Tony Blair prevê regresso do Reino Unido à União Europeia no futuro

thenickster / Flickr

Tony Blair, ex-Primeiro-ministro britânico

Tony Blair, ex-Primeiro-ministro britânico

O antigo primeiro-ministro britânico Tony Blair manifestou-se hoje convicto de que, no futuro, o Reino Unido vai querer regressar à União Europeia, numa entrevista a jornal britânico, para assinalar os 20 anos da sua vitória eleitoral.

“A minha previsão é que, pode levar outra geração, mas em algum momento vamos querer voltar para a União Europeia”, disse o ex-líder do Partido Trabalhista entre 1994 e 2007, eleito primeiro-ministro em maio de 1997, na entrevista ao ‘The Daily Mirror’.

“O mercado único colocava-nos na Liga dos Campeões dos acordos comerciais. Um acordo de comércio simples é estar na ‘Premier League’, que nós estamos a rejeitar”, afirmou Tony Blair, que se opõe ao ‘Brexit’, à saída do Reino Unido da União Europeia, indica a agência de notícias espanhola EFE, que cita a entrevista ao jornal britânico.

Blair, que se retirou da primeira linha da discussão política em 2007, dando lugar a Gordon Brown, explica que o voto a favor da ‘Brexit’ no referendo em 23 de junho, lhe deu o “ímpeto” para voltar a envolver-se na política, mas descartou um eventual regresso ao Parlamento.

Isto do ‘Brexit’ deu-me uma motivação específica para me envolver mais na política”, sublinhou o ex-chefe de governo, que fez história ao vencer três eleições no Partido Trabalhista, mas que começou a ficar desacreditado ao levar o Reino Unido a participar na guerra do Iraque, em 2003.

Tony Blair disse, ainda, que vai participar ativamente para influenciar o debate, admitindo que irá receber “muitas críticas” sempre que regresse “à arena política”.

“Mas eu não quero passar por este momento histórico e não dizer nada, porque isso significaria que eu não me importo com este país, e eu importo-me”, disse o antigo primeiro-ministro britânico.

// Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Pois… é provável que, quando estiverem à rasca (como estavam nos anos 70!) venham logo a correr pedinchar para voltar a entrar na UE…
    Só que para a próxima não haverá benesses exclusivas para o RU, pois além de estarem sempre a pedir/exigir estatutos especiais e mordomias, ainda passavam o tempo a puxar a UE para baixo!!

  2. O tempo trará o resultado deste desatino britânico … e mostrará que ao invés de ganharem perderam e não me admirará que eles queriam voltar para a UE por conveniência !

RESPONDER

Santa Maria ganha 40 camas para os cuidados intensivos

A maior unidade hospitalar do país reforçou capacidade dos Cuidados Intensivos para os doentes infetados, passando das atuais 80 camas para cerca de 120. O Hospital Santa Maria, em Lisboa, vai quadruplicar a sua capacidade …

"Isto é criminoso". Estivadores dizem que há risco de portos pararem

"Da forma como estamos a trabalhar nos portos, corremos o risco de todo o contingente ficar parado, porque não há nenhum cuidado em termos de criar equipas rotativas", garantiu o líder sindical. O presidente do Sindicato …

Demitiu-se o diretor do serviço de cirurgia e transplantação do Curry Cabral

Américo Martins demitiu-se esta quarta-feira por ter visto impedida a proposta de reorganização com circuitos independentes no hospital. O diretor do Serviço de Cirurgia Geral e Transplantação do Hospital Curry Cabral, Américo Martins, demitiu-se esta quarta-feira …

Bancos impedidos de cobrar comissões por operações digitais. Acesso a jogos online limitados

Os bancos vão ficar impedidos de cobrar comissões por operações de pagamento através de plataformas digitais dos prestadores de serviços, segundo uma proposta do PEV com alterações do PS aprovada no Parlamento. O projeto de lei …

Pessoas assintomáticas devem usar máscara, diz Centro Europeu de Controlo de Doenças

Num relatório divulgado na quarta-feira, o Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC) referiu que as máscaras podem reduzir a propagação do novo coronavírus de pessoas assintomáticas, recomendando a sua utilização. De acordo com o Público, …

Portugal ultrapassa as 400 vítimas mortais. Cordão sanitário em Castro Daire equacionado

Portugal regista esta quinta-feira 409 mortos associados à covid-19, mais 29 do que na quarta-feira, e 13.956 infetados (mais 815), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Trata-se de um aumento de 6% …

"Em segundo plano". OM alerta para falta de resposta para doentes prioritários não covid-19

A Ordem dos Médicos (OM) alertou esta quinta-feira para a falta de resposta aos doentes prioritários não covid-19, que diz estarem a ser relegados para segundo plano, em áreas que “não podem esperar” como a …

Lagarde contraria Draghi. Perdão de dívida às empresas é “impensável”

A presidente do Banco Central Europeu considera "impensável" conceder um perdão de dívida generalizado das dívidas contraídas pelas empresas, ao contrário do que sugeriu o antigo presidente do BCE, Mario Draghi. “Parece-me totalmente impensável. Não é …

No Norte, espera-se duas semanas para fazer testes à covid-19

Na Área Metropolitana do Porto, muitos esperam duas semanas para realizar o teste à covid-19, denunciam vários autarcas. Em causa está a falta de material e equipamentos. Mais de metade dos casos confirmados de covid-19 em …

António Costa adia decisão sobre reabertura das escolas para o fim do mês

O Governo anuncia, esta quinta-feira, a decisão em relação às atividades letivas no terceiro período, depois de ter ouvido durante dois dias especialistas, representantes da comunidade escolar, partidos, sindicatos e os órgãos consultivos do Ministério …