/

Trabalha à noite? Há uma combinação improvável para garantir que fica alerta

Um café e uma sesta rápida. Esta combinação improvável pode ser a solução para que as pessoas que trabalham por turnos fiquem alerta durante o expediente, concluiu uma nova investigação conduzida pela Universidade do Sul da Austrália.

“As pessoas que trabalham por turnos são frequentemente privadas do sono (…) Como resultado, costumam usar uma série de estratégias para aumentar o seu estado de alerta durante o turno da noite, e isso pode incluir pequenas sestas revigorante ou o consumo de café – mas é importante perceber que há desvantagens em ambos”, começou por dizer a autor principal do estudo, Stephanie Centofant, citada pelo portal Science Daily.

“Muitos trabalhadores tiram pequenas sestas durante o turno da noite porque ficam muito cansadas, mas a desvantagem é que estes trabalhadores podem sentir a chamadainércia do sono‘ – aquele torpor que se sente logo depois de acordar – e isso pode prejudicar o desempenho e o humor até uma hora depois da soneca”, disse.

O consumo de bebidas em cafeína, como café ou chá, também traz desvantagens.

“A cafeína também é utilizada por muitas pessoas para se manterem acordadas e alerta. Mas novamente, se o café foi consumido em grandes quantidades, pode prejudicar o sono e a saúde em geral. E se for usado para animar um trabalhador depois de uma pequena sesta, pode demorar cerca de 20 a 30 minutos a surtir efeito”.

Tendo em conta as desvantagens dos dois comportamentos, os cientistas sugerem que os trabalhadores por turno façam um pouco dos dois: uma pequena sesta e algum café.

“Uma ‘sesta com café’ pode ser uma alternativa viável – bebendo um café antes de tirar uma soneca, os trabalhadores em turno podem obter os benefícios de uma sesta de 20 a 30 minutos e beneficiam depois do efeito da cafeína ao acordar”.

E rematou: “É uma situação em que todos ganham”.

Para chegar a esta sugestão, os cientistas levaram a cabo um pequeno estudo no qual testaram o impacto de 200 miligramas de cafeína consumidas por participantes antes de uma sesta de 30 minutos às 03:30 horas, comparando depois estes resultados com um outro grupo de voluntários que tomou um placebo.

Segundo os resultados, publicados recentemente na revista científica Chronobiology International, os participantes que testaram a “sesta com café” mostraram melhorias significativas no seu desempenho e estado de alerta, evidenciando o potencial destes hábitos combinados para neutralizar o torpor do sono.

Centofanti frisa que o próximo passo passa por testar mais pessoas.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.