Tomás Correia pode deixar o Montepio em breve

António Cotrim / Lusa

Tomás Correira, presidente da Associação Mutualista Montepio Geral (AMMG), pode estar prestes a deixar a liderança da instituição bancária. Segundo o Expresso, o gestor pode abandonar o cargo já na próxima semana.

De acordo com o jornal Público, que avança a notícia esta quinta-feira, a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) terá aberto a porta de saída a Tomás Correia depois de dar como fechado o processo de avaliação de idoneidade.

O regulador concluiu que o gestor não reúne todas as condições para fazer parte dos órgão executivos da instituição, apurou o diário, detalhando que a AFS, que tutela a AMMG, já terá comunicado a decisão a Tomás Correia para que este consiga afastar-se e preparar a sucessão atempadamente.

De acordo com o Expresso, que apurou que o gestor já teve conhecimento da decisão, Tomás Correia poderá anunciar a sua saída da liderança a 24 de outubro, antecipando-se assim à decisão da ASF, que previa que a saída ocorresse até ao final do mesmo mês.

Em declarações ao Jornal Económico, Tomás Correia disse que que não está prevista qualquer renúncia ao cargo na reunião geral com os conselheiros da mutualista.

Contudo, e segundo o Expresso, Tomás Correia já terá comunicado a sua decisão de abandonar a liderança a um círculo restrito de pessoas, mas só poderá confirmar a sua renúncia no dia 24 de outubro depois da reunião do conselho geral.

Conselheiros da AMMG admitam ao mesmo semanário que para a decisão de Tomás Correia terá pesado a expetativa de chumbo da avaliação de idoneidade pelo ASF.

O processo de avaliação na ASF iniciou-se há cerca de três meses, já depois de ter tomado posse a nova equipa do regulador, liderada por Margarida Corrêa de Aguiar, estando a sua conclusão prevista para o final deste mês de outubro.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O lóbie da “Associação dos Bancos Portugueses”, não se sente confortável com a actuação de um banco propriedade de uma mutualista, que tem práticas comerciais mais éticas e consentâneas com a sua filosofia social, e tal como os abutres andam há anos, numa guerra feroz a desejar-lhe e a tentar provocar-lhe um fim, que felizmente não acontece….Esquecem-se que o “Banco Montepio” foi dos poucos, que não necessitou de um cêntimo que fosse de ajudas do estado, que é o mesmo que dizer dos contribuintes….

  2. Mas este senhor, que levou o banco Montepio quase à falência, ainda gravita no universo Montepio? Terá medo de ser preso se sair da Mutualista?

RESPONDER

Morreu doente que parou o Parlamento para pedir tratamento para a hepatite C

José Carlos Saldanha ficou conhecido, há cinco anos, por interromper o ministro da Saúde numa sessão do Parlamento para pedir tratamento para a hepatite C. A informação foi confirmada à agência Lusa por fonte oficial do …

Com dívidas ao Fisco, cavaleiro João Moura "sem dinheiro" para alimentar cães. Arrisca 2 anos de prisão

O cavaleiro João Moura está acusado do crime de maus-tratos e abandono de animais depois de lhe terem sido retirados 18 cães galgos, em aparente estado de subnutrição. Um dos animais acabou por morrer, pelo …

Desmantelada fábrica ilegal de tabaco. Funcionava num bunker

Uma operação levada a cabo pela Guardia Civil esta terça-feira desmantelou uma fábrica ilegal de tabaco, em Espanha, e deteve a organização clandestina que a geria: vinte pessoas foram detidas, de nacionalidades britânica, lituana e …

China diz que surto está "sob controlo" após 14 províncias não reportarem novos casos

O surto do coronavírus Covid-19 está "sob controlo", depois de a atualização diária mostrar que 14 das 34 províncias e regiões autónomas do país não detetaram novos casos, anunciaram esta sexta-feira as autoridades chinesas. O vice-diretor …

Após 2 anos preso, Pedro Dias assume três homicídios e diz-se arrependido

Pedro Dias, conhecido pelos homicídios de Aguiar da Beira, manifesta-se arrependido pelos crimes por que foi condenado a 25 anos de prisão, após cumprir dois anos da pena. Um arrependimento que é também um assumir …

Orçamento da UE. Proposta agrava corte de Portugal na coesão em 2 mil milhões

A proposta do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, prevê um corte de 2 mil milhões de euros no envelope da coesão para Portugal. Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia iniciaram esta …

Russos atormentam Estados Unidos outra vez. Presidenciais são o alvo

Os serviços secretos norte-americanos estão convencidos de que os russos estão, novamente, a tentar influenciar as presidenciais daquele país. Faltam nove meses para as eleições presidenciais norte-americanas, mas já há suspeitas de que os russos estão …

Processo obscuro e pouco transparente. Expansão do Metro do Porto cria mal-estar

O alargamento do Metro do Porto está a criar mal-estar entre algumas autarquias da área Metropolitana do Porto. Os autarcas falam num processo obscuro e pouco transparente. O protocolo para consolidação da expansão da rede de …

Barcelona contrata jogador com o mercado fechado (mas Leganés não pôde fazer o mesmo)

O Barcelona foi autorizado a contratar um jogador com o mercado fechado, mas o pedido do Leganés foi rejeitado. O clube perdeu Braithwaite para o clube catalão. O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do …

Portugueses gastam 160 euros por ano na "epidemia das raspadinhas". 11 vezes mais do que os espanhóis

De acordo com um estudo recente, há cada vez mais pessoas a chegarem aos consultórios médicos com a doença do jogo patológico desencadeada pela raspadinha. Num artigo científico publicado na The Lancet, Pedro Morgado e Daniela …