Tiroteio em mesquita na Noruega. Atirador suspeito de matar meia-irmã

Orn E. Borgen / EPA

No sábado, uma pessoa foi ferida num tiroteio numa mesquita perto de Oslo. O autor dos disparos, que tinha opiniões extremistas, é também suspeito de ter matado a meia-irmã.

O tiroteio ocorreu no centro islâmico al-Nour em Baerum, cidade dos subúrbios de Oslo. “Uma pessoa foi atingida. Não sabemos o nível de gravidade dos ferimentos. Um suspeito foi detido. A polícia está no local”, indicou a polícia através da rede social Twitter, no sábado.

“Um dos nossos foi atingido por balas por um homem branco com um capacete e uniforme”, declarou o responsável da mesquita, Irfan Mushtaq, ao Budstikka, um jornal local. O atirador tinha um colete à prova de bala e teria também duas caçadeiras.

O responsável da mesquita disse igualmente aos media que apenas três fiéis se encontravam no local de culto na altura do ataque e que um deles dominou o atacante.

O primeiro alerta às autoridades foi dado por volta das 16h07 locais. No entanto, como a pessoa que ligou à polícia não falava norueguês fluentemente, a polícia apenas deu uma resposta adequada por volta das 16h30, quando mais chamadas surgiram.

No domingo, a polícia norueguesa anunciou tratar o tiroteio na mesquita como uma “tentativa de ataque terrorista”.

“O levantamento que fizemos mostra que o autor do ataque tinha opiniões extremistas”, declarou numa conferência de imprensa um responsável da polícia de Oslo, Rune Skjold, a propósito do suspeito, um jovem norueguês, adiantando: “Ele tinha posições xenófobas, queria espalhar o terror”.

“Concluímos que estamos a lidar com uma tentativa de ação terrorista”, disse ainda.

Suspeito de matar meia-irmã

Várias horas depois do ataque, a polícia descobriu o corpo de uma jovem, em sua casa, o que levou à abertura de um inquérito por assassínio. Após inicialmente ter indicado que o corpo era de uma parente próxima, a polícia confirmou tratar-se da meia-irmã do suspeito, filha da sua madrasta.

A polícia de Oslo indicou que o suspeito, de “um pouco mais de 20 anos”, vivia em Baerum, que terá agido sozinho e que era conhecido da polícia, embora não tivesse “antecedentes criminais”. Ouvido durante a noite pelos investigadores, o suspeito recusou explicar-se.

Uma mensagem que o suspeito terá divulgado num fórum na internet pouco antes do ataque evoca uma “guerra racial” e presta homenagem ao autor do ataque em março contra duas mesquitas na Nova Zelândia, que causou 51 mortos.

A autenticidade da mensagem e a identidade do seu autor não podem ser determinadas com certeza nesta fase da investigação.

No seu site, a polícia divulgou um comunicado sobre o reforço das medidas de segurança devido à celebração muçulmana do Eid al-Adha (Festa do Sacrifício), que começa hoje.

Atirador nega todas as acusações

O suspeito do ataque a mesquita na Noruega e do homicídio de sua meia-irmã, no sábado, rejeitou todas as acusações que lhe foram feitas, declarou hoje a sua advogada à agência noticiosa francesa AFP.

O homem, identificado pelos noruegueses como Philip Manshaus, de 21 anos, é nesta fase acusado de tentativa de homicídio por abrir fogo na mesquita Al-Noor e por homicídio após a descoberta do cadáver da sua meia-irmã de 17 anos.

“Eu posso confirmar”, disse à AFP a advogada do acusado, Unni Fries, referindo que o seu cliente rejeitou todas as acusações. O suspeito deve comparecer perante o juiz, hoje às 13h00 locais para se determinar se ficará em prisão preventiva.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …

Já vai poder dormir no castelo de "Downton Abbey" (mas com algumas condições)

O castelo de Highclere, que os fãs da série Downton Abbey conhecem como a casa da família ficional Crawley, está a receber hóspedes. O conde de Carnarvon resolveu abrir as portas a apenas dois convidados, a …

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …

Dois youtubers detidos a tentar invadir a Área 51

Quatro dias antes do evento mundial, dois youtubers adiantaram-se e foram detidos na última terça-feira por tentarem invadir a Área 51, uma base militar secreta dos Estados Unidos. Ties Granzier e Govert Sweep, dois holandeses de …

Onda de bebés nascidos com mãos deformadas abre investigação na Alemanha

As autoridades de saúde lançaram uma investigação depois de três bebés nasceram com deformações raras das mãos nos últimos quatro meses num hospital alemão. "Entre junho de 2019 e o início de setembro de 2019, um …