Tiroteio em escola do Texas faz vários mortos

Pelo menos oito mortos foram reportados na sequência de um tiroteio numa escola secundária em Santa Fe, no Texas, EUA. As autoridades já detiveram dois suspeitos.

Duas pessoas foram detidas depois do ataque a uma Escola Secundária em Santa Fe, a 65 quilómetros de Houston, de acordo com as autoridades, citadas pela BBC. Pelo menos oito pessoas terão morrido.

Pouco depois do incidente o sub-diretor da escola, Cris Richardson, declarara: “Fizemos um trabalho extraordinário”. Segundo testemunhas no local um homem terá entrado numa sala de aula, começando a disparar com o que parecia ser uma espingarda.

“Levámos os alunos em segurança para fora do edifício para que pudessem reunir-se com os seus pais”, acrescentou ainda Richardson. Na página de Facebook da escola pode ler-se que “a situação ainda decorre mas já foi controlada”. Na mesma publicação é ainda referido que “há feridos confirmados”.

“Esta manhã (hora local) ocorreu um incidente na escola secundária envolvendo um atirador. A situação ainda decorre, mas já foi controlada. Existem feridos confirmados. Mais detalhes vão ser divulgados assim que tenhamos novas informações. As autoridades vão continuar a garantir a segurança do edifício e a levar a cabo todos os protocolos de emergência para libertar e transferir os estudantes para outro local. O distrito continuará a mantê-los informados à medida que existam novas informações. A segurança e a comunicação são as nossas prioridades.”

Uma aluna da escola disse à CNN que os estudantes estavam a participar num simulacro de incêndio quando começaram a ouvir-se disparos.

“Os professores disseram-nos para ficarmos quietos mas começámos todos a correr”, afirmou Angelica Martinez, de 14 anos.

Um vídeo divulgado mostra o que parece tratar-se de uma evacuação do edifício onde ocorreu o tiroteio, com os estudantes a serem inicialmente levados para um campo de jogos e a despejarem o conteúdo das suas mochilas no relvado.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Catalunha. Manifestações provocam 199 detidos e 289 polícias feridos numa semana

Quase 200 pessoas foram detidas e 289 agentes da polícia ficaram feridos desde a passada segunda-feira nos protestos na Catalunha contra a sentença que condenou 12 dirigentes políticos catalães, segundo fontes policiais. Desde a passada segunda-feira, …

Quase metade do rendimento das famílias na Grande Lisboa é para pagar renda

A prestação derivada da compra de uma casa na Área Metropolitana de Lisboa (AML) representa uma taxa de esforço de 28% para as famílias. Contudo, arrendar é ainda mais dispendioso, com as rendas a representarem …

Portugal conquista ouro no basquetebol nos INAS Global Games

Portugal conquistou hoje quatro medalhas no último dia dos INAS Global Games, competição mundial para atletas com deficiência intelectual, através da seleção de basquetebol (ouro) e do ciclista Carlos Carvalho (três medalhas de prata). A equipa …

Benfica e FC Porto doam receitas ao Cova da Piedade e Coimbrões

O Benfica e o FC Porto decidiram entregar a sua receita, correspondente à bilheteira e à transmissão televisiva, aos seus adversários da terceira eliminatória da Taça de Portugal. Na semana passada, jogou-se a terceira eliminatória da Taça …

Nova lei de registo dos animais vai levar freguesias a perderem receita

O objetivo da nova lei é criar uma base única de dados nacional de registo dos animais e acaba com a obrigatoriedade da licença para os cães. O presidente da maior freguesia do distrito de Bragança, …

Vem aí um novo ecoponto (e vai ser castanho)

A partir de janeiro de 2024, todos os Estados-membros da União Europeia vão ser obrigados a ter um quarto contentor para a recolha seletiva do lixo. Desta vez, será castanho e passará a estar nas ilhas …

Federação Portuguesa de Futebol condena jogadores por viciação de resultados

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol condenou dois futebolistas e dois treinadores por manipulação de resultados no âmbito do caso "Jogo Duplo". O Público chama-lhe "uma decisão histórica". No âmbito do caso "Jogo …

Diferendo entre Galp/REN e ERSE pode custar 179 milhões de euros aos consumidores

As empresas de gás da Galp e da REN Portgás voltaram a impugnar as tarifas reguladas publicadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e avançaram com o décimo processo judicial. Caso vençam, os clientes …

Salário mínimo de 700 euros "é perfeitamente razoável", diz líder da CIP

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), António Saraiva, considerou que é "perfeitamente razoável" que o salário mínimo nacional (SMN) alcance os 700 euros durante a próxima legislatura. “Parece-me tão razoável como pode parecer outro …

Descoberto caminho de peregrinos mandado construir por Pôncio Pilatos em Jerusalém

Um caminho em pedra que terá sido usado há cerca de 2000 anos por peregrinos e mandado construir por Pôncio Pilatos foi descoberto perto do Monte do Templo, em Jerusalém, com uma centena de moedas …