Trabalhadores da BP em Angola descobriram o Monstro do Esparguete Voador

Uma equipa de trabalhadores da BP a trabalhar numa plataforma de petróleo da Sonangol, em Angola, descobriu uma criatura marinha tão estranha e única que foi baptizada como Monstro do Esparguete Voador. O animal marinho é um primo da letal Caravela-Portuguesa.

Esta criatura rara foi capturada por uma câmara aquática de controle remoto, ao largo da costa de Angola, a mais de mil metros de profundidade.

A equipa da BP que fez a descoberta ficou tão espantada com o peculiar animal que o baptizou como Monstro do Esparguete Voador, numa referência à “religião” com o mesmo nome que foi criada, em 2005, pelo físico Bobby Henderson como uma espécie de paródia.

A Church of the Flying Spaghetti Monster tem como figura central uma entidade que mistura massa e almondêgas – o tal Monstro do Esparguete Voador – que teria criado o universo depois de uma bebedeira!

Depois das filmagens, a BP e a Sonangol enviaram o vídeo para cientistas marinhos do Centro Oceanográfico Nacional do Reino Unido que concluíram que o “Monstro” é, na verdade, um tipo de sifonóforo, da mesma família das alforrecas e dos corais.

Cientificamente baptizado de Bathyphysa conifera, o Monstro do Esparguete Voador é assim um primo da letal alforreca Caravela-Portuguesa.

SV, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Liga dos Campeões: 32 equipas, 32 jogadores que podem brilhar

O melhor jogador da Liga portuguesa está na lista. Internacional português do Manchester City também entra nas escolhas. A Liga dos Campeões já arrancou, desta vez numa velocidade diferente, já que vai haver jogos em quase …

Facebook prepara medidas para controlar possível agitação eleitoral

Equipas do Facebook estão a analisar a possibilidade acalmar o conflito eleitoral nos Estados Unidos (EUA), implementando ferramentas internas projetadas para o que chama de países "em risco". Segundo fontes ligadas à empresa, citadas pelo Wall …

Vítor Aguiar e Silva é o vencedor do Prémio Camões 2020

O professor e ensaísta Vítor Manuel de Aguiar e Silva é o vencedor do Prémio Camões 2020, anunciado hoje pela ministra da Cultura, após reunião do júri. O Prémio Camões de literatura em língua portuguesa foi …

Football Leaks. José Miguel Júdice chama "ladrão" a Rui Pinto em tribunal

O antigo sócio fundador da sociedade de advogados José Miguel Júdice chamou esta terça-feira “ladrão” a Rui Pinto, denunciando a “violência moral e psicológica” do criador do ‘Football Leaks’ na 17.ª sessão do julgamento. “Fui visitado …

Josep Maria Bartomeu demite-se da presidência do Barcelona

Josep Maria Bartomeu apresentou, juntamente com o resto da direção do Barcelona, a demissão da liderança do clube. Bartomeu era contestado por vários adeptos e jogadores. A direção do FC Barcelona, liderada por Josep Maria Bartomeu, …

Navigator antecipa subsídio de Natal e dá prémios aos trabalhadores em ano de lucro de 20 milhões

A empresa portuguesa Navigator anunciou que vai pagar os subsídios de Natal mais cedo e distribuir prémios pelos trabalhadores. Decisão que surge em ano de pandemia, mas quando a empresa se apresta para divulgar um …

Governo prepara alargamento dos prazos para trocar prendas de Natal

O Governo espera dar mais 30 a 45 dias úteis, a contar a partir de 25 de dezembro, para trocas e devoluções de prendas de Natal. O Correio da Manhã avança, esta terça-feira, que o Governo …

Juan Carlos quer regressar a Espanha. Amigos dizem que tem receio de morrer fora do país

Hospedado nos Emirados Árabes Unidos, a rotina de Juan Carlos varia entre os seus aposentos e as idas ao ginásio. Contudo, o rei emérito está "extremamente" aborrecido na Ásia e tem receio da morte fora …

Justiça brasileira aceita nova acusação de branqueamento de capitais contra Lula da Silva

A Justiça brasileira aceitou uma nova acusação contra o ex-Presidente Lula da Silva, pelo alegado crime de branqueamento de capitais através de falsas doações do grupo Odebrecht, informou na segunda-feira o Ministério Público (MP). A acusação, …

A cada dois minutos há uma denúncia de agressões sexuais na União Europeia

Na União Europeia, a polícia regista um crime sexual a cada dois minutos, em média, segundo a Europol, que lançou, esta terça-feira, uma campanha em 19 países para procurar os agressores sexuais mais perigosos da …