/

Timor-Leste doa 2 milhões de euros a Portugal para combater os incêndios

9

unwomenasiapacific / Flickr

Rui Maria Araújo, primeiro-ministro de Timor Leste

Rui Maria Araújo, primeiro-ministro de Timor Leste

Timor-Leste anunciou que vai doar dois milhões de euros a Portugal para ajudar o país a combater os incêndios. Uma decisão tomada face à “situação alarmante” que se vive no território português.

O Conselho de Ministros do governo de Timor-Leste reuniu de emergência face aos incêndios que têm assolado Portugal e às dificuldades que os bombeiros nacionais têm enfrentado para combater a situação.

Da reunião, saiu a decisão de doar dois milhões de euros a Portugal “para reforço da capacidade de resposta no terreno”, frisa o governo timorense num comunicado divulgado no seu site oficial.

As autoridades de Timor frisam que “1 milhão e 250 mil euros” são destinados “a apoiar as autoridades portuguesas no combate aos incêndios”, enquanto que “750 mil euros são para socorro directo às populações afectadas”.

Uma iniciativa tomada pelo primeiro-ministro de Timor, Rui Maria de Araújo, que “considera a situação alarmante”, frisa-se na mesma nota, na qual se realça que o governo vai transferir de forma “urgente” este “apoio financeiro  às autoridades e à população de Portugal”.

Já não é a primeira vez que Timor-Leste ajuda Portugal financeiramente por causa dos incêndios.

Em 2013, a antiga colónia portuguesa doou 740 mil euros para ajudar a recuperar o país, depois dos danos provocados pelos fogos.

ZAP

9 Comments

  1. Aproveitem e peguem nestes dois milhões doados carinhosamente e abram uma empresa de limpeza de matas para isto não acontecer tantas vezes.
    Raios que Pais este que nunca mais aposta a serio na prevenção e acaba de vez com esta chulice toda que por ai anda.

  2. É um gesto que muito comove os portugueses, tal como as manifestações de apoio às vitórias da selecção portuguesa no Euro 2016. O povo de Timor-Leste toca-nos o coração. Se há solidariedade entre povos, este é o melhor exemplo. Gostava de um dia poder visitar esse país maravilhoso que é Timor-Leste.

  3. SE METESSEM OS INCENDIÁRIOS APANHADOS NO MEIO DOS INCÊNDIOS, DE CERTEZA QUE ACABAVA DE UMA VEZ PARA SEMPRE… E COM OS INCENDIÁRIOS, TAMBÉM QUEM INSTIGOU, PAGOU, BENEFICIOU E PROTEGE! A “INDUSTRIA DOS INCÊNDIOS” MOVIMENTA MUITAS CENTENAS DE MILHÕES!!!!! MAIS UMA PROVA DE QUE OS GOVERNOS TÊM CAPACIDADE PARA SE GOVERNAREM… UPS QUERIA DIZER GOVERNAREM…… E A COMPRA DE SUBMARINOS PARA “APAGAR INCÊNDIOS” EM VEZ DE CANADAIRS… É UMA PROVA PROVADA DA COMPETÊNCIA DAQUELES QUE DIZEM DIRIGIR UM PAÍS….. QUE JÁ FOI…

  4. Mais uma prova inquestionável para todos aqueles que, ontem como hoje, apelidam os nossos antepassados de “colonos sanguinários”.
    Que bom foi ter conhecido, e convivido, com aquele magnífico POVO.
    Por todo o Portuguesismo que têm demonstrado, o meu MUITO OBRIGADO.

  5. Onde irá para….
    empresa de limpeza de matas? ja existe uma mas que nao e aproveitada, todos os individuos que estao presos a mamar a conta de quem trabalha!!!

    • E não só, os rendimentos mínimos que por ai andam a pessoas que podem bem ajudar 3 meses por ano para essa limpeza.
      Tanta coisa mal e não aproveitada,é mesmo como se diz o maior mal é ser uma industria que dá muito dinheiro a muita gentalha a quem não interessa acabar com isto de uma vez.

  6. Por princípio, sou contra qualquer tipo de ditadura.
    Diz o meu Pai que, no tempo do Salazar, os PRESOS eram aproveitados p/a limpeza das matas, abertura de socalcos nas encostas p/reflorestação de pinheiros, castanheiros, carvalhos… hoje, quando essas colinas ficam nuas depois do fogo passar, é ver esses socalcos e comprovar a história.
    Bem haja TIMOR pela ajuda…
    Concordo com praticamente todos os comentários….
    Mas enquanto os lobbies dos incêndios não acabarem… isto nunca vai parar… NUNCA.
    E as beatas dos automobilistas…
    E as garrafas e outros lixos inflamáveis que deixam nas florestas…
    Os restos das madeireiras….
    E mais, os proprietários têm que limpar o que lhes pertence! Não falo dos venhinhos em que a pensão de miséria nem lhes dá para comer…. mas vi ontem no Funchal, e vejo sempre que há estas tragédias, as quantidades loucas de MATO COLADO às casas!!!!! Eu limpo a minha! Até limpo o mato que não é meu e vêm logo de enxada na mão a perguntar porque cortei!!!!!! “se você limpasse o que lhe diz respeito eu não tinha que o fazer – certo?????”
    Não tarda somos outro deserto…. e doi muito ver tamanha tragédia humanitária e ambiental.
    Boa tarde para todos.

  7. Que esta gratificação tão humana e reconhecida por parte dos timorenses seja no mínimo empregue para a prevenção dos incêndios, o país não pode continuar mais à espera que os incendiários, os políticos e os juízes acabem com ele de vez.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.