Trabalhadoras do sexo querem pagar impostos para ter direito à reforma

As trabalhadoras do sexo querem pagar impostos e Segurança Social, como todos os trabalhadores, para terem direito à reforma e à baixa por doença. Esta é a conclusão de um estudo levado a cabo por quatro investigadores portugueses que apontam para a legalização da prostituição.

Manuel Carlos Silva e Rafaela Granja, da Universidade do Minho (UMinho), e Fernando Bessa Ribeiro e Octávio Sacramento, da Universidades de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), entrevistaram 200 mulheres que trabalham na rua e em casas de alterne no Norte do País, numa investigação levada a cabo durante vários anos, e a maioria reforça a importância da legalização do trabalho sexual.

“Querem ter direito à reforma e que a sua actividade seja considerada um trabalho com descontos para a segurança social e pagamentos de impostos. Querem, por exemplo, ter direito a baixa quando estão doentes. Querem ter quem as represente, querem trabalhar em segurança, querem ter acesso aos cuidados de saúde e, sobretudo, querem acabar com o estigma de pertencerem a uma economia paralela”, destaca Manuel Carlos Silva em declarações ao Jornal de Notícias.

De acordo com o investigador, as trabalhadoras do sexo entendem que a legalização desta actividade será “uma conquista efectiva de direitos” e “uma plataforma de novas reivindicações”, além de promover a luta contra o “submundo que escapa ao controlo legal, sanitário e fiscal” e que está “em expansão”.

A prostituição, embora ilegal, é já actualmente uma actividade económica contabilizada para o cálculo do Produto Interno Bruto (PIB).

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Sim, sim e sim. Vamos por a prostituição a pagar impostos, só esta medida e a privatização da TAP já irá com certeza fazer grande mossa na contabilidade e economia do nosso país.

  2. Corrijam por favor, a prostituição não é ilegal, o lenocínio é que é crime! A prostituição deve ser regulamentada, para proteção dos trabalhadores e dos clientes. Se acham a sua prática moralmente reprovável, apostem na educação sexual das mulheres para as desinibir e não obrigar os homens a ir procurar na rua o que não encontram em casa…

RESPONDER

Nove migrantes encontrados vivos em novo camião no Reino Unido

A polícia britânica encontrou um segundo camião onde viajavam nove migrantes, todos eles vivos. Ainda hoje foi encontrado um camião com 39 pessoas mortas. Horas depois de ter sido encontrado um camião com 39 pessoas mortas, …

Brexit. Primeiro-ministro da Irlanda apoia adiamento até 31 de janeiro

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, defendeu esta quarta-feira uma prorrogação da data do 'Brexit' até 31 de janeiro, num telefonema com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, que já recomendou aos 27 que …

Matosinhos é a primeira cidade 5G em Portugal

A NOS cobriu totalmente Matosinhos com 5G, em parceria com a Huawei, tornando-a na primeira cidade de quinta geração móvel em Portugal, anunciou, esta quarta-feira, a operadora de telecomunicações. De acordo com a operadora, "a rede …

O Super Mundial de Clubes vem aí e o Barcelona pode ficar de fora

O Barcelona poderá ficar fora da próxima grande competição da FIFA: o Super Mundial de Clubes. Para inverter esta situação, os catalães terão de ganhar uma das próximas duas edições da Champions. O Conselho da FIFA …

Falência da Thomas Cook leva ao encerramento de empresas no Algarve

De acordo com a TSF, há empresas que não vão conseguir resistir ao colapso do grupo britânico Thomas Cook, que anunciou falência há cerca de um mês. Um mês depois de ter sido anunciada a falência …

Ex-ministro da Saúde questiona regulador no caso do bebé sem rosto em Setúbal

Adalberto Campos Fernandes diz que o caso do bebé com malformações graves dá motivos para questionar a utilidade da Entidade Reguladora da Saúde. Ordem dos Médicos está a agir "adequadamente". O antigo ministro da Saúde Adalberto …

Nuno Artur Silva vendeu participação nas Produções Fictícias ao sobrinho

Nuno Artur Silva, futuro secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media vendeu a sua participação na produtora de conteúdos Produções Fictícias. Desta forma, o indigitado secretário de Estado já não tem participações em empresas …

Encerrados na Índia dois call-centers que enganavam e roubavam pessoas em todo o mundo

Dois call-centers que praticavam um tipo de fraude que fez milhares de vítimas em todo o mundo, entre as quais muitas pessoas de idade, foram encerrados em Calcutá. A operação, que envolveu as polícias indiana e …

José Neves da Farfetch nomeado pela terceira vez para prémios da moda britânicos

O fundador e presidente executivo da empresa tecnológica portuguesa Farfetch, José Neves, está nomeado pelo terceiro ano consecutivo para os prémios de moda britânicos, anunciou hoje a organização. José Neves, empresário fundador da plataforma ‘online’ de …

Televisão estatal chinesa não difunde início da temporada da NBA

A televisão estatal chinesa CCTV não difundiu os jogos inaugurais da 74ª temporada da NBA, após o atrito entre o Governo chinês e a liga norte-americana de basquetebol, suscitado por um comentário de apoio aos …