//

A Torre de Pisa foi salva (por quatro centímetros)

1

A Torre de Pisa foi endireitada em quatro centímetros, o que lhe concedeu uma maior estabilidade, permitindo assim salvar este monumento histórico.

“A Torre de Pisa está estável”, garantiram os técnicos de engenharia, que adiantaram que este monumento histórico italiano está a salvo. Dezassete anos de trabalhos de engenharia retiraram à inclinação da Torre de Pisa quatro centímetros.

O anúncio foi feito esta quarta-feira em comunicado pelo grupo de trabalho que foi criado há dezassete anos para monitorizar e acompanhar o processo de recuperação deste monumento. O documento adianta ainda que os trabalhos permitiram reduzir a inclinação da torre.

Nunziante Squeglia, professor da Universidade de Pisa que integra este grupo, afirmou que o monumento, que conta com uns imponentes 57 metros de altura, foi endireitado em poucos centímetros. No entanto, foi o suficiente para lhe dar estabilidade.

O monumento está bem de saúde e recomenda-se. “As oscilações variam agora, em média, meio milímetro por ano, mas o que vale é a estabilidade do campanário, que se mostra melhor do que as previsões iniciais”, informou o especialista.

As atividades do grupo de vigilância são apoiadas economicamente pela entidade Opera della Primaziale Pisana, responsável pelos principais monumentos da cidade italiana.

A construção da Torre de Pisa começou em 1173 e o monumento começou a inclinar-se quase de imediato, dado que o terreno onde foi construída era demasiado suave para aguentar o peso do monumento.

Em 1990, a torre foi fechada ao público por risco de insegurança. Na altura, a inclinação alcançava os 4,5 metros na vertical.

ZAP //

1 Comment

  1. Era preferível indicarem o movimento de estabilização em graus. A utilização de centímetros carece da indicação do referencial.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.