Norte-americano cria secretária para manter crianças seguras durante os tiroteios nas escolas

Um norte-americano desenvolveu uma secretária à prova de bala para assegurar um lugar seguro às crianças dos Estados Unidos em situações de tiroteio.

Passaram três anos desde que, a 14 de fevereiro de 2018, Nikolas Cruz entrou na Stoneman Douglas High School, no estado norte-americano da Flórida, abriu fogo sobre os que lá se encontravam e matou 17 pessoas, ferindo outras 17.

Desde então, conta a estação televisiva WLOX, o norte-americano Todd Drummond e o seu filho têm trabalhado na “The Safe Space Desk”, uma secretária à prova de bala que foi projetada para funcionar como um lugar seguro neste tipo de situações.

“Se usarmos o tiroteio em Parkland como exemplo, as crianças não tinham uma defesa. Foi então que surgiu esta ideia na minha cabeça de lhes dar uma secretária estática que permita que se escondam nela”, explicou Drummond, que vive no Indiana.

A mesa é feita de um material à prova de bala e demorou cerca de três anos para ser desenvolvida. Em caso de tiroteio na escola, as crianças devem levantar-se da cadeira, esconder-se dentro da secretária e fechar a sua porta.

A secretária tem dois puxadores, um na porta e outro na parte superior, cada um deles com “uma dupla função”, explicou o norte-americano à estação televisiva. “Não só para fechar a mesa, mas também para impedir qualquer tentativa de alguém a abrir.”

Drummond disse ainda que a secretária pesa cerca de 60 quilos, o que, ao adicionar o peso de uma criança, faz com que seja muito difícil de a mover. “Seria preciso uma força tremenda”, considerou.

O norte-americano, que já está a trabalhar numa secretária semelhante para os professores, também criou uma instituição de caridade chamada Defend Our Children, que tem como principal missão acabar com os tiroteios nas escolas dos Estados Unidos.

É através desta associação e dos donativos que recebe que Drummond espera conseguir fornecer gratuitamente estas secretárias às escolas que não puderem pagar para as ter.

“Cada secretária custa 1800 dólares (cerca de 1480 euros) e não queremos colocar um preço na vida de cada criança. Já perdemos tantas vidas e nunca saberemos o que aquelas crianças teriam feito por nós todos”, lamentou.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Ir para a escola a pensar que se vão sentar numa secretária com estas características não deve ser nada tranquilizante para as crianças e professores norte americanos mas, este é o mundo em que vivemos e temos que nos adaptar a ele!!

RESPONDER

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …

Caso Ihor. IGAI pede expulsão do ex-diretor de fronteiras do SEF

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) já entregou ao ministro Eduardo Cabrita o relatório final do processo disciplinar contra o inspetor coordenador do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) António Sérgio Henriques, que propõe a …

Chuvas torrenciais fazem mais de uma centena de mortos na Índia

Pelo menos 136 pessoas morreram na Índia, em consequência de chuvas torrenciais que assolaram o país e causaram fortes enchentes e deslizamentos de terra, enterrando casas e submergindo ruas. Numa altura em que as alterações climáticas …

China inaugurou o comboio mais rápido do mundo

O comboio-bala maglev, que pode atingir uma velocidade de 600 quilómetros por hora, fez a sua estreia em Qingdao, na China, esta semana. Tal como conta a cadeia televisiva CNN, este comboio-bala maglev foi desenvolvido pela …

Quatro portugueses detidos em Espanha por alegada violação de duas mulheres

A polícia espanhola anunciou, este sábado, ter detido quatro cidadãos portugueses por suposta violação múltipla e abusos sexuais a duas mulheres de 22 e 23 anos, numa pensão em Gijón, no norte do país. Segundo a …

Stonehenge pode perder estatuto de património mundial da UNESCO

Depois de Liverpool, também Stonehenge pode perder o estatuto de património mundial da UNESCO. O aviso surge após o secretário dos transportes, Grant Shapps, ter dado luz verde aos planos de construção de um túnel …

Mais 20 mortes e 3396 casos de covid-19. Não havia tantos óbitos desde março

Portugal registou, este sábado, mais 20 mortes e 3396 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3396 novos …

"Integral confiança". Chega segura militantes acusados de agredir homossexual

O Chega anunciou, esta sexta-feira, que mantém "integral confiança" nos candidatos e estruturas local e distrital de Viseu, referindo que só se pronunciará sobre alegadas agressões de motivação homofóbica naquela cidade depois de apurados os …