Ciência mostra qual a maneira mais saudável de beber café

Uma equipa de investigadores suspeitam que beber café pode trazer benefícios para a nossa saúde e descobriram qual a melhor forma de fazê-lo.

Desde um expresso a um cappuccino, há centenas de formas diferentes de beber café. Não só em Portugal, mas um pouco em todo o mundo, o hábito de beber é bastante comum e faz movimentar um indústria avaliada em 30 mil milhões de dólares. No entanto, o consumo regular de café pode afetar a nossa saúde.

Com tantas formas de fazer café, qual é a que aquele mais benéfico para a nossa saúde? Um estudo publicado esta semana na revista científica European Journal of Preventive Cardiology comparou as diferentes formas de fazer café e descobriu qual o derradeiro vencedor.

Depois de acompanhar os efeitos na saúde e os hábitos de consumo de café de mais de meio milhão de pessoas na Noruega durante 20 anos, uma equipa de investigadores descobriu que beber moderadamente café filtrado proporciona o menor risco de mortalidade cardiovascular.

De acordo com a Inverse, os cientistas concluem que parece ajudar as pessoas a evitar doenças e mortes prematuras. E mais surpreendentemente ainda, beber café filtrado pode até aumentar a longevidade. Desta forma, beber café desta forma pode até ser mais benéfico para a saúde do que nem sequer beber.

“O nosso estudo fornece evidências fortes e convincentes de uma associação entre métodos de fazer café, ataques cardíacos e longevidade”, diz Dag Thelle, coautor do novo estudo e investigador da Universidade de Gotemburgo, na Suécia.

Por outro lado, o café não filtrado é a maneira mais perigosa de consumir esta bebida, de acordo com os investigadores. Os métodos de café não filtrado envolvem deixar a borra de café repousar por um período prolongado de tempo em água quente. Expressos, cappuccinos e café turco, por exemplo, são alguns dos cafés feitos desta forma.

“O café não filtrado contém substâncias que aumentam o colesterol no sangue“, explica Thelle. “O uso de um filtro remove essas substâncias e reduz a probabilidade de ataques cardíacos e morte prematura”.

Os dados do estudo mostram que pessoas que bebiam café filtrado tinham um risco 15% menor de morte em comparação com pessoas que não tomam café. Embora não consigam provar que o café seja o responsável por esta menor mortalidade, os investigadores acreditam que esse seja o caso devido ao facto de o café ser rico em antioxidantes.

A menor taxa de mortalidade foi verificada em pessoas que bebiam entre uma e quatro chávenas de café filtrado por dia.

ZAP //

PARTILHAR

23 COMENTÁRIOS

    • Muito bom seu comentário. Gostei do bom humor. Também tenho parentes q tomaram café e muito e morreram com mais de 85. Eu mesmo já estou chegando lá. Ñ no cemitério, mas nos 85.

  1. Essa pesquisa está com toda certeza enviesada pela crença de que a gordura é a responsável pela formação de placas de colesterol. Não é. O responsável por isso por isso é o açúcar – ou os açúcares e carboidratos, que causam inflamação nas artérias, às quais a gordura vem socorrer. É claro que as gorduras ruins, como óleos de soja, canola e vegetais entre outros – e aí eu não sei se os óleos do café podem ser incluídos – potencializam esse problema..

    • Paulo, tudo correto. Aí também incluo a falta de vitamina C, cuja carência aliada ao processo inflamatório do corpo, também vai provocando microrasgões nas artérias e o colesterol vai atuar como que um curativo nesses rasgões. Daí o acumular de colesterol nas artérias, porque o problema da inflamação e carência de Vitamina C não vão sendo resolvidos com nutrição adequada.
      O nosso corpo NECESSITA de colesterol, ele não é vilão, mas sim um “tapa-buracos”, ajudante no ajuste do equilíbrio do nosso corpo. A maior parte do colesterol encontra-se no nosso cérebro e ajuda a protegê-lo também da inflamação, por exemplo, pessoas com Alzheimer têm menos colesterol no cérebro.
      Quanto ao “óleo no café”, desconheço. Mas, na minha opinião, o café aumentar o colesterol, visto que o mesmo ajuda na proteção das artérias e cérebro, até é uma coisa boa.

    • Dr. Paulo, as gorduras vegetais não são ruins! As gorduras hidrogenadas vegetais ou animais é que são altamente cancerígenas!
      As gorduras animais estão comprovadas serem altamente perigosas para a saúde, provocam problemas cardiovasculares, responsáveis pelo número elevado de AVC’s, colesterol alto, graves problemas hepáticos e cancro!
      O nosso organismo necessita de gordura mas das saudáveis! A melhor é o óleo de graínha de uva! A pior é o óleo de colza, não por ser vegetal mas pela forma como é extraído o que provoca alterações moleculares que o transformam mais prejudicial à nossa saúde do que benéfico.
      Basta um abacate e um fio de azeite por dia na nossa alimentação, é o suficiente para manter uns níveis de colesterol normais e saudáveis!
      Óleo de café não existe!

      • Carla, por partes:

        – Sim, concordo, as gorduras hidrogenadas são terríveis
        – As gorduras animais não são causadoras de doenças – muito pelo contrário. Existem diversas literaturas científicas que ilustram os inúmeros erros nas pesquisas que apontam essa correlação entre gordura animal e problemas de saúde.
        – As quantidades de óleos vão variar de pessoa para pessoa, mas o fato é que existem pessoas se valendo das dietas cetogênicas, baseadas estritamente em gorduras, proteínas e vegetais, com ótimos resultados para a saúde em geral.

        Claro, nem tudo é 100% de certeza, mas existe sim uma grande reviravolta no meio científico no sentido de desbancar velhas falácias que nos induziram e erros grotescos e perigosos quanto à nossa saúde. Aliás, se alguém que você ama toma remédios contra colesterol. faça o favor de convence-los a aboli-los completamente, ao mesmo tempo em que cortam os açúcares da dieta, pois são causadores de demências, problemas musculares e outros.

        • Concordo plenamente consigo. A minha mãe tomava sivastantina para o colesterol e parou de tomar já há algum tempo! E os medicamentos também para “proteger” o estômago como Pepsamar também devem ser evitados pois provocam doenças oncológicas! Não se morre do mal, morre-se da cura!
          Sementes de sésamo pretas e cânhamo são extremamente saudáveis para o nosso organismo! Tal como as gorduras boas dos frutos secos! Temos que ser um pouco médicos de nós próprios.

          • Então… tenho níveis de colesterol alto e faço uso desse medicamento. Fiquei preocupada com o comentário. O que fazer neste caso? Qual seria o outro caminho ?

  2. Acredito que ao tomar mais café a pessoa fica ativa por mais tempo, isso contribui para a manutençao do peso e automaticamente gasta-se mais calorias.

  3. Na vdd o colesterol ruim ou chamado de LDL também eh responsável pelo acúmulo de placas de grossura no interior das artérias causando uma obstrução e impedindo que o fluxo sanguíneo ocorra de forma natural, por conta disso o coração começa a fazer mais força para o oxigênio armazenado nas hemácias presentes no sangue chegue aos demais tecidos do corpo, e esse excesso de força (taquicardia) acaba levando ao infarto, as outras coisas como proteínas e açúcares que não são utilizados, são transformados em gordura e armazenados no tecido adiposo, ou seja

  4. Gostaria que tivesse falado do Café italiano que é o mais gostoso e a Cafeteira ital8ana é de muita aceitação no Brasil e vi também em a Lisboa e Paris ! Gostaria de saber se o café feito nesta cafeteira é filtrado! Gostei do artigo ! Muito bom , quem não gosta de café? Obrigada

    • O café feito nas cafeteiras italianas não é filtrado! As bordas do café são fervidas através pequena câmara o que faz com que a água ao entrar em ebulição no fundo evapore, ferva as borras que estão a meio e condensa-se na parte superior já finalizado!
      Atenção: essas cafeteiras são geralmente feitas em alumínio, material este que liberta micropartículas que são altamente cancerígenas!!!! Prefira as de balão de vidro!

  5. Muito complicado dizer que foi o café responsável pela longevidade, pq o café faz parte de um estilo de vida mais ativo, existem várias variáveis, vejamos :
    Quem bebe café faz mais exercícios , estuda mais , trabalha mais , tem menos preguiça e se mantém mais ativo mentalmente e fisicamente . Então para o estudo ser perfeito , deveria mensurar algumas variáveis !

    • Bem colocado Bruno pois aqui em casa não vivemos sem café e meu filho de 20 anos e viciado em café e posso dizer com clareza parece ajudar ele muito bem nos estudos pois ele fica nervoso quando não tem o cafezinho, com leite puro tanto faz. Eu sinto dor de cabeça quando fico muito tempo durante o dia sem o cafezinho, o bom de tudo isso e que eu trabalho fazendo abastecimento de máquinas de café lá é moído na hora impossível resistir

  6. Café é vida.. meu cafe é raiz..(passo pelo coador d pano, nao uso filtro d papel ) tomo puro sem nenhum tipo d açúcar ou adoçante e o sabor é maravilhoso…

  7. Boa postagem ! Gostei ! Amo café , de preferência o arábica , filtrado , sem açúcar , na medida de 4 colheres por litro de água bem quente quase fervida ! Uma maravilha !

    • Acabei de pensar tomo tido dia o café arábico do tipo Nescafé, coloco 1 colher direito na xícara com água quente ou tomo caputino do mesmo jeito. Não coloco açúcar no cafe tao pouco no suco.Quanto a coar estou errada pois nenhum deles passa por coador.
      Meu colesterol chegou a 300. Meu cardio mandou q tomasse russovastantinas 10 miligramas. O colesterol desceu pra 160. Parei 3 meses subiu novamente pra 298. Agora o cardio mandou voltar ao remédio e repetir o exame em junho.
      Estou preocupada com minha saúde!

      • Oi Silvana , entendo sua preocupação ! Já tive pressão alta ! Hoje está totalmente controlada , mas é realmente necessário que tenhamos uma boa alimentação associada a um estilo de vida saudável , ou seja estar de bem com a vida , porque se não for assim , pra de só nenhuma tipo de alimentação vai resolver ! Nunca se esqueça que praticar exercícios físicos é totalmente indispensável , cuide se pra não ficar ansiosa e depressiva , isso vai te ajudar muito

  8. Não concordo que se diga que nenhum tipo de alimentação resolve problemas de saúde. Já desde tempos imemoriais que se diz que “Nós somos o que comemos. Que o nosso alimento seja o nosso medicamento”. O ser humano civilizado adquiriu doenças que nos homens pré-históricos não existiam. Daí estar muita gente hoje a tentar seguir a dieta paleolítica, O cancro é uma doença recente devida, em parte, a uma alimentação muito processada, baseada em fritos nos terríveis óleos hidrogenados. De facto todos os óleos são saudáveis desde que extraídos a frio, de contrário são todos altamente cancerígenos quando submetidos a altas temperaturas como as da fritura. Quanto ao café, ele não entra em nenhuma dieta. Verde tem muitas propriedades mas depois de torrado não sei.

    • Maria , tu não entendeu muito bem o que eu escrevi , eu disse que nenhuma alimentação por mais saudável que seja não irá resolver problema de saúde nenhum se levar um vida social saudável , se não acredita e mim , então pergunte um profissional da saúde ! Um atleta pode se alimentar da melhor comida saudável e natural do mundo , se não treinar se exercitar jamais vencerá coisa alguma ! Alimentação saudável é importante sim , mas aliada com esporte lazer e cultura

RESPONDER

Muito mais do que tabaco. Cientistas identificam drogas tomadas pelos maias em recipientes antigos

Uma equipa de cientistas da Washington State University identificou a presença de planta que não é do tabaco em recipientes de drogas dos antigos maias. Os investigadores detetaram "marigold mexicana" (Tagetes lucida) em resíduos retirados de …

Pico na primeira semana de fevereiro. Mesmo confinando, modelo prevê 1154 doentes em UCI

Portugal deverá ter 1.154 doentes internados em cuidados intensivos num pico na primeira semana de fevereiro, mesmo com um confinamento igual ao de março, avança um modelo da NOVA Information Management School. Portugal deverá duplicar o …

Biden assume leme dos EUA. Trump concede 140 perdões (e pede que se "reze" pelo sucessor)

Joe Biden assume esta quarta-feira o leme dos Estados Unidos. Porém, antes de sair, o Presidente cessante, Donald Trump, perdoou e comutou penas a mais de 140 pessoas. Nas horas finais da sua presidência, Donald Trump …

Ouvir música clássica enquanto faz exercício? A Ciência sugere que sim

Estudos sugerem que, ao contrário daquilo que pensa, ouvir música clássica enquanto se pratica exercício físico pode ajudá-lo no seu treino. Para muitas pessoas, uma parte essencial de qualquer regime de exercício é a música que …

“Não queiram fazer mistérios onde não existem”. UE encerrou caso do procurador europeu

A União Europeia (UE) deu por "encerrado" o caso do procurador europeu José Guerra e dos lapsos no seu currículo enviado pelo Governo. “A reunião dos membros do Conselho da UE decorreu na segunda-feira e …

Jack Ma reaparece após estar "desaparecido" quase três meses

O bilionário fundador do gigante do comércio eletrónico chinês Alibaba reapareceu, esta quarta-feira, numa reunião virtual com professores rurais, após meses de incerteza sobre o seu paradeiro. No vídeo, publicado no site do jornal chinês Tianmu …

Jesus voltou a testar negativo. Benfica confirma presença na Taça da Liga

O treinador do Benfica voltou a testar negativo ao novo coronavírus, num segundo teste realizado esta terça-feira, dia em que o clube anunciou ter 17 casos de infeção na sua estrutura profissional de futebol. "O Benfica …

Novas regras do confinamento entram em vigor esta quarta-feira (mas há exceções nos horários)

As novas medidas de restrição para travar a pandemia de covid-19 em Portugal entraram em vigor às 0h desta quarta-feira no âmbito do estado de emergência em vigor no país.  O primeiro-ministro anunciou esta segunda-feira que …

Ratos paraplégicos voltam a caminhar graças a proteína inovadora

Cientistas criaram e injetaram uma proteína no cérebro de ratos paraplégicos. Após um par de semanas, os ratos recuperaram a capacidade de caminhar. Não, não é milagre. Uma equipa de investigadores alemães conseguiu restaurar a capacidade …

Sporting vai apresentar queixa à Ordem dos Médicos do diretor clínico da Unilabs

O presidente do Sporting anunciou, esta terça-feira, a intenção de denunciar à Ordem dos Médicos o comportamento do diretor clínico da Unilabs, devido aos testes à covid-19 que impediram Nuno Mendes e Sporar de defrontar …