Trabalhadores da Autoeuropa “rejeitam por completo” proposta unilateral

Dave Pinter / Flickr

No dia 20, a Comissão de Trabalhadores vai ouvir os funcionários a empresa e acrescenta que rejeita a decisão da administração, que vai aplicar novo modelo laboral a partir de janeiro e vigorar até agosto.

Segundo o Público, a Comissão de Trabalhadores (CT) da Autoeuropa “rejeita por completo” a decisão da empresa de avançar com o trabalho ao sábado, pagando o dobro de um dia normal aos funcionários que tiverem de trabalhar nesses dias.

A CT acrescenta ainda que as condições agora propostas pela empresa são ainda mais desfavoráveis do que as que levaram à greve dos trabalhadores em agosto.

Os representantes dos trabalhadores pretendem que as negociações sejam retomadas e inclusive já convocaram os trabalhadores para plenários no dia 20 de dezembro, no entanto a administração da Autoeuropa só está disponível para acordos que possam vigorar após agosto.

O objetivo da empresa, ao propor unilateralmente um acordo até agosto, seria o de garantir a capacidade de produção do novo modelo da Volkswagen, o T-Roc.

Esta é a segunda vez que empresa e trabalhadores falham um acordo em relação à nova jornada de trabalho e às condições associadas. Por essa razão, a empresa anunciou que irá avançar com as mudanças, mesmo que sem o acordo dos trabalhadores.

Além do sexto dia de trabalho, a empresa avança ainda com 17 turnos semanais.

O último pré-acordo, negociado entre a Comissão de Trabalhadores e a administração da fábrica de Palmela, previa a laboração contínua em 17 turnos de trabalho, com rotação semanal, foi rejeitado por 63% dos trabalhadores.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Barcelona-Real Madrid oficialmente adiado para 18 de dezembro

O Comité de Competições da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) concordou, esta quarta-feira, em marcar o FC Barcelona-Real Madrid, que se deveria disputar no sábado, para 18 de dezembro, "por motivos excecionais". A data inicial …

Embaixador dos EUA em Kiev confirma chantagem de Trump para forçar investigação a filho de Joe Biden

O processo de impeachent a Donald Trump conheceu um testemunho que pode ser determinante. O embaixador dos Estados Unidos em Kiev, na Ucrânia, Bill Taylor, foi ouvido no Congresso norte-americano na terça-feira e apontou o …

Hospital de Évora fez pagamentos indevidos a médicos

O Tribunal de Contas detetou pagamentos ilegais a médicos com funções de gestão de 2015 a 2018 e concluiu que dois técnicos superiores foram nomeados administradores do Hospital de Évora sem reunirem os requisitos legais …

"Infortúnios" vão chegar "mais cedo do que o esperado". Marcelo pede mais crescimento económico

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, diz que o país precisa de mais crescimento económico. "Este que temos não chega", porque "os infortúnios" vão chegar mais cedo do que o previsto. Esta terça-feira, o …

Arqueólogo encontra dezenas de sítios maia graças a um mapa online gratuito

Um arqueólogo norte-americano descobriu 27 sítios maias com 3.000 anos graças a um mapa online gratuito, escreve o jornal The New York Times. Takeshi Inomata, arqueólogo da Universidade do Arizona, nos Estado Unidos, utilizou um mapa …

39 pessoas encontradas mortas dentro de um camião no Reino Unido

Um camião foi encontrado, esta quarta-feira, em Essex, no Reino Unido, com 39 pessoas sem vida no seu interior. O condutor já foi detido. Segundo o The Guardian, as autoridades britânicas já iniciaram uma investigação, depois …

Hospital das Forças Armadas não operou um único doente do SNS

O Hospital das Forças Armadas (HFAR) ainda não apresentou qualquer candidatura para ser “convencionado pelo Serviço Nacional de Saúde”. No ano passado, os ministérios da Defesa e da Saúde assinaram um acordo para que o Hospital …

Chuvas torrenciais fazem um morto em Espanha e inundações em França

Em Espanha, uma pessoa morreu e pelo menos outras duas estão desaparecidas. No sul de França, a tempestade Dana também já causou várias inundações. Segundo o jornal La Vanguardia, as chuvas torrenciais registadas, esta madrugada, na …

Falta de condições para emergência médica obriga INEM a transferir helicóptero para Viseu

A falta de condições para operações de emergência médica no heliporto de Santa Comba Dão obrigou o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) a transferir o seu helicóptero para o aeródromo de Viseu, foi anunciado …

Macacos "arrasaram" humanos num simples jogo de computador

Quando se trata de ganhar jogos e resolver quebra-cabeças, às vezes os macacos fazem-no de forma mais inteligente do que os humanos. Para além das suas incríveis capacidades físicas, os macacos também mostram uma incrível "flexibilidade …