Tomás Correia pode deixar o Montepio em breve

António Cotrim / Lusa

Tomás Correira, presidente da Associação Mutualista Montepio Geral (AMMG), pode estar prestes a deixar a liderança da instituição bancária. Segundo o Expresso, o gestor pode abandonar o cargo já na próxima semana.

De acordo com o jornal Público, que avança a notícia esta quinta-feira, a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) terá aberto a porta de saída a Tomás Correia depois de dar como fechado o processo de avaliação de idoneidade.

O regulador concluiu que o gestor não reúne todas as condições para fazer parte dos órgão executivos da instituição, apurou o diário, detalhando que a AFS, que tutela a AMMG, já terá comunicado a decisão a Tomás Correia para que este consiga afastar-se e preparar a sucessão atempadamente.

De acordo com o Expresso, que apurou que o gestor já teve conhecimento da decisão, Tomás Correia poderá anunciar a sua saída da liderança a 24 de outubro, antecipando-se assim à decisão da ASF, que previa que a saída ocorresse até ao final do mesmo mês.

Em declarações ao Jornal Económico, Tomás Correia disse que que não está prevista qualquer renúncia ao cargo na reunião geral com os conselheiros da mutualista.

Contudo, e segundo o Expresso, Tomás Correia já terá comunicado a sua decisão de abandonar a liderança a um círculo restrito de pessoas, mas só poderá confirmar a sua renúncia no dia 24 de outubro depois da reunião do conselho geral.

Conselheiros da AMMG admitam ao mesmo semanário que para a decisão de Tomás Correia terá pesado a expetativa de chumbo da avaliação de idoneidade pelo ASF.

O processo de avaliação na ASF iniciou-se há cerca de três meses, já depois de ter tomado posse a nova equipa do regulador, liderada por Margarida Corrêa de Aguiar, estando a sua conclusão prevista para o final deste mês de outubro.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O lóbie da “Associação dos Bancos Portugueses”, não se sente confortável com a actuação de um banco propriedade de uma mutualista, que tem práticas comerciais mais éticas e consentâneas com a sua filosofia social, e tal como os abutres andam há anos, numa guerra feroz a desejar-lhe e a tentar provocar-lhe um fim, que felizmente não acontece….Esquecem-se que o “Banco Montepio” foi dos poucos, que não necessitou de um cêntimo que fosse de ajudas do estado, que é o mesmo que dizer dos contribuintes….

  2. Mas este senhor, que levou o banco Montepio quase à falência, ainda gravita no universo Montepio? Terá medo de ser preso se sair da Mutualista?

RESPONDER

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …

Operação Marquês. Ex-secretário de Estado de Passos Coelho chamado como testemunha

O juiz de instrução da Operação Marquês, Ivo Rosa, decidiu chamar o ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações Silva Monteiro como testemunha, avança a SIC Notícias. Segundo apurou a estação televisiva, o ex-governante …

Apple e Goldman Sachs acusados de terem criado cartão de crédito sexista

A Apple e o Goldman Sachs estão a ser acusados de terem lançado um cartão de crédito que discrimina os utilizadores em função do género. Um dos últimos a juntar ao rol de críticas ao Apple …

Grimaldo joga consecutivamente há 68 jornadas (só é ultrapassado por um guarda-redes)

Alejandro Grimaldo está há 68 jornadas a jogar consecutivamente a titular na lateral esquerda do Benfica - são dois anos sem descanso. Os números são avançados pelo desportivo A Bola, que dá conta que o lateral-esquerdo …

"Prática comercial enganosa". NOS obrigada a retirar campanha publicitária sobre 5G

A Associação da Auto Regulação Publicitária (ARP) deu razão a uma queixa da Meo e mandou a NOS retirar uma campanha de publicidade sobre um tarifário móvel 5G por considerar que constitui "uma prática comercial …