/

Tina morreu durante 27 minutos e foi ressuscitada 8 vezes. Quando acordou, escreveu “é real”

1

(dr) Maddie Johnson / Instagram

Uma mulher norte-americana entrou em paragem cardíaca em fevereiro de 2018 quando se preparava para fazer uma caminhada com o seu marido Brian.

Depois de desmaiar, Brian ressuscitando-a duas vezes antes de os paramédicos chegarem para assumir o controle.

Tina Hines, de Phoenix, Arizona, foi reanimada mais seis vezes a caminho do hospital, efetivamente morrendo durante 27 minutos no total. Foi intubada, mas milagrosamente acordou. Assim que o fez, fez um gesto de caneta e papel e escreveu uma mensagem assustadora para a família.

Em caligrafia pouco legível, escreveu “é real”. Quando lhe perguntaram o que era real, ela assentiu com a cabeça, apontou para cima, com os olhos em lágrimas.. “Era tão real, as cores eram tão vibrantes”, disse Tina.

A história foi contada pela sobrinha, Madie Johnson, através de uma publicação no Instagram.

Estas experiências de quase-morte não são assim tão raras como parecem. Ccerca de 10 a 20% das pessoas que passou por uma situação parecida, afirma ter tido visto ou sentido algo enquanto estavam mortas.

De acordo com um estudo de 2013, citado pela BBC, um grupo de cientistas da Universidade de Michigan testou estas experiências em ratos prestes a morrer. A investigação indica que, na altura em que morrem, os ratos registam um pico de ondas cerebrais e afirmam que o mesmo pode acontecer com os seres humanos.

Esse fenómeno pode levar-nos a um forte estado de consciência, o que explica esses episódios visuais ou sensoriais nas experiências de quase-morte.

“Dá-nos uma estrutura para começar a explicar isto. O facto de verem a luz, talvez indique que o córtex visual no cérebro é altamente ativado — e têm vindo a surgir provas que indicam que pode ser mesmo esse o caso”, explicou o cientista Jimo Borjigin, da Universidade de Michigan, que acrescentou que para se provar isso, tinham que ser feitos testes em pessoas.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.