Ciência mostra qual a maneira mais saudável de beber café

Uma equipa de investigadores suspeitam que beber café pode trazer benefícios para a nossa saúde e descobriram qual a melhor forma de fazê-lo.

Desde um expresso a um cappuccino, há centenas de formas diferentes de beber café. Não só em Portugal, mas um pouco em todo o mundo, o hábito de beber é bastante comum e faz movimentar um indústria avaliada em 30 mil milhões de dólares. No entanto, o consumo regular de café pode afetar a nossa saúde.

Com tantas formas de fazer café, qual é a que aquele mais benéfico para a nossa saúde? Um estudo publicado esta semana na revista científica European Journal of Preventive Cardiology comparou as diferentes formas de fazer café e descobriu qual o derradeiro vencedor.

Depois de acompanhar os efeitos na saúde e os hábitos de consumo de café de mais de meio milhão de pessoas na Noruega durante 20 anos, uma equipa de investigadores descobriu que beber moderadamente café filtrado proporciona o menor risco de mortalidade cardiovascular.

De acordo com a Inverse, os cientistas concluem que parece ajudar as pessoas a evitar doenças e mortes prematuras. E mais surpreendentemente ainda, beber café filtrado pode até aumentar a longevidade. Desta forma, beber café desta forma pode até ser mais benéfico para a saúde do que nem sequer beber.

“O nosso estudo fornece evidências fortes e convincentes de uma associação entre métodos de fazer café, ataques cardíacos e longevidade”, diz Dag Thelle, coautor do novo estudo e investigador da Universidade de Gotemburgo, na Suécia.

Por outro lado, o café não filtrado é a maneira mais perigosa de consumir esta bebida, de acordo com os investigadores. Os métodos de café não filtrado envolvem deixar a borra de café repousar por um período prolongado de tempo em água quente. Expressos, cappuccinos e café turco, por exemplo, são alguns dos cafés feitos desta forma.

“O café não filtrado contém substâncias que aumentam o colesterol no sangue“, explica Thelle. “O uso de um filtro remove essas substâncias e reduz a probabilidade de ataques cardíacos e morte prematura”.

Os dados do estudo mostram que pessoas que bebiam café filtrado tinham um risco 15% menor de morte em comparação com pessoas que não tomam café. Embora não consigam provar que o café seja o responsável por esta menor mortalidade, os investigadores acreditam que esse seja o caso devido ao facto de o café ser rico em antioxidantes.

A menor taxa de mortalidade foi verificada em pessoas que bebiam entre uma e quatro chávenas de café filtrado por dia.

  ZAP //

PARTILHAR

23 COMENTÁRIOS

    • Muito bom seu comentário. Gostei do bom humor. Também tenho parentes q tomaram café e muito e morreram com mais de 85. Eu mesmo já estou chegando lá. Ñ no cemitério, mas nos 85.

  1. Essa pesquisa está com toda certeza enviesada pela crença de que a gordura é a responsável pela formação de placas de colesterol. Não é. O responsável por isso por isso é o açúcar – ou os açúcares e carboidratos, que causam inflamação nas artérias, às quais a gordura vem socorrer. É claro que as gorduras ruins, como óleos de soja, canola e vegetais entre outros – e aí eu não sei se os óleos do café podem ser incluídos – potencializam esse problema..

    • Paulo, tudo correto. Aí também incluo a falta de vitamina C, cuja carência aliada ao processo inflamatório do corpo, também vai provocando microrasgões nas artérias e o colesterol vai atuar como que um curativo nesses rasgões. Daí o acumular de colesterol nas artérias, porque o problema da inflamação e carência de Vitamina C não vão sendo resolvidos com nutrição adequada.
      O nosso corpo NECESSITA de colesterol, ele não é vilão, mas sim um “tapa-buracos”, ajudante no ajuste do equilíbrio do nosso corpo. A maior parte do colesterol encontra-se no nosso cérebro e ajuda a protegê-lo também da inflamação, por exemplo, pessoas com Alzheimer têm menos colesterol no cérebro.
      Quanto ao “óleo no café”, desconheço. Mas, na minha opinião, o café aumentar o colesterol, visto que o mesmo ajuda na proteção das artérias e cérebro, até é uma coisa boa.

    • Dr. Paulo, as gorduras vegetais não são ruins! As gorduras hidrogenadas vegetais ou animais é que são altamente cancerígenas!
      As gorduras animais estão comprovadas serem altamente perigosas para a saúde, provocam problemas cardiovasculares, responsáveis pelo número elevado de AVC’s, colesterol alto, graves problemas hepáticos e cancro!
      O nosso organismo necessita de gordura mas das saudáveis! A melhor é o óleo de graínha de uva! A pior é o óleo de colza, não por ser vegetal mas pela forma como é extraído o que provoca alterações moleculares que o transformam mais prejudicial à nossa saúde do que benéfico.
      Basta um abacate e um fio de azeite por dia na nossa alimentação, é o suficiente para manter uns níveis de colesterol normais e saudáveis!
      Óleo de café não existe!

      • Carla, por partes:

        – Sim, concordo, as gorduras hidrogenadas são terríveis
        – As gorduras animais não são causadoras de doenças – muito pelo contrário. Existem diversas literaturas científicas que ilustram os inúmeros erros nas pesquisas que apontam essa correlação entre gordura animal e problemas de saúde.
        – As quantidades de óleos vão variar de pessoa para pessoa, mas o fato é que existem pessoas se valendo das dietas cetogênicas, baseadas estritamente em gorduras, proteínas e vegetais, com ótimos resultados para a saúde em geral.

        Claro, nem tudo é 100% de certeza, mas existe sim uma grande reviravolta no meio científico no sentido de desbancar velhas falácias que nos induziram e erros grotescos e perigosos quanto à nossa saúde. Aliás, se alguém que você ama toma remédios contra colesterol. faça o favor de convence-los a aboli-los completamente, ao mesmo tempo em que cortam os açúcares da dieta, pois são causadores de demências, problemas musculares e outros.

        • Concordo plenamente consigo. A minha mãe tomava sivastantina para o colesterol e parou de tomar já há algum tempo! E os medicamentos também para “proteger” o estômago como Pepsamar também devem ser evitados pois provocam doenças oncológicas! Não se morre do mal, morre-se da cura!
          Sementes de sésamo pretas e cânhamo são extremamente saudáveis para o nosso organismo! Tal como as gorduras boas dos frutos secos! Temos que ser um pouco médicos de nós próprios.

          • Então… tenho níveis de colesterol alto e faço uso desse medicamento. Fiquei preocupada com o comentário. O que fazer neste caso? Qual seria o outro caminho ?

  2. Acredito que ao tomar mais café a pessoa fica ativa por mais tempo, isso contribui para a manutençao do peso e automaticamente gasta-se mais calorias.

  3. Na vdd o colesterol ruim ou chamado de LDL também eh responsável pelo acúmulo de placas de grossura no interior das artérias causando uma obstrução e impedindo que o fluxo sanguíneo ocorra de forma natural, por conta disso o coração começa a fazer mais força para o oxigênio armazenado nas hemácias presentes no sangue chegue aos demais tecidos do corpo, e esse excesso de força (taquicardia) acaba levando ao infarto, as outras coisas como proteínas e açúcares que não são utilizados, são transformados em gordura e armazenados no tecido adiposo, ou seja

  4. Gostaria que tivesse falado do Café italiano que é o mais gostoso e a Cafeteira ital8ana é de muita aceitação no Brasil e vi também em a Lisboa e Paris ! Gostaria de saber se o café feito nesta cafeteira é filtrado! Gostei do artigo ! Muito bom , quem não gosta de café? Obrigada

    • O café feito nas cafeteiras italianas não é filtrado! As bordas do café são fervidas através pequena câmara o que faz com que a água ao entrar em ebulição no fundo evapore, ferva as borras que estão a meio e condensa-se na parte superior já finalizado!
      Atenção: essas cafeteiras são geralmente feitas em alumínio, material este que liberta micropartículas que são altamente cancerígenas!!!! Prefira as de balão de vidro!

  5. Muito complicado dizer que foi o café responsável pela longevidade, pq o café faz parte de um estilo de vida mais ativo, existem várias variáveis, vejamos :
    Quem bebe café faz mais exercícios , estuda mais , trabalha mais , tem menos preguiça e se mantém mais ativo mentalmente e fisicamente . Então para o estudo ser perfeito , deveria mensurar algumas variáveis !

    • Bem colocado Bruno pois aqui em casa não vivemos sem café e meu filho de 20 anos e viciado em café e posso dizer com clareza parece ajudar ele muito bem nos estudos pois ele fica nervoso quando não tem o cafezinho, com leite puro tanto faz. Eu sinto dor de cabeça quando fico muito tempo durante o dia sem o cafezinho, o bom de tudo isso e que eu trabalho fazendo abastecimento de máquinas de café lá é moído na hora impossível resistir

  6. Café é vida.. meu cafe é raiz..(passo pelo coador d pano, nao uso filtro d papel ) tomo puro sem nenhum tipo d açúcar ou adoçante e o sabor é maravilhoso…

  7. Boa postagem ! Gostei ! Amo café , de preferência o arábica , filtrado , sem açúcar , na medida de 4 colheres por litro de água bem quente quase fervida ! Uma maravilha !

    • Acabei de pensar tomo tido dia o café arábico do tipo Nescafé, coloco 1 colher direito na xícara com água quente ou tomo caputino do mesmo jeito. Não coloco açúcar no cafe tao pouco no suco.Quanto a coar estou errada pois nenhum deles passa por coador.
      Meu colesterol chegou a 300. Meu cardio mandou q tomasse russovastantinas 10 miligramas. O colesterol desceu pra 160. Parei 3 meses subiu novamente pra 298. Agora o cardio mandou voltar ao remédio e repetir o exame em junho.
      Estou preocupada com minha saúde!

      • Oi Silvana , entendo sua preocupação ! Já tive pressão alta ! Hoje está totalmente controlada , mas é realmente necessário que tenhamos uma boa alimentação associada a um estilo de vida saudável , ou seja estar de bem com a vida , porque se não for assim , pra de só nenhuma tipo de alimentação vai resolver ! Nunca se esqueça que praticar exercícios físicos é totalmente indispensável , cuide se pra não ficar ansiosa e depressiva , isso vai te ajudar muito

  8. Não concordo que se diga que nenhum tipo de alimentação resolve problemas de saúde. Já desde tempos imemoriais que se diz que “Nós somos o que comemos. Que o nosso alimento seja o nosso medicamento”. O ser humano civilizado adquiriu doenças que nos homens pré-históricos não existiam. Daí estar muita gente hoje a tentar seguir a dieta paleolítica, O cancro é uma doença recente devida, em parte, a uma alimentação muito processada, baseada em fritos nos terríveis óleos hidrogenados. De facto todos os óleos são saudáveis desde que extraídos a frio, de contrário são todos altamente cancerígenos quando submetidos a altas temperaturas como as da fritura. Quanto ao café, ele não entra em nenhuma dieta. Verde tem muitas propriedades mas depois de torrado não sei.

    • Maria , tu não entendeu muito bem o que eu escrevi , eu disse que nenhuma alimentação por mais saudável que seja não irá resolver problema de saúde nenhum se levar um vida social saudável , se não acredita e mim , então pergunte um profissional da saúde ! Um atleta pode se alimentar da melhor comida saudável e natural do mundo , se não treinar se exercitar jamais vencerá coisa alguma ! Alimentação saudável é importante sim , mas aliada com esporte lazer e cultura

RESPONDER

A humanidade sobreviveu a cinco apocalipses. E está preparada para mais

Nos últimos meses, a atenção mediática tem recaído sobre temas como pandemias, vulcões, sismos e outras catástrofes a que, não sendo novidades, a humanidade tem vindo a sobreviver de forma quase inexplicável. Pandemias, vulcões, sismos, cheias …

OE. Costa promete salário mínimo de 850 euros em 2025 e aumento de pensões em janeiro

O secretário-geral do PS, António Costa, afirmou esta sexta-feira que é intenção do Governo elevar o salário mínimo aos 850 euros em 2025 e aumentar o mínimo de existência no próximo ano, isentando de IRS …

Cientistas portugueses ajudam a descobrir novo mecanismo para regeneração muscular

O músculo é conhecido por se regenerar através de um processo complexo que envolve várias etapas e depende de células-tronco. Mas uma nova pesquisa apresenta um novo mecanismo. Um novo estudo liderado por investigadores do Instituto …

Investigadores de Harvard utilizam corantes para armazenar dados

Na era digital, quase tudo é possível. Uma equipa de químicos de Harvard desenvolveu um novo sistema que utiliza misturas de sete corantes fluorescentes disponíveis comercialmente para armazenar ficheiros de dados. É comum pensarmos no armazenamento …

Uma impressão artística de um impacto gigantesco no sistema estelar HD 17255

Dois planetas envolveram-se num choque tão violento que um deles perdeu a atmosfera

Uma equipa de astrónomos encontrou provas de uma gigantesca colisão entre dois planetas num sistema planetário jovem, localizado a 95 anos-luz da Terra. A poeira à volta da jovem estrela HD 172555, de 23 milhões de …

Rorhwerk, o maior instrumento musical do mundo

Rohrwerk, uma obra de arte efémera, é a maior "fábrica do som" do mundo

Uma espécie de "pavilhão do som". Alunos da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, criaram um novo instrumento musical, o maior alguma vez construído. Com 45 metros de altura, a obra de arte imponente …

Costa já pediu desculpas às confederações patronais. "Houve um lapso"

O primeiro-ministro afirmou, esta sexta-feira, que já apresentou um pedido de desculpas às confederações patronais por o Governo ter aprovado duas medidas na área do trabalho sem antes as ter apresentado em Concertação Social. À chegada …

Luxemburgo torna-se o primeiro país da Europa a legalizar o cultivo e consumo de canábis

O Governo luxemburguês anunciou, esta sexta-feira, que o país será a primeira nação do Velho Continente a legalizar o cultivo e o consumo de canábis. De acordo com a nova legislação, explica o jornal The …

Prisão preventiva para suspeitos da morte de jovem no metro das Laranjeiras

Os quatro suspeitos da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, ficaram em prisão preventiva, depois de presentes a primeiro interrogatório judicial. Os quatro arguidos, com idades entre os …

Cristiano vs. Salah: Klopp não queria comparar mas comparou

Treinador do Liverpool não acredita que vai encontrar um adversário debilitado: "Eles são capazes de fazer coisas incríveis". É o grande jogo de futebol no Reino Unido e um dos mais aguardados em todos os países: …