A tocha olímpica foi esta sábado levada, pela primeira vez na história das olimpíadas e da exploração espacial, a uma caminhada espacial. O símbolo olímpico foi levado por dois cosmonautas russos para fora da Estação Espacial Internacional, que neste momento histórico se encontra em órbita a cerca de 418 quilómetros acima da Terra.
Um vídeo transmitido pela NASA mostrou Oleg Kotov e Sergei Ryazanskiy a transportar a tocha dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi 2014. Os dois cosmonautas manobraram cuidadosamente para tirar fotos da tocha com a Terra ao fundo. Levaram depois a tocha de volta para a estação espacial antes de realizarem outras tarefas de um evento que durou cerca de seis horas.
A chama foi levada para o espaço na manhã da última quinta-feira, saindo da base de Baikonur, no Cazaquistão, numa nave Soyuz TMA-11M com três tripulantes. A tocha voltará à Terra na segunda-feira com três outros astronautas.
A tocha olímpica não foi acesa no espaço, porque a chama consumiria oxigénio e seria um perigo para a tripulação.
A tocha olímpica esteve no vaivém espacial norte-americano Atlantis em 1996, para os Jogos Olímpicos de Atlanta daquele ano, mas esta é a primeira vez que ela sai de uma nave espacial para o espaço.
O percurso da tocha de Sochi começou no dia 7 de outubro, quatro meses antes do início dos Jogos de Inverno, e percorrerá cerca de 65 mil quilômetros. Os Jogos de Sochi serão disputados a partir do dia 7 de fevereiro de 2014.
MA/AE-AP
Sochi 2014
-
22 Fevereiro, 2014 Atleta ucraniana desiste das Olimpíadas para “ser cidadã” e protestarTambém em: Crise na Ucrânia
-
21 Fevereiro, 2014 Camille Dias termina prova de esqui em 40º lugar
-
19 Fevereiro, 2014 Arthur Hanse atrapalha-se em prova de esqui nas Olimpíadas de Inverno
-
18 Fevereiro, 2014 Camille Dias termina prova de esqui na 59ª posição nas Olimpíadas de Inverno
-
12 Fevereiro, 2014 Calor ameaça neve dos Jogos de Inverno em Sochi