/

Governo quer avançar com testes à covid-19 para acesso a restaurantes

8

Patrícia de Melo Moreira / AFP

O Governo está a estudar a possibilidade de introduzir testes à covid-19 para o acesso aos restaurantes. A medida ainda não está fechada, mas é certo que não se irá aplicar aos almoços durante a semana.

De acordo com o Observador, a medida vai permitir que os restaurantes que têm de fechar às 15h30 nos fins de semana, possam estar abertos desde que os clientes apresentem teste negativo à covid-19.

A intenção é que venha a ser obrigatório o teste de diagnóstico negativo à entrada dos restaurantes nos concelhos de risco muito elevado.

No entanto, para já, ainda não passa de uma ideia. Como noticia o Observador, o Executivo tem divergências acerca de que testes serão permitidos para aceder a estes estabelecimentos.

Por outro lado, o Executivo está a avaliar se consegue dar o passo “do autoteste feito à porta [do restaurante] ou na farmácia” para garantir esse acesso, refere fonte governamental.

A mesma fonte confirmou ao site de notícias que a hipótese está em análise e que será “um passo essencial para os restaurantes poderem controlar entradas de quem tem certificado” na nova aplicação, que foi disponibilizada recentemente para leitura do QR Code e que servirá para ler o certificado digital.

Atualmente, apenas a apresentação do certificado digital permite maior liberdade de circulação, dando acesso a deslocações de e para a Área Metropolitana de Lisboa ou a presença em eventos como casamentos e batizados.

A utilização de autotestes para aceder a restaurantes já é uma prática comum noutros países da União Europeia.

  ZAP //

8 Comments

  1. Sem palavras para tanto salazarismo. E depois ainda falam em teorias da conspiração… palhaçada pegada sem fim à vista e com tendência a piorar!! a sorte (ou o azar do povo) disto é ser o Covid…

  2. Solução fácil.
    Nunca mais vou a um restaurante que exija testes para Covid ou outra coisa qualquer.
    Os donos destes estabelecimentos que se organizem para travar esta palhaçada.
    Se estiverem interessados em me ter como cliente.

  3. Já estou á imaginar as cartas…

    Menu infantil (7 EUR)
    – hamburger ou esparguete com tomate
    – sumo
    – sobremesa (bola de gelado)

    Menu covid (45 EUR)
    – Teste Rápido
    – cerveja (enquanto espera o resultado)
    – prato do dia ou táxi para casa (se der positivo)
    – bebida (pode ser para levar no táxi)
    … café não incluído

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.