Norte-americano cria secretária para manter crianças seguras durante os tiroteios nas escolas

Um norte-americano desenvolveu uma secretária à prova de bala para assegurar um lugar seguro às crianças dos Estados Unidos em situações de tiroteio.

Passaram três anos desde que, a 14 de fevereiro de 2018, Nikolas Cruz entrou na Stoneman Douglas High School, no estado norte-americano da Flórida, abriu fogo sobre os que lá se encontravam e matou 17 pessoas, ferindo outras 17.

Desde então, conta a estação televisiva WLOX, o norte-americano Todd Drummond e o seu filho têm trabalhado na “The Safe Space Desk”, uma secretária à prova de bala que foi projetada para funcionar como um lugar seguro neste tipo de situações.

“Se usarmos o tiroteio em Parkland como exemplo, as crianças não tinham uma defesa. Foi então que surgiu esta ideia na minha cabeça de lhes dar uma secretária estática que permita que se escondam nela”, explicou Drummond, que vive no Indiana.

A mesa é feita de um material à prova de bala e demorou cerca de três anos para ser desenvolvida. Em caso de tiroteio na escola, as crianças devem levantar-se da cadeira, esconder-se dentro da secretária e fechar a sua porta.

A secretária tem dois puxadores, um na porta e outro na parte superior, cada um deles com “uma dupla função”, explicou o norte-americano à estação televisiva. “Não só para fechar a mesa, mas também para impedir qualquer tentativa de alguém a abrir.”

Drummond disse ainda que a secretária pesa cerca de 60 quilos, o que, ao adicionar o peso de uma criança, faz com que seja muito difícil de a mover. “Seria preciso uma força tremenda”, considerou.

O norte-americano, que já está a trabalhar numa secretária semelhante para os professores, também criou uma instituição de caridade chamada Defend Our Children, que tem como principal missão acabar com os tiroteios nas escolas dos Estados Unidos.

É através desta associação e dos donativos que recebe que Drummond espera conseguir fornecer gratuitamente estas secretárias às escolas que não puderem pagar para as ter.

“Cada secretária custa 1800 dólares (cerca de 1480 euros) e não queremos colocar um preço na vida de cada criança. Já perdemos tantas vidas e nunca saberemos o que aquelas crianças teriam feito por nós todos”, lamentou.

  ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Ir para a escola a pensar que se vão sentar numa secretária com estas características não deve ser nada tranquilizante para as crianças e professores norte americanos mas, este é o mundo em que vivemos e temos que nos adaptar a ele!!

RESPONDER

Governo: voto contra do Bloco é "definitivo". Marcelo diz que chumbo provoca dissolução

O Governo afirmou este domingo que entendeu o anúncio de voto contra por parte do BE como “uma posição definitiva”, remetendo eventuais novas negociações com este partido para a fase da especialidade do Orçamento do …

Soldados do exército chinês alinhados.

Chinesas querem "empregos de homem" — mas o sistema educacional corta-lhes as asas

Várias escolas, academia e universidades chinesas impõe cotas que limitam o acesso de estudantes do sexo feminino. Mulheres têm de tirar notas mais altas do que os homens para entrar. Um pouco por todo o mundo …

"A Escola de Atenas", quadro de Rafael Sanzio.

Ideias da filosofia grega podem ter-nos conduzido às alterações climáticas

Algumas das ideias defendidas por antigos filósofos gregos podem ter conduzido a civilização rumo às alterações climáticas. Incêndios florestais causados por ventos crescentes e um calor sem precedentes cercaram Atenas, Grécia, no verão passado, cobrindo os …

Vizela 0-1 Benfica | Milagre de São Rafa no último suspiro

A ressaca pós-goleada frente ao Bayern, na Liga dos Campeões, foi difícil para o Benfica. Os comandados de Jorge Jesus sentiram muitas dificuldades frente a um Vizela que sabia que o seu adversário iria patentear …

Otoniel, o camponês paramilitar (e criminoso mais procurado da Colômbia) foi capturado

O governo da Colômbia anunciou este sábado a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (com a alcunha de 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de …

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …

Nova faca de madeira é três vezes mais afiada do que as de aço - e pode ser lavada após ser usada

Através do uso de métodos alternativos, uma equipa de cientistas criou uma nova forma endurecida da madeira que pode ser transformada em facas afiadas. A equipa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, refere que as …

Áustria planeia confinar quem não estiver vacinado contra covid-19

O governo austríaco anunciou que, se ocupação de camas de Unidades de Cuidados Intensivos com pacientes covid-19 atingir nível crítico, pessoas não imunizadas poderão sair de casa apenas em casos excepcionais, como compras essenciais e …

"Deixa os homens cantar". Ex-paraquedistas vaiam e pedem demissão do ministro da Defesa

Centenas de ex-paraquedistas vaiaram e pediram hoje a demissão do ministro da Defesa e do Chefe do Estado Maior do Exército durante a cerimónia militar nas comemorações do Dia do Exército, em Aveiro. A iniciativa, que …