Testes, medidas “muito precoces” de contenção e vacina da gripe. O segredo do Uruguai no combate à covid-19

OEA - OAS / Flickr

Sylvain Aldighieri, coordenador da covid-19 na Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), à esquerda

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) – agência regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) – destacou na terça-feira a resposta do Uruguai à pandemia e revelou “o segredo” do país no combate ao coronavírus.

“O Uruguai é o único país da América do Sul que tem uma taxa de incidência que cai regularmente nas últimas semanas”, disse Sylvain Aldighieri, coordenador da covid-19 da OPAS, citado agência AFP. Com os quatro primeiros casos anunciados a 13 de março, o país registou 956 infeções e 28 mortes, “uma baixa taxa de mortalidade”, referiu.

Aldighieri indicou que o sucesso do país no combate à pandemia passou pela implementação “muito precoce” das medidas de saúde pública recomendadas pela OPAS, como o distanciamento social, o encerramento de escolas, o cancelamento de grandes eventos e restrições de viagens internacionais.

Além do confinamento voluntário da população, a capacidade alargada do país para realizar testes e o fato de ter uma “plataforma sólida” para o atendimento hospitalar contribuiu para esse sucesso, sublinhou Aldighieri, que acredita que o país conseguirá manter o controle, apesar de estar próximo de outras nações, como o Brasil e a Argentina, onde o número de infetados é elevado.

O reinício das atividades deve ser feito com cuidados redobrados. “Para preservar estas conquistas, o segredo está nos ajustes graduais nas medidas de saúde pública, num contexto de deteção e rastreamento de contatos muito forte, e uma capacidade laboratorial alargada que responde rapidamente às necessidades de pesquisa”, afirmou Aldighieri.

Outro aspeto importante da resposta do Uruguai foi a prevenção da gripe sazonal antes do inverno no hemisfério do sul se estabelecer, onde surtos de gripe são comuns. “Gostaríamos de destacar, além de fortalecer a vigilância (da covid-19), a importância de ter realizado campanhas de vacinação contra a gripe”, disse Aldighieri.

A diretora da OPAS, Carissa Etienne, pediu aos países das Américas que se mantenham vigilantes e sigam a ciência. “Os últimos seis meses abalaram nosso mundo. Os próximos seis meses não serão mais fáceis e não podemos baixar a guarda”, declarou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ex-ministro da Bolívia planeou um segundo golpe usando mercenários dos EUA

O vazamento de gravações telefónicas e e-mails revelam que um ex-ministro da Defesa boliviano estava a preparar-se para usar tropas estrangeiras para impedir que o partido de esquerda MAS regressasse ao poder. Os documentos e registos …

Espécie rara de orquídea encontrada em telhado de banco de investimentos em Londres

Uma espécie rara de orquídea, que se acredita estar extinta no Reino Unido, foi descoberta no jardim do telhado de um banco de investimentos em Londres. Segundo o The Guardian, a Serapias parviflora, uma espécie rara …

Pintura de David Bowie comprada por três euros vai agora ser leiloada por milhares

A pintura do ícone do rock, David Bowie, deverá ser vendida por milhares de dólares num leilão de arte online. O retrato, intitulado "DHead XLVI", faz parte de um conjunto de aproximadamente 47 obras que David …

Vila Nova de Milfontes vai ter praia para cães

A praia pet friendly, que fica próxima de Furnas-Rio, vai funcionar já esta época balnear de forma experimental. Uma praia concessionada que também admite cães vai funcionar, nesta época balnear, de forma experimental, em Vila Nova …

Podia ser um quadro de Dalí, mas é só o degelo glacial na Islândia

Na Islândia, o degelo glacial criou uma paisagem deslumbrante que o fotógrafo espanhol Manuel Ismael Gómez de Almería não deixou passar em branco. Faz lembrar a arte surrealista de Salvador Dalí, mas é uma versão ampliada …

Digby, o cão dos bombeiros, ajudou a salvar uma mulher do suicídio

O cão Digby desempenhou um importante papel ao salvar uma mulher que estava a ponderar pôr fim à sua própria vida no Reino Unido. Digby é um cão terapeuta que ajuda as pessoas a lidar com …

Seca pode ser a "próxima pandemia e não há vacinas que a curem", alerta a ONU

A seca e a escassez de água podem afetar o planeta de forma sistémica se não forem tomadas medidas urgentes sobre a gestão da água e dos solos, alertou a Organização das Nações Unidas (ONU) …

Três portugueses morrem em desabamento de escola na Bélgica

O desabamento de uma escola em construção em Antuérpia, na Bélgica, provocou, esta sexta-feira, a morte de três portugueses. As circunstâncias em que o desabamento ocorreu ainda não são conhecidas. Fonte consular portuguesa confirmou à RTP …

António Oliveira desiste de candidatura à Câmara de Gaia

Esta sexta-feira, numa reunião de emergência, António Oliveira, candidato à Câmara de Vila Nova de Gaia, anunciou ao líder do PSD, Rui Rio, a sua desistência da corrida eleitoral. António Oliveira tinha sido a escolha de …

Elemento da comitiva olímpica portuguesa recusou vacina

Todas as outras pessoas que estarão em Tóquio, a representar Portugal, já foram vacinados contra a COVID-19. Quase todos os membros da comitiva olímpica portuguesa, que vão estar nos Jogos Olímpicos de Tóquio, foram vacinados contra …