Testes, medidas “muito precoces” de contenção e vacina da gripe. O segredo do Uruguai no combate à covid-19

OEA - OAS / Flickr

Sylvain Aldighieri, coordenador da covid-19 na Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), à esquerda

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) – agência regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) – destacou na terça-feira a resposta do Uruguai à pandemia e revelou “o segredo” do país no combate ao coronavírus.

“O Uruguai é o único país da América do Sul que tem uma taxa de incidência que cai regularmente nas últimas semanas”, disse Sylvain Aldighieri, coordenador da covid-19 da OPAS, citado agência AFP. Com os quatro primeiros casos anunciados a 13 de março, o país registou 956 infeções e 28 mortes, “uma baixa taxa de mortalidade”, referiu.

Aldighieri indicou que o sucesso do país no combate à pandemia passou pela implementação “muito precoce” das medidas de saúde pública recomendadas pela OPAS, como o distanciamento social, o encerramento de escolas, o cancelamento de grandes eventos e restrições de viagens internacionais.

Além do confinamento voluntário da população, a capacidade alargada do país para realizar testes e o fato de ter uma “plataforma sólida” para o atendimento hospitalar contribuiu para esse sucesso, sublinhou Aldighieri, que acredita que o país conseguirá manter o controle, apesar de estar próximo de outras nações, como o Brasil e a Argentina, onde o número de infetados é elevado.

O reinício das atividades deve ser feito com cuidados redobrados. “Para preservar estas conquistas, o segredo está nos ajustes graduais nas medidas de saúde pública, num contexto de deteção e rastreamento de contatos muito forte, e uma capacidade laboratorial alargada que responde rapidamente às necessidades de pesquisa”, afirmou Aldighieri.

Outro aspeto importante da resposta do Uruguai foi a prevenção da gripe sazonal antes do inverno no hemisfério do sul se estabelecer, onde surtos de gripe são comuns. “Gostaríamos de destacar, além de fortalecer a vigilância (da covid-19), a importância de ter realizado campanhas de vacinação contra a gripe”, disse Aldighieri.

A diretora da OPAS, Carissa Etienne, pediu aos países das Américas que se mantenham vigilantes e sigam a ciência. “Os últimos seis meses abalaram nosso mundo. Os próximos seis meses não serão mais fáceis e não podemos baixar a guarda”, declarou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta de pegadas fossilizadas em Espanha revela a existência de um "berçário" de elefantes

Pegadas fossilizadas foram encontradas numa praia no sul da Espanha e mostram o que pode ter sido o berçário de uma espécie extinta de elefantes. O local costeiro, situado na região de Huelva, estava normalmente coberto …

Morreu aos 98 anos o historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França

O historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França morreu este sábado, aos 98 anos, na casa de saúde de Jarzé, perto da cidade francesa de Angers, disse à Lusa a pintora Emília Nadal, sua …

Ventura: "Não vejo outra possibilidade senão a ministra da Saúde ou pedir desculpa ou ser afastada"

O Chega vai questionar formalmente o Governo pelo “facto de a ministra da Saúde ter utilizado um carro do Estado” para ir a uma ação de campanha no Porto na sexta-feira, anunciou este sábado André …

Ouvir 30 segundos de uma sonata de Mozart pode reduzir ataques de epilepsia

Ouvir a Sonata para Dois Pianos em Ré Maior (K448), de Wolfgang Amadeus Mozart, durante pelo menos 30 segundos, ajuda a reduzir a atividade elétrica cerebral associada à epilepsia resistente a medicação. Os resultados também sugerem …

Astrónomos resolvem mistério cósmico com 900 anos

Um mistério cósmico com 900 anos, em torno das origens de uma famosa supernova observada pela primeira vez na China no ano 1181, foi finalmente resolvido. Uma nova investigação, publicada dia 15 de setembro no The …

Bons hábitos alimentares podem reduzir a probabilidade de contrair covid-19

Um novo estudo indica que as pessoas que comem muitas frutas e vegetais podem ter menos probabilidades de contrair covid-19. Num pesquisa que envolveu 590 mil adultos, os investigadores descobriram que as pessoas que eram adeptas …

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …