Tony Blair prevê regresso do Reino Unido à União Europeia no futuro

thenickster / Flickr

Tony Blair, ex-Primeiro-ministro britânico

Tony Blair, ex-Primeiro-ministro britânico

O antigo primeiro-ministro britânico Tony Blair manifestou-se hoje convicto de que, no futuro, o Reino Unido vai querer regressar à União Europeia, numa entrevista a jornal britânico, para assinalar os 20 anos da sua vitória eleitoral.

“A minha previsão é que, pode levar outra geração, mas em algum momento vamos querer voltar para a União Europeia”, disse o ex-líder do Partido Trabalhista entre 1994 e 2007, eleito primeiro-ministro em maio de 1997, na entrevista ao ‘The Daily Mirror’.

“O mercado único colocava-nos na Liga dos Campeões dos acordos comerciais. Um acordo de comércio simples é estar na ‘Premier League’, que nós estamos a rejeitar”, afirmou Tony Blair, que se opõe ao ‘Brexit’, à saída do Reino Unido da União Europeia, indica a agência de notícias espanhola EFE, que cita a entrevista ao jornal britânico.

Blair, que se retirou da primeira linha da discussão política em 2007, dando lugar a Gordon Brown, explica que o voto a favor da ‘Brexit’ no referendo em 23 de junho, lhe deu o “ímpeto” para voltar a envolver-se na política, mas descartou um eventual regresso ao Parlamento.

Isto do ‘Brexit’ deu-me uma motivação específica para me envolver mais na política”, sublinhou o ex-chefe de governo, que fez história ao vencer três eleições no Partido Trabalhista, mas que começou a ficar desacreditado ao levar o Reino Unido a participar na guerra do Iraque, em 2003.

Tony Blair disse, ainda, que vai participar ativamente para influenciar o debate, admitindo que irá receber “muitas críticas” sempre que regresse “à arena política”.

“Mas eu não quero passar por este momento histórico e não dizer nada, porque isso significaria que eu não me importo com este país, e eu importo-me”, disse o antigo primeiro-ministro britânico.

// Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Pois… é provável que, quando estiverem à rasca (como estavam nos anos 70!) venham logo a correr pedinchar para voltar a entrar na UE…
    Só que para a próxima não haverá benesses exclusivas para o RU, pois além de estarem sempre a pedir/exigir estatutos especiais e mordomias, ainda passavam o tempo a puxar a UE para baixo!!

  2. O tempo trará o resultado deste desatino britânico … e mostrará que ao invés de ganharem perderam e não me admirará que eles queriam voltar para a UE por conveniência !

RESPONDER

"Morri no Paralelo79N". Diário revela as últimas horas de um explorador que morreu sozinho na Gronelândia

Os investigadores analisaram a última entrada do diário de explorador polar do século XX, Jørgen Brønlund, incluindo uma curiosa mancha negra, escrita antes de morrer sozinho no nordeste da Gronelândia, descobrindo o que lhe aconteceu …

Cybershoes. O problema de andar em Realidade Virtual pode já ter uma solução

Um dos problemas com os jogos de Realidade Virtual é que, normalmente, as experiências são definidas numa escala maior do que uma sala de estar. Assim, o jogador acaba por ter de ficar numa parte …

"Um tsunami de dívidas". O mundo deve a si mesmo 277 mil milhões de dólares

Prevê-se que até ao final deste ano, a dívida da economia mundial atinja os 277 mil milhões de dólares. A pandemia de covid-19 é um dos fatores responsáveis. A pandemia de covid-19 não só está a …

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

"É obviamente possível" que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19. A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se …

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …

Hackers expõem na cloud dados que roubaram de utilizadores do Spotify. Foi um acidente

Um grupo de piratas informáticos compilou uma base de dados com cerca de 250.000 palavras-passe do Spotify e armazenaram os dados na cloud. No entanto, esqueceram-se de proteger o armazenamento com uma palavra-passe. De acordo com …