“The Wall”: O início da ascensão e o princípio do fim dos Pink Floyd

Alterna2, http://www.alterna2.com / wikimedia

Roger Waters, um dos fundadores dos Pink Floyd

Há quarenta anos, a banda de rock Pink Floyd lançou o seu 11º álbum, “The Wall”. O álbum tornou-se o segundo mais vendido da história, mas marcou também a última vez que os principais membros da banda – Roger Waters, David Gilmour, Nick Mason e Richard Wright – gravaram um álbum juntos.

Os egos não controlados dos membros de uma banda podem ser difíceis de controlar e, muitas vezes, levam a um ponto em que a separação do grupo é inevitável. As tensões entre os quatro membros dos Beatles – John Lennon e Paul McCartney, em particular – levaram à rutura da icónica banda em 1970.

Quando os Pink Floyd começou a gravar “The Wall”, em janeiro de 1979, as tensões já se faziam sentir há vários anos. “The Dark Side of the Moon”, lançado em 1973, catapultou a banda para o estrelato, mas os membros lutaram para construir outro álbum de sucesso. Os álbuns seguintes – “Wish You Were Here”, de 1975, e “Animals”, de 1977 – já foram gravados sob pressão.

O baixista Roger Waters foi quem assumiu o comando de “Wish You Were Here”, tendo decidido as faixas e os temas conceituais do álbum. Durante o processo, Waters acabou por deixar cair as músicas “Raving and Drooling” e “Gotta be Crazy” contra os desejos do guitarrista e co-vocalista David Gilmour.

Sufocados por Waters, Richard Wright e David Gilmour decidiram envergar pelo caminho dos álbuns a solo em 1978, com Wright a lançar “Wet Dream” e Gilmour a estrear o auto-intitulado “David Gilmour”.

“Era importante para mim em termos de autorrespeito. No início, não achei que o meu nome fosse grande o suficiente para carregar todo o álbum. Estar nm grupo durante tanto tempo pode ser um pouco claustrofóbico, e eu precisava sair da sombra de Floyd“, confessou Gilmour, citado pelo The Conversation.

Em “The Wall”, Waters assumiu o controlo novamente, tendo sido parcialmente inspirado por um incidente que aconteceu durante a turné In the Flesh, que promoveu o álbum “Animals”.

Waters estava muito irritado com o som do fogo de artifício e sentiu que a plateia não estava a ouvir as suas músicas. Frustrado, Waters cuspiu no público e, mais tarde, pensou em construir um muro entre ele e os seus fãs. Eis que surgiu “The Wall”.

Em julho de 1978, apresentou uma demo de 90 minutos ao resto da banda, propondo dois conceitos para o próximo álbum: “Bricks in the Wall” e “Os prós e contras de Hitch Hiking”. Os membros da banda concordaram, mas a crescente megalomania de Waters, muito evidenciada em “The Wall”, tornou-se muito difícil de suportar.

O facto de a história central do álbum ser semi-autobiográfica, com base em Waters e no ex-membro da banda Syd Barrett, não ajudou. Os muros simbolizavam os mecanismos de defesa que Waters havia construído contra aqueles que poderiam magoá-lo: algumas letras Algumas abordam a morte do seu pai e outras temas como a infidelidade.

David Gilmour abarrotava de ideias para contribuir para a visão de Waters, mas nunca chegaram a ter protagonismo no álbum. Aliás, Waters incluiu fragmentos de demos associados aos projetos a solo de Gilmour, mas, no final, Gilmour recebeu apenas três créditos de co-roteiro – por “Run Like Hell”, “Young Lust” e “Comfortably Numb”. Nick Mason e Richard Wright não receberam nenhum.

Hoje, “The Wall” é considerado por muitos um dos melhores álbuns da história do rock. No entanto, marcou a última vez que os quatro membros da banda gravaram um álbum juntos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

EUA. Mulher é detida após tentar construir uma bomba numa loja da Walmart

Uma norte-americana foi detida numa loja da Walmart, na Florida, Estados Unidos (EUA), após tentar construir uma bomba dentro do estabelecimento comercial. A mulher, que tinha uma criança consigo, foi identificada pelo segurança quando andava sem …

Simeone reitera confiança em João Félix. "Acreditamos totalmente nele"

O técnico do Atlético de Madrid, Diego Simeone, voltou a falar de João Félix esta sexta-feira, reiterando toda a confiança no avançado de 20 anos. "A Supertaça foi mais um passo de experiência para um rapaz …

Ensino Superior com mais concursos para professores em 2019

As instituições de Ensino Superior abriram, em 2019, mais 948 concursos para a carreira docente do que em 2018, anunciou, esta quinta-feira, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. De acordo com uma nota do …

Paulo Gonçalves. Seguradoras atrasam autópsia e trasladação do corpo para Portugal

Paulo Gonçalves faleceu no domingo, aos 40 anos, na sequência de uma queda sofrida ao quilómetro 273 da sétima de 12 etapas do Rali Dakar. Exigências das seguradoras quanto a despistes toxicológicos ao corpo de Paulo …

Estivadores vão fazer greve em Setúbal e ameaçam fazer o mesmo em Lisboa

O Sindicato dos Estivadores e Atividade Logística (SEAL) revelou esta sexta-feira que vai entregar já na segunda-feira um pré-aviso de greve no Porto de Setúbal e ameaça fazer o mesmo no Porto de Lisboa. “Os trabalhadores …

Segundo maior diamante transforma-se em joias Louis Vuitton

Depois de cortado e polido, o segundo maior diamante da história será transformado numa coleção de joias da Louis Vuitton. A Lucara Diamond encontrou o diamante Sewelo, de 1.758 quilates, na sua mina do Botswana, no …

Filho do presidente da Câmara de Pedrógão Grande "sem memória" no caso da reconstrução de casas

O adjunto do presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Telmo Alves, que também é filho do autarca, disse em Tribunal que desconhece o processo de reconstrução das casas ardidas no incêndio no concelho, em 2017, …

Joacine não está inscrita no congresso do Livre

De acordo com o semanário Expresso, a deputada única do Livre não se inscreveu na reunião magna do partido, que se realiza este fim de semana, em Lisboa. A deputada do Livre, Joacine Katar Moreira, e …

"Há condições para avançar" com o alargamento da ADSE

"Há condições para avançar" com o alargamento da ADSE aos contratos individuais do Estado e aos precários regularizados no PREVPAP, disse Alexandra Leitão, esta sexta-feira, no Parlamento. A ministra da Modernização do Estado e da Administração …

Países "lutam" por fundos europeus para neutralizar emissões de carbono

Um novo fundo de 100 mil milhões destinado a neutralizar as emissões de dióxido de carbono na Europa até 2050 está em disputa por vários países. A Comissão Europeia quer implementar um fundo de 100 mil …