O antigo primeiro-ministro britânico Tony Blair manifestou-se hoje convicto de que, no futuro, o Reino Unido vai querer regressar à União Europeia, numa entrevista a jornal britânico, para assinalar os 20 anos da sua vitória eleitoral.
“A minha previsão é que, pode levar outra geração, mas em algum momento vamos querer voltar para a União Europeia”, disse o ex-líder do Partido Trabalhista entre 1994 e 2007, eleito primeiro-ministro em maio de 1997, na entrevista ao ‘The Daily Mirror’.
“O mercado único colocava-nos na Liga dos Campeões dos acordos comerciais. Um acordo de comércio simples é estar na ‘Premier League’, que nós estamos a rejeitar”, afirmou Tony Blair, que se opõe ao ‘Brexit’, à saída do Reino Unido da União Europeia, indica a agência de notícias espanhola EFE, que cita a entrevista ao jornal britânico.
Blair, que se retirou da primeira linha da discussão política em 2007, dando lugar a Gordon Brown, explica que o voto a favor da ‘Brexit’ no referendo em 23 de junho, lhe deu o “ímpeto” para voltar a envolver-se na política, mas descartou um eventual regresso ao Parlamento.
“Isto do ‘Brexit’ deu-me uma motivação específica para me envolver mais na política”, sublinhou o ex-chefe de governo, que fez história ao vencer três eleições no Partido Trabalhista, mas que começou a ficar desacreditado ao levar o Reino Unido a participar na guerra do Iraque, em 2003.
Tony Blair disse, ainda, que vai participar ativamente para influenciar o debate, admitindo que irá receber “muitas críticas” sempre que regresse “à arena política”.
“Mas eu não quero passar por este momento histórico e não dizer nada, porque isso significaria que eu não me importo com este país, e eu importo-me”, disse o antigo primeiro-ministro britânico.
// Lusa
Pois… é provável que, quando estiverem à rasca (como estavam nos anos 70!) venham logo a correr pedinchar para voltar a entrar na UE…
Só que para a próxima não haverá benesses exclusivas para o RU, pois além de estarem sempre a pedir/exigir estatutos especiais e mordomias, ainda passavam o tempo a puxar a UE para baixo!!
O tempo trará o resultado deste desatino britânico … e mostrará que ao invés de ganharem perderam e não me admirará que eles queriam voltar para a UE por conveniência !
Cá para mim ainda vão sair mais países dessa ordinária UE-OTAN. O futuro dirá quem tem razão.