Trabalhadores da Google só regressam aos escritórios em outubro e todos vacinados

A maioria dos trabalhadores da Google só regressará aos escritórios em meados de outubro, depois de ser totalmente vacinada, numa tentativa de combater a disseminação da variante Delta do novo coronavírus SARS-COV-2, anunciou esta quarta-feira a empresa norte-americana.

“Esta extensão vai dar-nos tempo para voltarmos ao trabalho, ao mesmo tempo que dá flexibilidade àqueles que precisam”,disse o administrador-delegado da Google e da sua ‘holding’, a Alphabet, Sundar Pichai, num e-mail hoje enviado aos mais de 130 mil funcionários.

De acordo com Sundar Pichai, a Google pretende ter a maior parte dos trabalhadores de volta aos escritórios a partir de 18 de outubro, em vez da data inicial de 1 de setembro. Sundar Pichai revelou ainda que todos os que trabalham nos escritórios serão vacinados.

O requisito da vacinação obrigatória será imposto, pela primeira vez, na sede da Google, em Mountain View, no estado da Califórnia, e noutros escritórios nos Estados Unidos da América (EUA), antes de ser implementado em mais de 40 outros países, onde a gigante tecnológica opera.

A ordem para a vacinação será ajustada, por forma a cumprir as leis e os reguladores de cada local, adiantou Pichai, ressalvando que só haverá exceções devido a razões médicas e outras consideradas “protegidas”. “Ser vacinado é uma das maneiras mais importantes de manter a saúde e a saúde das nossas comunidades nos próximos meses”, explicou o administrador-delegado da Google.

A decisão da Google em exigir a vacinação nos escritórios ocorre depois de organizações semelhantes, que abrangem centenas de milhares de funcionários públicos na Califórnia e em Nova Iorque, terem feito o mesmo, como parte das medidas para combater a variante Delta.

O rápido aumento de casos em junho fez com que os profissionais de saúde exigissem medidas mais restritivas para ajudar a superar o ceticismo e a desinformação sobre a vacina. A obrigatoriedade da vacina, que será lançada na Califórnia, em agosto, vai alcançar mais de 240 mil funcionários públicos.

A cidade e o condado californiano de San Francisco também exigiu que cerca dos seus 35 mil funcionários devam ser vacinados, podendo ser alvo de ações disciplinares, após a aprovação das vacinas, que estão a ser distribuídas sob ordem de emergência, pela Food and Drug Administration (FDA), agência governamental. Sem quantificar, Sundar Pichai acrescentou que a taxa de funcionários da Google vacinados é alta.

A decisão da empresa tecnológica em prolongar o teletrabalho segue os mesmos moldes da Apple, que recentemente alterou os seus planos de regresso aos escritórios também de setembro para outubro.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …