“The Wall”: O início da ascensão e o princípio do fim dos Pink Floyd

Alterna2, http://www.alterna2.com / wikimedia

Roger Waters, um dos fundadores dos Pink Floyd

Há quarenta anos, a banda de rock Pink Floyd lançou o seu 11º álbum, “The Wall”. O álbum tornou-se o segundo mais vendido da história, mas marcou também a última vez que os principais membros da banda – Roger Waters, David Gilmour, Nick Mason e Richard Wright – gravaram um álbum juntos.

Os egos não controlados dos membros de uma banda podem ser difíceis de controlar e, muitas vezes, levam a um ponto em que a separação do grupo é inevitável. As tensões entre os quatro membros dos Beatles – John Lennon e Paul McCartney, em particular – levaram à rutura da icónica banda em 1970.

Quando os Pink Floyd começou a gravar “The Wall”, em janeiro de 1979, as tensões já se faziam sentir há vários anos. “The Dark Side of the Moon”, lançado em 1973, catapultou a banda para o estrelato, mas os membros lutaram para construir outro álbum de sucesso. Os álbuns seguintes – “Wish You Were Here”, de 1975, e “Animals”, de 1977 – já foram gravados sob pressão.

O baixista Roger Waters foi quem assumiu o comando de “Wish You Were Here”, tendo decidido as faixas e os temas conceituais do álbum. Durante o processo, Waters acabou por deixar cair as músicas “Raving and Drooling” e “Gotta be Crazy” contra os desejos do guitarrista e co-vocalista David Gilmour.

Sufocados por Waters, Richard Wright e David Gilmour decidiram envergar pelo caminho dos álbuns a solo em 1978, com Wright a lançar “Wet Dream” e Gilmour a estrear o auto-intitulado “David Gilmour”.

“Era importante para mim em termos de autorrespeito. No início, não achei que o meu nome fosse grande o suficiente para carregar todo o álbum. Estar nm grupo durante tanto tempo pode ser um pouco claustrofóbico, e eu precisava sair da sombra de Floyd“, confessou Gilmour, citado pelo The Conversation.

Em “The Wall”, Waters assumiu o controlo novamente, tendo sido parcialmente inspirado por um incidente que aconteceu durante a turné In the Flesh, que promoveu o álbum “Animals”.

Waters estava muito irritado com o som do fogo de artifício e sentiu que a plateia não estava a ouvir as suas músicas. Frustrado, Waters cuspiu no público e, mais tarde, pensou em construir um muro entre ele e os seus fãs. Eis que surgiu “The Wall”.

Em julho de 1978, apresentou uma demo de 90 minutos ao resto da banda, propondo dois conceitos para o próximo álbum: “Bricks in the Wall” e “Os prós e contras de Hitch Hiking”. Os membros da banda concordaram, mas a crescente megalomania de Waters, muito evidenciada em “The Wall”, tornou-se muito difícil de suportar.

O facto de a história central do álbum ser semi-autobiográfica, com base em Waters e no ex-membro da banda Syd Barrett, não ajudou. Os muros simbolizavam os mecanismos de defesa que Waters havia construído contra aqueles que poderiam magoá-lo: algumas letras Algumas abordam a morte do seu pai e outras temas como a infidelidade.

David Gilmour abarrotava de ideias para contribuir para a visão de Waters, mas nunca chegaram a ter protagonismo no álbum. Aliás, Waters incluiu fragmentos de demos associados aos projetos a solo de Gilmour, mas, no final, Gilmour recebeu apenas três créditos de co-roteiro – por “Run Like Hell”, “Young Lust” e “Comfortably Numb”. Nick Mason e Richard Wright não receberam nenhum.

Hoje, “The Wall” é considerado por muitos um dos melhores álbuns da história do rock. No entanto, marcou a última vez que os quatro membros da banda gravaram um álbum juntos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …