/

Sem licença ou treino. Texanos já podem andar na rua com uma arma

Uma nova lei pró-armas que entrou em vigor na quarta-feira no Texas, Estados Unidos, permite que as pessoas que possuem legalmente uma arma de fogo a portem abertamente em público, sem obter uma licença ou treino.

Segundo a CNN, a polémica legislação de “porte constitucional” é a mais recente de uma série de projetos de lei pró-armas que os legisladores estaduais aprovaram este ano, à medida que os incidentes de violência armada aumentam no Texas e em todo o país.

Por sua vez, o governador Greg Abbott elogiou a chamada lei do “porte constitucional” e outros projetos de lei sobre armas de fogo quando os assinou.

“Podem dizer que assinei hoje algumas leis que protegem os direitos das armas”, disse Abbott na assinatura do projeto de lei em junho. “Mas hoje, assinei documentos que inspiraram liberdade no estado do Texas”, acrescentou.

A lei “House Bill 1927”, escreve a NPR, aplica-se a residentes do Texas com 21 anos ou mais e exclui pessoas que estão proibidas de possuir legalmente uma arma de fogo, como os condenados por um crime, agressão, violência doméstica ou ameaças terroristas.

Antes da lei entrar em vigor, os residentes só podiam portar armas com uma licença e eram obrigados a completar o treino, bem como passar num exame escrito e teste de proficiência.

A decisão está a ser observada com preocupação, uma vez que o número de tiroteios no Texas, sem incluir suicídios, aumentou 14% este ano, com cerca de 3200 tiroteios, em comparação com o mesmo período de 2020, que registou cerca de 2800, de acordo com dados do grupo de pesquisa Gun Violence Archive (GVA).

À CNN, Andrew Karwoski, especialista em políticas da Everytown for Gun Safety, alerta que “revogar totalmente a licença é uma mudança radical”, já que “permitir que quase qualquer pessoa use uma arma em público, sem haver uma verificação de antecedentes ou treinamento de segurança, é realmente perigoso”.

ZAP //

 

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.