Testes rápidos estão a ser vendidos com grande diferença de preços

Ina Fassbender / AFP

Os autotestes de despiste à covid-19 já estão a ser vendidos em algumas farmácias e noutros locais autorizados à venda de medicamentos, mas os seus preços variam muito.

Ao contrário do que aconteceu com as máscaras e geles desinfetantes, o Governo não definiu qualquer limite de preços destes artigos. Por isso, há diferenças substanciais de preço para o mesmo teste, sendo que estas chegam a superar os 100%.

De recordar que o Infarmed publicou recentemente a lista dos testes rápidos de antigénio autorizados a serem vendidos em farmácias e parafarmácias, a pessoas com idade igual ou superior a 18 anos.

Esta medida tem como objetivo acelerar a testagem em massa, tal como prometido pela ministra da Saúde no início de fevereiro.

Contudo, se no início da pandemia, o Governo decretou a imposição de um limite máximo de 15% na percentagem de lucro das máscaras e geles desinfetantes, até agora não há nenhuma indicação nesse sentido para os testes rápidos.

Por isso, as farmácias têm total independência para estipular o preço dos testes rápidos, sendo que apenas têm que respeitar que estes artigos estão isentos de IVA.

Segundo o ECO, na maioria das farmácias de Lisboa, os testes estão a ser vendidos entre 6,55 euros e 6,99 euros a unidade, havendo também alguns casos de discrepâncias elevadas de preços – como é o caso de uma farmácia da zona de Benfica, onde o jornal escreve que comprou um teste individual por 15 euros.

Já a Wells está a disponibilizar estes testes por 6,99 euros, no caso de serem comprados individualmente, ou por cinco euros a unidade quando comprados em caixas de 25 testes.

Comparado com o Pingo Doce e a Auchan, a realidade é semelhante. A cadeia de supermercados do grupo Jerónimo Martins está a vender embalagens de 25 testes, sendo que cada unidade custa 6,79 euros.

A Auchan está também a disponibilizar testes rápidos individuais por 6,99 euros ou, em alternativa, caixas de 25 testes, sendo que neste caso cada teste fica por 6,79 euros.

Por outro lado, numa farmácia da zona de Belém, o autoteste distribuído pela Roche chega a custar 9,50 euros.

Por fim, o ECO noticia que numa outra farmácia da zona da Baixa lisboeta, cada autoteste está a ser vendido por 8,50 euros.

  ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Preço da luz no mercado regulado deverá subir 0,2% em 2022

O preço da eletricidade para os consumidores do mercado regulado deverá subir 0,2% no próximo ano face à média do ano em curso, segundo a proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) hoje anunciada. “Para …

Governo recua e anuncia redução de imposto sobre combustíveis. Gasolina desce dois cêntimos e gasóleo um

Com a subida abrupta do preço dos combustíveis, o Governo anunciou esta sexta-feira à tarde que irá reduzir o ISP. Na prática, ao consumidor isto significa que o preço da gasolina vai baixar dois cêntimos …

Bolsonaro admite que chora sozinho na casa de banho

Num encontro organizado pela igreja evangélica Comunidade das Nações, em Brasília, na quinta-feira, o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, admitiu que costuma chorar na casa de banho. “Quantas vezes eu choro na casa de banho, em …

Jogadores em greve no Brasil, presidente no Estádio da Luz

Crise financeira grave no Cruzeiro, jogadores não apareceram para treinar e o presidente estava em Portugal. O plantel do Cruzeiro não apareceu no treino marcado para a tarde desta quinta-feira. Na véspera, os jogadores já tinham …

"É devastador": os millenials que querem ter filhos, mas não têm condições financeiras

Têm três empregos, querem mudar de carreira ou estão a mudar-se para zonas distantes para ter alojamento mais acessível. Assim é a vida dos millenials, que fazem tudo para juntar dinheiro suficiente para sustentar uma …

Milionário Robert Durst condenado a prisão perpétua por matar melhor amiga

O tribunal de Los Angeles condenou o excêntrico milionário de 78 anos a pena perpétua, sem possibilidade de liberdade condicional, pelo homicídio em primeiro grau de Susan Berman (o equivalente a homicídio qualificado), segundo a …

Cientistas tentam desvendar por que comemos demais

Em 2019, cientistas descobriram que certas células em ratos obesos impediam os sinais que indicam a sensação de saciedade. Agora, uma nova investigação fez uma abordagem ainda mais profunda sobre o papel destas células. O estudo, …

"Tenho todas as condições para vencer as eleições legislativas de 2023", diz Rangel

Paulo Rangel apresentou esta tarde formalmente a sua candidatura à liderança do PSD e afirma que tem todas as condições para unir o PSD e vencer as eleições legislativas em 2023. Em conferência de imprensa, o …

Putin admite aceitar pagamentos com criptomoedas num futuro próximo

Vladimir Putin admitiu que as criptomoedas têm valor, adiantando que esta forma de pagamento poderá tornar-se viável no país. Contudo, para já "ainda é muito cedo" para fazer previsões devido à sua natureza "incerta". A notícia …

Subida dos combustíveis. Estado arrecada mais 5 cêntimos de IVA por litro

Com a subida do preço dos combustíveis, o Estado está a arrecadar mais imposto por cada litro vendido por via do IVA. A subida dos combustíveis em Portugal tem sido uma realidade que não é de …