Tina morreu durante 27 minutos e foi ressuscitada 8 vezes. Quando acordou, escreveu “é real”

(dr) Maddie Johnson / Instagram

Uma mulher norte-americana entrou em paragem cardíaca em fevereiro de 2018 quando se preparava para fazer uma caminhada com o seu marido Brian.

Depois de desmaiar, Brian ressuscitando-a duas vezes antes de os paramédicos chegarem para assumir o controle.

Tina Hines, de Phoenix, Arizona, foi reanimada mais seis vezes a caminho do hospital, efetivamente morrendo durante 27 minutos no total. Foi intubada, mas milagrosamente acordou. Assim que o fez, fez um gesto de caneta e papel e escreveu uma mensagem assustadora para a família.

Em caligrafia pouco legível, escreveu “é real”. Quando lhe perguntaram o que era real, ela assentiu com a cabeça, apontou para cima, com os olhos em lágrimas.. “Era tão real, as cores eram tão vibrantes”, disse Tina.

A história foi contada pela sobrinha, Madie Johnson, através de uma publicação no Instagram.

Estas experiências de quase-morte não são assim tão raras como parecem. Ccerca de 10 a 20% das pessoas que passou por uma situação parecida, afirma ter tido visto ou sentido algo enquanto estavam mortas.

De acordo com um estudo de 2013, citado pela BBC, um grupo de cientistas da Universidade de Michigan testou estas experiências em ratos prestes a morrer. A investigação indica que, na altura em que morrem, os ratos registam um pico de ondas cerebrais e afirmam que o mesmo pode acontecer com os seres humanos.

Esse fenómeno pode levar-nos a um forte estado de consciência, o que explica esses episódios visuais ou sensoriais nas experiências de quase-morte.

“Dá-nos uma estrutura para começar a explicar isto. O facto de verem a luz, talvez indique que o córtex visual no cérebro é altamente ativado — e têm vindo a surgir provas que indicam que pode ser mesmo esse o caso”, explicou o cientista Jimo Borjigin, da Universidade de Michigan, que acrescentou que para se provar isso, tinham que ser feitos testes em pessoas.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Negociações falharam. Sindicatos dos motoristas entregam pré-aviso de greve

Os sindicatos representativos dos camionistas não chegaram a acordo com a ANTRAM e entregaram um pré-aviso de greve, com início em 12 de agosto, após uma reunião de quase cinco horas, sob a mediação do …

Tribunal do Porto condena 119 pessoas por corrupção com cartas de condução

O Tribunal São João Novo, no Porto, condenou 119 pessoas, entre instrutores, examinadores e alunos de escolas de condução do Grande Porto, a penas de prisão efetiva e suspensa por participarem num esquema de corrupção …

Este pequeno verme é a criatura mais barulhenta dos oceanos

O oceano é um lugar surpreendentemente barulhento. Há baleias cantoras, camarões-pistola que produzem estrondos sónicos e cardumes de peixes barulhentos.  Mas das criaturas grandes e pequenas que habitam os nossos oceanos, poucas se tornam mais barulhentas …

Já sabemos qual vai ser o primeiro fruto a ser plantado na EEI (e é picante)

Se tudo correr como planeado, em novembro deste ano, a Estação Espacial Internacional (EEI) vai ficar um bocadinho mais picante. De acordo com o Science Alert, os investigadores querem enviar para a Estação Espacial Internacional (EEI) …

O Hubble encontrou um buraco negro que não devia existir

Algo estranho está a acontecer a 130 milhões de anos-luz da Via Láctea na galáxia espiral NGC 3174. Há um disco fino de material a rodear o seu pequeno e esfomeado buraco negro. Discos como os …

Alimentos para bebés têm excesso de açúcar, alerta a OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) detetou em quatro cidades da Europa que pelo menos um em cada três alimentos infantis tem níveis de açúcar excessivos e são comercializados de forma incorreta como adequados para …

Estilo de vida saudável pode compensar risco genético de Alzheimer

Novas pesquisas sugerem que um estilo de vida saudável pode reduzir em um terço o risco de doença de Alzheimer ou outras formas de demência, mesmo existindo genes que aumentem o risco destas doenças. Investigadores britânicos …

Lançada Barbie em homenagem a David Bowie

A Matel acaba de lançar uma Barbie em homenagem ao músico britânico David Bowie, que faleceu em 2016, noticia esta semana a Associated Press. De acordo com a agência noticiosa, a nova da Barbie visa celebrar …

Netflix retrata a trágica história de Nicolau II, o último czar da Rússia

A Netflix acaba de lançar The Last Czars, uma série documental sobre a história de Nicolau II e a sua família, que acabou por ditar o fim da dinastia de 300 anos dos Romanov e …

Português desce e Matemática volta à positiva nos exames do 9.º ano

As médias dos alunos do 9.º ano nos exames desceram este ano a Português e subiram a Matemática, voltando a uma média positiva, mas com uma taxa de reprovação ainda a rondar os 30%. Os exames …