Norte-americano cria secretária para manter crianças seguras durante os tiroteios nas escolas

Um norte-americano desenvolveu uma secretária à prova de bala para assegurar um lugar seguro às crianças dos Estados Unidos em situações de tiroteio.

Passaram três anos desde que, a 14 de fevereiro de 2018, Nikolas Cruz entrou na Stoneman Douglas High School, no estado norte-americano da Flórida, abriu fogo sobre os que lá se encontravam e matou 17 pessoas, ferindo outras 17.

Desde então, conta a estação televisiva WLOX, o norte-americano Todd Drummond e o seu filho têm trabalhado na “The Safe Space Desk”, uma secretária à prova de bala que foi projetada para funcionar como um lugar seguro neste tipo de situações.

“Se usarmos o tiroteio em Parkland como exemplo, as crianças não tinham uma defesa. Foi então que surgiu esta ideia na minha cabeça de lhes dar uma secretária estática que permita que se escondam nela”, explicou Drummond, que vive no Indiana.

A mesa é feita de um material à prova de bala e demorou cerca de três anos para ser desenvolvida. Em caso de tiroteio na escola, as crianças devem levantar-se da cadeira, esconder-se dentro da secretária e fechar a sua porta.

A secretária tem dois puxadores, um na porta e outro na parte superior, cada um deles com “uma dupla função”, explicou o norte-americano à estação televisiva. “Não só para fechar a mesa, mas também para impedir qualquer tentativa de alguém a abrir.”

Drummond disse ainda que a secretária pesa cerca de 60 quilos, o que, ao adicionar o peso de uma criança, faz com que seja muito difícil de a mover. “Seria preciso uma força tremenda”, considerou.

O norte-americano, que já está a trabalhar numa secretária semelhante para os professores, também criou uma instituição de caridade chamada Defend Our Children, que tem como principal missão acabar com os tiroteios nas escolas dos Estados Unidos.

É através desta associação e dos donativos que recebe que Drummond espera conseguir fornecer gratuitamente estas secretárias às escolas que não puderem pagar para as ter.

“Cada secretária custa 1800 dólares (cerca de 1480 euros) e não queremos colocar um preço na vida de cada criança. Já perdemos tantas vidas e nunca saberemos o que aquelas crianças teriam feito por nós todos”, lamentou.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Ir para a escola a pensar que se vão sentar numa secretária com estas características não deve ser nada tranquilizante para as crianças e professores norte americanos mas, este é o mundo em que vivemos e temos que nos adaptar a ele!!

RESPONDER

Já pode "adotar" um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019. De acordo com a cadeia …

Proporção divina identificada na gerbera

Descobrir como se formam os padrões distintos e omnipresentes das cabeças das flores tem intrigado os cientistas há séculos. Quando se pede a alguém que desenhe um girassol, quase todas as pessoas desenham um grande círculo …

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …

Vanuatu em alerta depois de um corpo com covid-19 ter dado à costa

Vanuatu proibiu viagens de e para a sua principal ilha três dias depois de ter dado à costa um corpo de um pescador filipino, que testou positivo à covid-19. De acordo com a Radio New Zealand, …

Cientistas russos querem criar a primeira vacina comestível contra a covid-19

O Instituto de Medicina Experimental de São Petersburgo, na Rússia, anunciou o seu plano de concluir dentro de um ano os testes pré-clínicos da primeira vacina comestível do mundo contra o novo coronavírus. Em entrevista à …

Em plena crise política, o país mais pobre das Américas ainda não recebeu nenhuma vacina

Numa altura em que a maior parte dos países já têm o processo de vacinação a decorrer, o governo do Haiti ainda não garantiu uma única dose da vacina contra o coronavírus. O país mais pobre …

Afinal, Leonardo da Vinci não esculpiu o busto de Flora

Está terminada a controvérsia que durou mais de cem anos após a aquisição do Busto de Flora em 1909, por Wilhelm von Bode. A datação por radiocarbono revelou, recentemente, que a obra não foi …

Crise climática "implacável" intensificou-se em 2020, diz relatório da ONU

Houve uma intensificação "implacável" da crise climática em 2020, com a queda temporária nas emissões de carbono devido ao confinamento a ter um impacto pouco significativo nas concentrações de gases de efeito de estufa, revelou …

Já se sabe o que causou a misteriosa "tempestade de asma", que vitimou dez pessoas em 2016

Em 2016, na cidade de Melbourne, aconteceu o evento de "tempestade de asma" mais grave do mundo. Os cientistas descobriram agora o culpado. No dia 21 de novembro de 2016, as urgências de um hospital em …

Carlos César reivindica papel do PS na construção da democracia e no combate à corrupção

O presidente do PS defendeu, esta segunda-feira, que se deveu ao seu partido o aprofundamento da democracia e os avanços no combate à corrupção, embora admitindo desvios", "erros" e "omissões num ou outro momento da …