Trabalhadores da Autoeuropa “rejeitam por completo” proposta unilateral

Dave Pinter / Flickr

No dia 20, a Comissão de Trabalhadores vai ouvir os funcionários a empresa e acrescenta que rejeita a decisão da administração, que vai aplicar novo modelo laboral a partir de janeiro e vigorar até agosto.

Segundo o Público, a Comissão de Trabalhadores (CT) da Autoeuropa “rejeita por completo” a decisão da empresa de avançar com o trabalho ao sábado, pagando o dobro de um dia normal aos funcionários que tiverem de trabalhar nesses dias.

A CT acrescenta ainda que as condições agora propostas pela empresa são ainda mais desfavoráveis do que as que levaram à greve dos trabalhadores em agosto.

Os representantes dos trabalhadores pretendem que as negociações sejam retomadas e inclusive já convocaram os trabalhadores para plenários no dia 20 de dezembro, no entanto a administração da Autoeuropa só está disponível para acordos que possam vigorar após agosto.

O objetivo da empresa, ao propor unilateralmente um acordo até agosto, seria o de garantir a capacidade de produção do novo modelo da Volkswagen, o T-Roc.

Esta é a segunda vez que empresa e trabalhadores falham um acordo em relação à nova jornada de trabalho e às condições associadas. Por essa razão, a empresa anunciou que irá avançar com as mudanças, mesmo que sem o acordo dos trabalhadores.

Além do sexto dia de trabalho, a empresa avança ainda com 17 turnos semanais.

O último pré-acordo, negociado entre a Comissão de Trabalhadores e a administração da fábrica de Palmela, previa a laboração contínua em 17 turnos de trabalho, com rotação semanal, foi rejeitado por 63% dos trabalhadores.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.