Tibete já tem uma linha de alta velocidade (tão alta que os passageiros precisam de oxigénio extra)

Os locais e turistas que estiverem no Tibete já podem desfrutar das vistas montanhosas desta região através de um comboio de alta velocidade.

A linha ferroviária, de 435 quilómetros, liga a capital tibetana Lassa à cidade de Nyingchi e começou a funcionar a 25 de junho. Mas, como conta a cadeia televisiva CNN, construir uma linha de alta velocidade nesta região autónoma da China, apelidada de “teto do mundo”, não foi tarefa fácil.

Cerca de 90% do percurso, que demorou seis anos a construir, fica a mais de três mil metros acima do nível do mar. A linha possui 47 túneis e 121 pontes, nas quais se inclui a ponte ferroviária de Zangmu, com 525 metros de comprimento, conhecida por ser a maior e mais alta ponte em arco deste género do mundo.

Segundo a estação norte-americana, foram gastos mais de cinco mil milhões de euros nesta linha, na qual vão andar comboios elétricos de alta velocidade da série Fuxing, desenvolvidos e operados pela China State Railway Group.

Como andam em altitudes muito elevadas, estes comboios estão equipados com sistemas automatizados de fornecimento de oxigénio, que mantêm os níveis nuns constantes 23,6%, um pouco acima da média de 21% encontrada em atmosferas normais.

Além disso, as suas janelas estão equipadas com uma camada de vidro especial desenvolvida para aguentar os altos níveis de raios ultravioleta desta região.

Estes comboios operam a uma velocidade de cerca de 160 quilómetros por hora, sendo bastante mais lenta do que as velocidades máximas de 350 quilómetros por hora possíveis em muitas outras linhas chinesas.

De acordo com a CNN, a linha Lassa-Nyingchi estende-se numa área disputada entre a Índia e a China e é apenas uma pequena parte da rede de alta velocidade chinesa, que se encontra em rápida expansão. O regime chinês vê a sua ferrovia de alta velocidade como um símbolo do seu poder económico e da sua crescente prosperidade.

  ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. É o progresso chinês à custa da esperteza deles e da bondade dos políticos ocidentais que ao terem-lhes dado a oportunidade de desenvolvimento ao abrigo da globalização eles têm sabido aproveitar em desproveito da nossa economia. No caso Tibete, há ainda a ocupação a que todos fecham os olhos, mas já é normal em casos idênticos noutras partes do mundo, a razão é tendenciosa a cair quase sempre para o lado do mais forte e não para o lado da verdade.

RESPONDER

Mosteiro medieval abriga o mais completo museu do circo da Europa

Nos salões de um mosteiro medieval na pitoresca localidade de Besalú, em Girona, alojou-se o Circusland - Palácio Internacional do Circo, o primeiro museu profissional da Europa que se dedica ao circo. O espaço conta com …

Livro de estreia de José Saramago publicado em castelhano pela primeira vez

O livro “Terra do Pecado”, que marcou a estreia na ficção de José Saramago, em 1947, vai ser lançado em Espanha na quinta-feira, no que é a primeira vez que a obra está disponível em …

A Citroën concebeu um skate inspirado na mobilidade urbana

O Citroën Skate é uma plataforma de veículos elétricos, totalmente autónoma, que pode ser equipada com diferentes tipos de cápsulas. A plataforma Citroën Skate quer revolucionar o transporte em meio urbano sem que seja necessário um …

Bebeu demais na noite anterior? Não é aconselhado tomar um parecetamol

A combinação de álcool e este tipo de medicação pode sobrecarregar o fígado e provocar danos hepáticos, refere uma especialista. Muitas das vezes cometem-se excessos com o álcool e, tendencialmente, os sintomas de desconforto surgem no …

Portugal 5-0 Luxemburgo | Manita com três de Cristiano

Goleada das grandes. Portugal recebeu o Luxemburgo e não permitiu as mesmas dificuldades do jogo da primeira volta. Aos 17 minutos a formação das “quinas” já vencia por 3-0, com duas grandes penalidades a ajudar, e …

Vantablack. A tinta preta mais preta do mundo já é vendida em peças (que se unem como legos)

Desde a substituição dos ecrãs verdes à pintura dos cenários do teatro, o futuro do entretenimento tem tudo a ver com a Ventablack - a cor preta mais preta do mundo. Nenhuma cor - ou, melhor …

Itália vai exigir passaporte sanitário a todos os trabalhadores a partir de sexta-feira

O primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, assinou hoje um decreto com as normas sobre a obrigatoriedade de os funcionários públicos exibirem o passe sanitário a partir de 15 de outubro nos locais de trabalho, medida que …

Está criado o primeiro iPhone com entrada USB — pelas mãos de um estudante de robótica

Ken Pillonel é estudante do mestrado em robótica do Swiss Federal Institute e implementou um sistema que daqui a uns meses pode tornar-se regra nos dispositivos da marca da maçã. Numa altura em que a União …

Autópsia revela que Gabby Petito morreu por estrangulamento. Namorado continua desaparecido

A autópsia ao corpo de Gabby Petito revela que a jovem foi estrangulada. O namorado, Brian Laundrie, que a acompanhava na viagem, continua desaparecido. Além de revelarem o motivo da morte da norte-americana, as autoridades também …

F1: piloto do carro médico continua a recusar vacina (e português beneficia)

Alan van der Merwe não esteve no Grande Prémio da Turquia e, provavelmente, não vai estar em mais nenhuma corrida em 2021. Um português foi chamado para o Grande Prémio da Turquia, na Fórmula 1: Bruno …