Testemunha liga amigáveis de Messi ao tráfico de droga

leomessi / Facebook

Leo Messi na “Bola de Ouro 2011”

Uma testemunha protegida pela justiça norte-americana relaciona os jogos amigáveis de Lionel Messi com a lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de droga. Um dado novo neste caso que está a ser investigado nos EUA e em Espanha.

O jornal El Mundo teve acesso a detalhes da investigação que está a ser levada a cabo pela Agência Anti-Droga norte americana (DEA). E, segundo esta, há um “arrependido”, detido numa prisão dos EUA, que garantiu às autoridades que os jogos de beneficência organizados pela Fundação Leo Messi foram usados para o branqueamento de dinheiro proveniente do tráfico de droga.

Está em causa um dos principais cartéis de droga da América do Sul, com base no México, conhecido por “Los Valencia”.

A DEA está a investigar alguns dos jogos comercialmente conhecidos por “Messi & Friends“, que se organizaram em diversos países da América do Sul em 2012 e em 2013, contando com a participação do astro do Barcelona e de outros jogadores da equipa espanhola, como Pinto, Dani Alves e Mascherano.

Os investigadores acreditam que traficantes de droga daquele cartel estavam por trás da organização desses jogos, com o intuito de lavarem dinheiro do narcotráfico, através de um esquema que passava pela compra fictícia de bilhetes através da chamada “fila zero”.

Esta “fila zero”, conforme explica o El Mundo, refere-se a uma conta bancária para a qual qualquer pessoa pode transferir dinheiro, como se se tratasse de um donativo para a causa benéfica abraçada pelo jogo. Assim, podem surgir quantias significativamente altas sem que seja preciso justificá-las e sendo muito difícil investigar a sua real proveniência.

Um dos empresários que participava na organização destes jogos, o colombiano Andrés Barco, admitiu perante um juiz e numa entrevista ao El Mundo que transferiu 1,7 milhões de dólares da receita de um dos desafios para a conta de Guillermo Marín, um dos representantes de Messi na Argentina.

E várias Organizações Não Governamentais que deveriam receber a receita dos jogos, a título de donativos, queixaram-se publicamente de nunca terem recebido nenhum dinheiro.

Para os investigadores parece evidente que Guillermo Marín terá um papel central no esquema, mas não é certo que Messi ou o seu pai, que dirige a Fundação, tivessem conhecimento da relação entre estes jogos e o tráfico de droga.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Francisco George defende vacinação de crianças com menos de 5 anos contra a covid-19

As crianças maiores de cinco anos devem ser vacinadas contra a covid-19, desde que a segurança e a eficácia da vacina estejam comprovadas cientificamente nestas idades, defende o médico especialista em saúde pública Francisco George. A …

Cientistas imprimiram, pela primeira vez, células cerebrais vivas em 3D

Uma equipa de cientistas usou uma nova técnica laser e conseguiu imprimir em 3D células cerebrais vivas. A maioria dos neurónios sobreviveram durante mais de dois dias após terem sido impressos em 3D, o que significa …

Descoberto antídoto contra agentes nervosos tipo Sarin e Novichok

Uma equipa do Laboratório Nacional Lawrence Livermore (LLNL), nos Estados Unidos, desenvolveu um antídoto que neutraliza a exposição ao envenenamento por agente nervoso. O estudo, que foi publicado na revista Scientific Reports, foi o resultado de …

Marte sobreviveu a super-erupções (que libertaram "oceanos" de poeira e gases tóxicos)

A região de Arabia Terra, situada no norte de Marte, já foi palco de erupções suficientemente potentes para libertar "oceanos" de poeira e gases tóxicos no ar.  A NASA confirmou, recentemente, que uma região do norte …

Vulcão, La Palma

O Cumbre Vieja também tem negacionistas. "É tudo orquestrado"

Nos últimos dias, as redes sociais têm-se tornado o palco dos "negacionistas dos vulcões" que defendem que, por trás da erupção do Cumbre Vieja, há mão humana. Nas redes sociais já há negacionistas do vulcão Cumbre …

Selecção da Lituânia falhou os Mundiais porque...chegou atrasada

Per Strand venceu, António Morgado ficou em sexto, mas os ciclistas da Lituânia acabaram por marcar a prova de estrada de juniores, nos Mundiais em Flandres. Per Strand Hagenes é o novo campeão mundial júnior de …

Gil Vicente 1-2 Porto | Dragão canta de galo com dois golaços

Foi sofrer até ao fim. Sérgio Conceição tinha alertado que não seria fácil bater o Gil Vicente e foi isso que ocorreu na noite desta sexta-feira em Barcelos. O FC Porto apenas a um minuto dos …

Na II Guerra Mundial, um erro "humilhante" destruiu dois imponentes navios de guerra da Marinha Real

No dia 10 de dezembro de 1941, os japoneses afundaram os imponentes Prince of Wales e Repulse. A culpa foi do almirante Thomas Phillips que, na sequência de um "erro humilhante", acabou também por falecer. Winston …

O robô Atlas, da Boston Dynamics, faz parkour (e até dá um mortal para trás)

O Atlas é, sobretudo, um projeto de investigação: um robô que ajuda os engenheiros da Boston Dynamics a trabalhar em melhores sistemas de controlo e perceção. O parkour é um verdadeiro desafio para os seres humanos, …

Na Tailândia, um "cemitério" de táxis foi transformado numa horta sobre rodas

Desde pimentos a pepinos, beringelas e até mangericão. Num parque de estacionamento ao ar livre em Banguecoque, os táxis abandonados transformam-se em hortas para alimentar os trabalhadores. A pandemia de covid-19 obrigou os táxis de Banguecoque …