fica nos 43,7%.

Com qualificações ao nível do Ensino Secundário há 28,6% trabalhadores e 23,5% empregadores. Essa diferença de estudos aumenta ainda mais no Ensino Superior, com 27,1% dos trabalhadores a terem formação deste nível contra apenas 20,1% dos patrões.

Analisando estes dados, o investigador Renato Carmo, envolvido na pesquisa, constata que o facto de termos “empresários com um nível de escolaridade relativamente baixo”, “tem consequências no modo como o próprio mercado de trabalho se vai organizando”, nomeadamente quanto “às lógicas de contratação que, muitas vezes, não valorizam a qualificação como um elemento fundamental de investimento”.

Frederico Cantante, outro investigador envolvido no estudo do ISCTE, nota que estas baixas qualificações dos empresários também promovem a continuidade de atrasos estruturais na economia nacional.

“É um bocado aquele efeito dos espelhos, se temos baixas qualificações, muitas vezes acabamos por entender que esse tipo de recursos não são suficientemente importantes e acabamos por não valorizar isso ao nível dos nossos trabalhadores, e portanto, a tal formação ao longo da vida acaba por ter baixos níveis em Portugal”, conclui.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E então? Provavelmente deveríamos estar a questionar é que raio de formação andamos a dar aos portugueses. E nalguns casos é mesmo “a dar”…

RESPONDER

Ministra da Coesão diz que Portugal vai precisar de imigrantes

A ministra da Coesão Territorial disse hoje que a perda de população é preocupante e que Portugal vai ter de trabalhar numa política de imigração muito ativa e acolhedora para fazer face aos investimentos previstos. "Estando …

Testes rápidos serão gratuitos até ao final de agosto

A comparticipação a 100% dos testes rápidos de antigénio (TRAg), que vigorava até final do mês, foi alargada até 31 de agosto, segundo uma portaria esta quinta-feira publicada em Diário da República. "Perante a atual situação …

Tiago Antunes acusa Rui Rio de usar Constituição como "moeda de troca" para agradar ao Chega

No podcast Política com Palavra do PS, o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Tiago Antunes, acusou Rui Rio de propor a revisão da Constituição e do sistema eleitoral como "moeda de troca" para o …

Pedro Nuno Santos quer receitas da rodovia a ajudar a financiar a ferrovia

Há dois anos, o ministro defendia a possível separação da REFER das Estradas de Portugal. Agora, volta atrás e quer que as receitas de rodovia ajudem a financiar a ferrovia. O Ministro das Infraestruturas e da …

A China está a construir 110 novos silos nucleares. Estados Unidos estão preocupados

Na segunda-feira, a Federação de Cientistas Americanos (FAS) publicou um relatório no qual denuncia a existência de um campo de instalações nucleares perto da cidade de Hami, na província chinesa de Xinjiang. Estarão a ser …

Inglaterra desconfinou totalmente. Então, porque estão os novos casos a descer?

O fim das restrições a 19 de Julho fez soar alarmes por toda a Europa sobre o possível aumento exponencial de casos. Na verdade, o número de novos casos tem vindo a descer e a …

Siza Vieira admite possibilidade de "alargar" funcionamento das atividades económicas

O ministro de Estado e da Economia disse que o Conselho de Ministros desta quinta-feira vai analisar "todas as medidas restritivas" atualmente em vigor e terá a possibilidade de "alargar" o funcionamento das atividades económicas. "Eu …

Relatório do Novo Banco. Centeno, Costa e Ramalho ficam mal na fotografia

A versão final do relatório do Novo Banco apontou mais responsabilidades a Mário Centeno e António Costa, visto estarem ambos no governo durante a venda. A tese do Banco de Portugal sobre as injecções de …

OE. PSD fecha a porta a negociações, mas socialistas preferem mantê-la aberta

Rio remete a posição do PSD para declarações de António Costa em que o primeiro-ministro admitiu a intenção de se demitir caso o Orçamento só seja aprovado com votos dos sociais-democratas. Já José Luís Carneiro, …

FC Porto empata com a Roma em jogo manchado por conflito entre jogadores

O FC Porto empatou hoje 1-1 com os italianos da Roma, treinados pelo português José Mourinho, em jogo de preparação para a próxima temporada, disputado no Estádio Municipal da Bela Vista, em Lagoa. A equipa italiana, …