Trabalhadoras do sexo querem pagar impostos para ter direito à reforma

As trabalhadoras do sexo querem pagar impostos e Segurança Social, como todos os trabalhadores, para terem direito à reforma e à baixa por doença. Esta é a conclusão de um estudo levado a cabo por quatro investigadores portugueses que apontam para a legalização da prostituição.

Manuel Carlos Silva e Rafaela Granja, da Universidade do Minho (UMinho), e Fernando Bessa Ribeiro e Octávio Sacramento, da Universidades de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), entrevistaram 200 mulheres que trabalham na rua e em casas de alterne no Norte do País, numa investigação levada a cabo durante vários anos, e a maioria reforça a importância da legalização do trabalho sexual.

“Querem ter direito à reforma e que a sua actividade seja considerada um trabalho com descontos para a segurança social e pagamentos de impostos. Querem, por exemplo, ter direito a baixa quando estão doentes. Querem ter quem as represente, querem trabalhar em segurança, querem ter acesso aos cuidados de saúde e, sobretudo, querem acabar com o estigma de pertencerem a uma economia paralela”, destaca Manuel Carlos Silva em declarações ao Jornal de Notícias.

De acordo com o investigador, as trabalhadoras do sexo entendem que a legalização desta actividade será “uma conquista efectiva de direitos” e “uma plataforma de novas reivindicações”, além de promover a luta contra o “submundo que escapa ao controlo legal, sanitário e fiscal” e que está “em expansão”.

A prostituição, embora ilegal, é já actualmente uma actividade económica contabilizada para o cálculo do Produto Interno Bruto (PIB).

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Sim, sim e sim. Vamos por a prostituição a pagar impostos, só esta medida e a privatização da TAP já irá com certeza fazer grande mossa na contabilidade e economia do nosso país.

  2. Corrijam por favor, a prostituição não é ilegal, o lenocínio é que é crime! A prostituição deve ser regulamentada, para proteção dos trabalhadores e dos clientes. Se acham a sua prática moralmente reprovável, apostem na educação sexual das mulheres para as desinibir e não obrigar os homens a ir procurar na rua o que não encontram em casa…

RESPONDER

Candidatos do CDS pagam campanha interna do seu bolso, só João Almeida sabe quanto

Os cinco candidatos à liderança do CDS-PP vão pagar do seu bolso a campanha interna e só o deputado João Almeida tem uma estimativa de custos. Ao contrário do que acontece com os partidos políticos nas …

China fecha Wuhan. Há um risco "moderado" de vírus chegar à Europa

Com o número de casos de pessoas infetadas com o coronavírus a aumentar exponencialmente nos últimos dias, a China pararam os transportes em Wuhan,  cidade onde surgiu o surto. As autoridades de saúde da China aumentaram …

Sequenciado o genoma da misteriosa e esquiva lula-gigante

Uma equipa de cientistas acaba de sequenciar na totalidade o genoma da lula-gigante (Architeuthis dux), animal de águas profundas que nunca foi capturado vivo e do qual não se sabe praticamente nada. A descoberta, cujos …

Gestor do EuroBic encontrado gravemente ferido em casa. PJ está a investigar

Nuno Ribeiro da Cunha, o diretor do private banking do EuroBic e gestor da conta da Sonangol que efetuou algumas das transferências suspeitas no Luanda Leaks, foi encontrado com ferimentos graves nos pulsos e no …

Três mortos em queda de avião de combate a incêndios na Austrália

Três pessoas morreram esta quinta-feira na sequência da queda, ainda por razões desconhecidas, de um avião C-130 que estava envolvido no combate aos incêndios no estado australiano de Nova Gales do Sul, confirmaram as autoridades. "Não …

O planeta só consegue alimentar metade de toda a população mundial

Uma nova investigação concluiu que o atual sistema de produção de alimentos só consegue alimentar 3.400 milhões de pessoas sem exceder os limites do planeta. Na prática, a nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na …

A Terra teve um campo magnético primitivo (e é mais forte do que se pensava)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, encontrou evidências que sugerem que o campo magnético primitivo que se formou à volta da Terra é mais forte do que os especialistas pensavam. …

Cientistas estão a criar oxigénio a partir de uma imitação de poeira lunar

Uma equipa de investigadores está a trabalhar num sistema capaz de produzir oxigénio respirável a partir de amostras de uma imitação de poeira lunar. A procura de um novo mundo habitável é uma das grandes aspirações …

Porto eleito uma das melhores cidades pequenas do mundo pela Monocle

O Porto foi considerada a nona melhor cidade pequena do mundo para se viver pela revista Monocle. O centro histórico, a gastronomia e as praias foram características destacadas. A revista Monocle elegeu o Porto como uma …

Teoria sugere que os OVNIs são pilotados por humanos que viajam no tempo

https://vimeo.com/386497718 Objetos voadores não identificados (OVNIs) capturaram a atenção do público ao longo das décadas. Uma teoria defende que os pilotos dos OVNIs podem ser os descendentes dos humanos que viajam para o passado para estudar …