Trabalha à noite? Há uma combinação improvável para garantir que fica alerta

Um café e uma sesta rápida. Esta combinação improvável pode ser a solução para que as pessoas que trabalham por turnos fiquem alerta durante o expediente, concluiu uma nova investigação conduzida pela Universidade do Sul da Austrália.

“As pessoas que trabalham por turnos são frequentemente privadas do sono (…) Como resultado, costumam usar uma série de estratégias para aumentar o seu estado de alerta durante o turno da noite, e isso pode incluir pequenas sestas revigorante ou o consumo de café – mas é importante perceber que há desvantagens em ambos”, começou por dizer a autor principal do estudo, Stephanie Centofant, citada pelo portal Science Daily.

“Muitos trabalhadores tiram pequenas sestas durante o turno da noite porque ficam muito cansadas, mas a desvantagem é que estes trabalhadores podem sentir a chamadainércia do sono‘ – aquele torpor que se sente logo depois de acordar – e isso pode prejudicar o desempenho e o humor até uma hora depois da soneca”, disse.

O consumo de bebidas em cafeína, como café ou chá, também traz desvantagens.

“A cafeína também é utilizada por muitas pessoas para se manterem acordadas e alerta. Mas novamente, se o café foi consumido em grandes quantidades, pode prejudicar o sono e a saúde em geral. E se for usado para animar um trabalhador depois de uma pequena sesta, pode demorar cerca de 20 a 30 minutos a surtir efeito”.

Tendo em conta as desvantagens dos dois comportamentos, os cientistas sugerem que os trabalhadores por turno façam um pouco dos dois: uma pequena sesta e algum café.

“Uma ‘sesta com café’ pode ser uma alternativa viável – bebendo um café antes de tirar uma soneca, os trabalhadores em turno podem obter os benefícios de uma sesta de 20 a 30 minutos e beneficiam depois do efeito da cafeína ao acordar”.

E rematou: “É uma situação em que todos ganham”.

Para chegar a esta sugestão, os cientistas levaram a cabo um pequeno estudo no qual testaram o impacto de 200 miligramas de cafeína consumidas por participantes antes de uma sesta de 30 minutos às 03:30 horas, comparando depois estes resultados com um outro grupo de voluntários que tomou um placebo.

Segundo os resultados, publicados recentemente na revista científica Chronobiology International, os participantes que testaram a “sesta com café” mostraram melhorias significativas no seu desempenho e estado de alerta, evidenciando o potencial destes hábitos combinados para neutralizar o torpor do sono.

Centofanti frisa que o próximo passo passa por testar mais pessoas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Oposições criticam anúncios "pomposos” e gestão mediática do Governo

PSD, Bloco e PEV criticaram hoje a "gestão mediática" feita pelo Governo em relação ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e o PCP considerou que este programa revela o "grau de submissão" de Portugal …

Paquistanesas querem melhores leis contra a violação. Primeiro-ministro diz para vestirem mais roupa

As mulheres paquistaneses pedem melhores leis contra a violação. Entretanto, o seu primeiro-ministro diz-lhes que têm de vestir mais roupa. O Paquistão tem uma taxa de condenação por violação de 0,3%, uma das mais baixas do …

Jogador admite: "Escrevi uma frase racista"

Danilo Avelar está fora dos relvados há muito tempo, começou a jogar mais online e foi expulso. Corinthians também deverá castigar o atleta. Danilo Avelar não joga desde outubro de 2020 mas, mesmo longe dos jogos, …

Morreu o ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III

O ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III morreu hoje, aos 61 anos, depois de ter sido hospitalizado em Manila, disseram familiares aos meios de comunicação social locais. O ex-presidente das Filipinas Benigno "Noynoy" Aquino, herdeiro de …

Turista morre durante caminhada pelo Grand Canyon (e o calor excessivo poderá ser o culpado)

Uma mulher residente no estado de Ohio morreu enquanto fazia uma caminhada pelo Grand Canyon. De acordo com as autoridades, a morte estará relacionada com as temperaturas extremas que se faziam sentir. Michelle Meder, de 53 …

"Não temos condições de avançar". Calamidade prorrogada, Portugal recua no desconfinamento

Portugal vai travar o processo de desconfinamento em todo o território nacional, anunciou o Governo em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros desta quinta-feira. O conselho de ministros aprovou a prorrogação da Situação …

Túneis nazis em vulcão inativo da Polónia poderão esconder arquivo da Gestapo

Um grupo de exploradores polaco acredita que estes túneis nazis, construídos durante a II Guerra Mundial num vulcão inativo da Polónia, poderão esconder um arquivo da Gestapo. Uma rede de túneis feita pelos nazis num vulcão …

Portugal com duas mortes, 1.556 casos e menos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas duas mortes associadas à covid-19, 1.556 novos casos de infeções confirmadas, a maioria em Lisboa e Vale do Tejo, uma diminuição nos internamentos em enfermaria e um aumento nos …

Cristiano sai? Juventus tem sete alternativas

Juventus já terá uma lista restrita de possíveis reforços, caso o português deixe Turim durante este verão. Cristiano Ronaldo pode não voltar a jogar pela Juventus e, por isso, o clube de Turim já estuda alternativas …

UNESCO recomenda incluir Veneza na lista de património mundial em perigo

A UNESCO publicou estas recomendações a um mês da próxima sessão do seu comité de património mundial, que se vai realizar na China, de 16 a 31 de julho. Em Veneza, o impacto do turismo de …