Tó Jó passou 18 anos preso por matar os pais (e agora só quer ser feliz)

António Jorge Santos, mais conhecido como Tó Jó, saiu nesta terça-feira, 7 de Março, da prisão de Coimbra, após ter cumprido 18 anos de cadeia pela morte dos pais, em Ílhavo, num crime que chocou o país.

Agora com 41 anos de idade, depois de ter cumprido dois terços da pena de 25 anos de prisão, em cúmulo jurídico, a que foi condenado, em Abril de 2001, pelo homicídio dos pais, Tó Jó é um homem “mudado”, garante o seu advogado, Pedro Vidal, em declarações à agência Lusa.

“Um resto de vida feliz”

“Ele está um homem novo, mudado, ressocializado”, destaca o advogado, notando que Tó Jó só quer “ter um resto de vida feliz”.

As declarações de Pedro Vidal foram feitas à porta do Estabelecimento Prisional de Coimbra, onde os jornalistas esperavam a saída do jovem que fica irremediavelmente associado à macabra morte dos pais, que assassinou à facada, em Agosto de 1999.

Tó Jó acabou por fintar a comunicação social e saiu em liberdade condicional por uma porta lateral, sem os holofotes dos média sobre si, por volta das oito da manhã.

“Ele tem direito à reserva da vida familiar, a ter uma vida pacata e sossegada“, explica Pedro Vidal aos jornalistas. “Já pagou, já passou por um grande percurso em circunstâncias difíceis – esteve 16 anos sem uma saída precária”, aponta ainda o advogado, concluindo que ele “merece agora ter um bocado de pacatez, para poder prosseguir com a vida dele”.

Tó Jó alega que foi a ex-mulher que teve a “ideia”

Tó Jó assassinou os pais a 12 Agosto de 1999, em Ílhavo, poucas horas após o último eclipse solar do Século XX, facto que levou as autoridades a considerarem, em primeira instância, que se trataria de um crime com motivações satânicas.

Até pelo facto de o homicida ser vocalista de uma banda de death metal, denominada Agonizing Terror. Mas acabou por perceber-se que, afinal, as mortes foram motivadas por razões financeiras.

A então mulher de Tó Jó e um amigo, que também faziam parte dos Agonizing Terror, foram co-arguidos no mesmo processo, mas acabaram por ser absolvidos, por falta de provas.

Numa entrevista à SIC, Tó Jó garantiu que a “ideia” do crime foi da agora ex-mulher, com quem tem um filho adolescente, dizendo que foi influenciado por ela que lhe “exigiu” e “implorou” uma “prova” de amor.

Na prisão, Tó Jó prosseguiu os estudos na área do Marketing e Relações Internacionais e o seu advogado diz na Lusa que ele tem “planos para a vida, para se integrar no mercado de trabalho”. “É um excelente aluno, tem excelentes notas”, frisa Pedro Vidal.

Tó Jó vai agora, morar com familiares e vai continuar a receber apoio psicológico.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. É difícil entender como este individuo possa ainda “ser feliz”, carregando nas costas para o resto da vida, a morte dos pais. Mas, se o conseguir… “que seja feliz”.

  2. O advogado fala a favor de quem lhe paga tal como os seus colegas, matou com a maior das crueldades os pais, foi condenado com a pena de uma morte e cumpriu 2/3 da mesma condenação; neste país estamos todos condenados logo à nascença a sermos piedosos e a aceitarmos a morte consoante tenhamos o azar de qualquer um escolher a forma de nos assassinar.

  3. Nunca concordei com a pena de morte mas, com prisão perpétua concordo.
    Não acredito em “recuperações morais” dentro da cadeia, por isso, acho que este individúo, que mata os pais de forma selvática, com 33 facadas profundas no pai e mais 20 e tal na mãe, só pode ser um “demónio” e um perigo para a sociedade. Depois deste hediondo “serviço” ainda vai gozar do seguro de vida dos pais, certamente de largos milhares de euros, e duma muito boa herança, inteirinha para si visto que é filho único. Para mim, devia ficar preso para sempre e a herança e o seguro irem para o Estado (para pagar a sua “estadia” na prisão,que são á nossa conta) ou para instituições sociais da terra em que os pais viviam.

RESPONDER

Os humanos foram "superpredadores" durante dois milhões de anos

Uma nova investigação revelou que os humanos foram um predador de ponta durante cerca de dois milhões de anos. Só a extinção da megafauna e o declínio das fontes de alimentos de origem animal no …

Paços de Ferreira 0-5 Benfica | Seferovic “parte tudo” na Capital do Móvel

Na noite deste sábado, o Benfica somou o sétimo triunfo consecutivo no campeonato, ao golear o Paços de Ferreira por 5-0, num embate relativo à 26.ª jornada do campeonato. A equipa de Jorge Jesus, que acabou …

Após terramotos e deslizamentos, a "cidade moribunda" de Itália ainda resiste no topo de uma montanha

Chamar-se a si mesmo de "Cidade Moribunda" pode não parecer a melhor forma de atrair turistas, mas Civita, em Itália, aprendeu a viver com o facto de estar a morrer. Há vários séculos, a cidade …

"Alexa, estou com calor." Já é possível controlar o ar condicionado de um Lamborghini apenas com a voz

A Amazon está a dar um grande passo na indústria automóvel ao integrar a Alexa no Huracán EVO da Lamborghini, não apenas para fazer perguntas, mas dando ao assistente virtual a capacidade de controlar as …

Nova tecnologia pode enviar luz solar para o subsolo

Investigadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, na Singapura, inventaram um novo dispositivo que pode ajudar o país a iluminar a sua crescente infraestrutura subterrânea. A Singapura é um dos países que tem apostado cada vez mais …

Livro lança "caça ao tesouro" a urna de ouro oferecida por Inglaterra a França antes da Entente Cordiale

Um novo enigma literário está prestes a chegar às estantes de livros com uma recompensa incomum. Pistas em "The Golden Treasure of the Entente Cordiale" podem levar leitores no Reino Unido e França a um …

Para evitar casos de burnout, LinkedIn deu uma semana de férias aos quase 16 mil funcionários

O LinkedIn decidiu dar uma semana de férias (remunerada), que começou esta segunda-feira, a todos os seus funcionários espalhados pelo mundo. O objetivo? Desconectar, recarregar baterias e prevenir casos de burnout.  "Queríamos ter a certeza de …

Pequenos nadadores-robô curam-se a si próprios (e em movimento)

Uma equipa de investigadores da American Chemical Society desenvolveu pequenos robôs nadadores que conseguem curar-se a si mesmos magneticamente. O tecido vivo pode curar-se autonomamente de muitos ferimentos, mas fornecer habilidades semelhantes a sistemas artificiais, como …

Tondela 0-2 FC Porto | Missão cumprida com serviços mínimos

Missão cumprida. O FC Porto fez poupanças no jogo com o Tondela, mas levou os três pontos para casa, graças a um triunfo por 2-0. Os “dragões” foram claramente superiores no primeiro tempo, marcaram por Toni …

Portugal pode atingir linha vermelha dos 120 novos casos por 100 mil habitantes em dois meses

Portugal pode atingir uma taxa de incidência de de 120 casos por 100 mil habitantes daqui a dois ou mais meses se se mantiver o atual ritmo de crescimento deste indicador. Esta é a conclusão de …