Uma equipa de investigadores suspeitam que beber café pode trazer benefícios para a nossa saúde e descobriram qual a melhor forma de fazê-lo.
Desde um expresso a um cappuccino, há centenas de formas diferentes de beber café. Não só em Portugal, mas um pouco em todo o mundo, o hábito de beber é bastante comum e faz movimentar um indústria avaliada em 30 mil milhões de dólares. No entanto, o consumo regular de café pode afetar a nossa saúde.
Com tantas formas de fazer café, qual é a que aquele mais benéfico para a nossa saúde? Um estudo publicado esta semana na revista científica European Journal of Preventive Cardiology comparou as diferentes formas de fazer café e descobriu qual o derradeiro vencedor.
Depois de acompanhar os efeitos na saúde e os hábitos de consumo de café de mais de meio milhão de pessoas na Noruega durante 20 anos, uma equipa de investigadores descobriu que beber moderadamente café filtrado proporciona o menor risco de mortalidade cardiovascular.
De acordo com a Inverse, os cientistas concluem que parece ajudar as pessoas a evitar doenças e mortes prematuras. E mais surpreendentemente ainda, beber café filtrado pode até aumentar a longevidade. Desta forma, beber café desta forma pode até ser mais benéfico para a saúde do que nem sequer beber.
“O nosso estudo fornece evidências fortes e convincentes de uma associação entre métodos de fazer café, ataques cardíacos e longevidade”, diz Dag Thelle, coautor do novo estudo e investigador da Universidade de Gotemburgo, na Suécia.
Por outro lado, o café não filtrado é a maneira mais perigosa de consumir esta bebida, de acordo com os investigadores. Os métodos de café não filtrado envolvem deixar a borra de café repousar por um período prolongado de tempo em água quente. Expressos, cappuccinos e café turco, por exemplo, são alguns dos cafés feitos desta forma.
“O café não filtrado contém substâncias que aumentam o colesterol no sangue“, explica Thelle. “O uso de um filtro remove essas substâncias e reduz a probabilidade de ataques cardíacos e morte prematura”.
Os dados do estudo mostram que pessoas que bebiam café filtrado tinham um risco 15% menor de morte em comparação com pessoas que não tomam café. Embora não consigam provar que o café seja o responsável por esta menor mortalidade, os investigadores acreditam que esse seja o caso devido ao facto de o café ser rico em antioxidantes.
A menor taxa de mortalidade foi verificada em pessoas que bebiam entre uma e quatro chávenas de café filtrado por dia.
“a melhor forma de fazê-lo” é por uma chávena de porcelana, daquelas que existem nos cafés… é a minha opinião.
A minha mãe bebeu “bicas” até aos 95 anos.
Muito bom seu comentário. Gostei do bom humor. Também tenho parentes q tomaram café e muito e morreram com mais de 85. Eu mesmo já estou chegando lá. Ñ no cemitério, mas nos 85.
Essa pesquisa está com toda certeza enviesada pela crença de que a gordura é a responsável pela formação de placas de colesterol. Não é. O responsável por isso por isso é o açúcar – ou os açúcares e carboidratos, que causam inflamação nas artérias, às quais a gordura vem socorrer. É claro que as gorduras ruins, como óleos de soja, canola e vegetais entre outros – e aí eu não sei se os óleos do café podem ser incluídos – potencializam esse problema..
Com certeza sua colocação está perfeita, só queria te parabenizar porque isso que eu aprendi .
Valeu!!
Paulo, tudo correto. Aí também incluo a falta de vitamina C, cuja carência aliada ao processo inflamatório do corpo, também vai provocando microrasgões nas artérias e o colesterol vai atuar como que um curativo nesses rasgões. Daí o acumular de colesterol nas artérias, porque o problema da inflamação e carência de Vitamina C não vão sendo resolvidos com nutrição adequada.
O nosso corpo NECESSITA de colesterol, ele não é vilão, mas sim um “tapa-buracos”, ajudante no ajuste do equilíbrio do nosso corpo. A maior parte do colesterol encontra-se no nosso cérebro e ajuda a protegê-lo também da inflamação, por exemplo, pessoas com Alzheimer têm menos colesterol no cérebro.
Quanto ao “óleo no café”, desconheço. Mas, na minha opinião, o café aumentar o colesterol, visto que o mesmo ajuda na proteção das artérias e cérebro, até é uma coisa boa.
Dr. Paulo, as gorduras vegetais não são ruins! As gorduras hidrogenadas vegetais ou animais é que são altamente cancerígenas!
As gorduras animais estão comprovadas serem altamente perigosas para a saúde, provocam problemas cardiovasculares, responsáveis pelo número elevado de AVC’s, colesterol alto, graves problemas hepáticos e cancro!
O nosso organismo necessita de gordura mas das saudáveis! A melhor é o óleo de graínha de uva! A pior é o óleo de colza, não por ser vegetal mas pela forma como é extraído o que provoca alterações moleculares que o transformam mais prejudicial à nossa saúde do que benéfico.
Basta um abacate e um fio de azeite por dia na nossa alimentação, é o suficiente para manter uns níveis de colesterol normais e saudáveis!
Óleo de café não existe!
Carla, por partes:
– Sim, concordo, as gorduras hidrogenadas são terríveis
– As gorduras animais não são causadoras de doenças – muito pelo contrário. Existem diversas literaturas científicas que ilustram os inúmeros erros nas pesquisas que apontam essa correlação entre gordura animal e problemas de saúde.
– As quantidades de óleos vão variar de pessoa para pessoa, mas o fato é que existem pessoas se valendo das dietas cetogênicas, baseadas estritamente em gorduras, proteínas e vegetais, com ótimos resultados para a saúde em geral.
Claro, nem tudo é 100% de certeza, mas existe sim uma grande reviravolta no meio científico no sentido de desbancar velhas falácias que nos induziram e erros grotescos e perigosos quanto à nossa saúde. Aliás, se alguém que você ama toma remédios contra colesterol. faça o favor de convence-los a aboli-los completamente, ao mesmo tempo em que cortam os açúcares da dieta, pois são causadores de demências, problemas musculares e outros.
Concordo plenamente consigo. A minha mãe tomava sivastantina para o colesterol e parou de tomar já há algum tempo! E os medicamentos também para “proteger” o estômago como Pepsamar também devem ser evitados pois provocam doenças oncológicas! Não se morre do mal, morre-se da cura!
Sementes de sésamo pretas e cânhamo são extremamente saudáveis para o nosso organismo! Tal como as gorduras boas dos frutos secos! Temos que ser um pouco médicos de nós próprios.
Então… tenho níveis de colesterol alto e faço uso desse medicamento. Fiquei preocupada com o comentário. O que fazer neste caso? Qual seria o outro caminho ?
Acredito que ao tomar mais café a pessoa fica ativa por mais tempo, isso contribui para a manutençao do peso e automaticamente gasta-se mais calorias.
Café café café, eita coisa boa com um pãozinho com manteiga
Na vdd o colesterol ruim ou chamado de LDL também eh responsável pelo acúmulo de placas de grossura no interior das artérias causando uma obstrução e impedindo que o fluxo sanguíneo ocorra de forma natural, por conta disso o coração começa a fazer mais força para o oxigênio armazenado nas hemácias presentes no sangue chegue aos demais tecidos do corpo, e esse excesso de força (taquicardia) acaba levando ao infarto, as outras coisas como proteínas e açúcares que não são utilizados, são transformados em gordura e armazenados no tecido adiposo, ou seja
Gostaria que tivesse falado do Café italiano que é o mais gostoso e a Cafeteira ital8ana é de muita aceitação no Brasil e vi também em a Lisboa e Paris ! Gostaria de saber se o café feito nesta cafeteira é filtrado! Gostei do artigo ! Muito bom , quem não gosta de café? Obrigada
O café feito nas cafeteiras italianas não é filtrado! As bordas do café são fervidas através pequena câmara o que faz com que a água ao entrar em ebulição no fundo evapore, ferva as borras que estão a meio e condensa-se na parte superior já finalizado!
Atenção: essas cafeteiras são geralmente feitas em alumínio, material este que liberta micropartículas que são altamente cancerígenas!!!! Prefira as de balão de vidro!
Muito complicado dizer que foi o café responsável pela longevidade, pq o café faz parte de um estilo de vida mais ativo, existem várias variáveis, vejamos :
Quem bebe café faz mais exercícios , estuda mais , trabalha mais , tem menos preguiça e se mantém mais ativo mentalmente e fisicamente . Então para o estudo ser perfeito , deveria mensurar algumas variáveis !
Bem colocado Bruno pois aqui em casa não vivemos sem café e meu filho de 20 anos e viciado em café e posso dizer com clareza parece ajudar ele muito bem nos estudos pois ele fica nervoso quando não tem o cafezinho, com leite puro tanto faz. Eu sinto dor de cabeça quando fico muito tempo durante o dia sem o cafezinho, o bom de tudo isso e que eu trabalho fazendo abastecimento de máquinas de café lá é moído na hora impossível resistir
Café é vida.. meu cafe é raiz..(passo pelo coador d pano, nao uso filtro d papel ) tomo puro sem nenhum tipo d açúcar ou adoçante e o sabor é maravilhoso…
Boa postagem ! Gostei ! Amo café , de preferência o arábica , filtrado , sem açúcar , na medida de 4 colheres por litro de água bem quente quase fervida ! Uma maravilha !
Acabei de pensar tomo tido dia o café arábico do tipo Nescafé, coloco 1 colher direito na xícara com água quente ou tomo caputino do mesmo jeito. Não coloco açúcar no cafe tao pouco no suco.Quanto a coar estou errada pois nenhum deles passa por coador.
Meu colesterol chegou a 300. Meu cardio mandou q tomasse russovastantinas 10 miligramas. O colesterol desceu pra 160. Parei 3 meses subiu novamente pra 298. Agora o cardio mandou voltar ao remédio e repetir o exame em junho.
Estou preocupada com minha saúde!
Oi Silvana , entendo sua preocupação ! Já tive pressão alta ! Hoje está totalmente controlada , mas é realmente necessário que tenhamos uma boa alimentação associada a um estilo de vida saudável , ou seja estar de bem com a vida , porque se não for assim , pra de só nenhuma tipo de alimentação vai resolver ! Nunca se esqueça que praticar exercícios físicos é totalmente indispensável , cuide se pra não ficar ansiosa e depressiva , isso vai te ajudar muito
Não concordo que se diga que nenhum tipo de alimentação resolve problemas de saúde. Já desde tempos imemoriais que se diz que “Nós somos o que comemos. Que o nosso alimento seja o nosso medicamento”. O ser humano civilizado adquiriu doenças que nos homens pré-históricos não existiam. Daí estar muita gente hoje a tentar seguir a dieta paleolítica, O cancro é uma doença recente devida, em parte, a uma alimentação muito processada, baseada em fritos nos terríveis óleos hidrogenados. De facto todos os óleos são saudáveis desde que extraídos a frio, de contrário são todos altamente cancerígenos quando submetidos a altas temperaturas como as da fritura. Quanto ao café, ele não entra em nenhuma dieta. Verde tem muitas propriedades mas depois de torrado não sei.
Maria , tu não entendeu muito bem o que eu escrevi , eu disse que nenhuma alimentação por mais saudável que seja não irá resolver problema de saúde nenhum se levar um vida social saudável , se não acredita e mim , então pergunte um profissional da saúde ! Um atleta pode se alimentar da melhor comida saudável e natural do mundo , se não treinar se exercitar jamais vencerá coisa alguma ! Alimentação saudável é importante sim , mas aliada com esporte lazer e cultura