Testemunha liga amigáveis de Messi ao tráfico de droga

leomessi / Facebook

Leo Messi na “Bola de Ouro 2011”

Uma testemunha protegida pela justiça norte-americana relaciona os jogos amigáveis de Lionel Messi com a lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de droga. Um dado novo neste caso que está a ser investigado nos EUA e em Espanha.

O jornal El Mundo teve acesso a detalhes da investigação que está a ser levada a cabo pela Agência Anti-Droga norte americana (DEA). E, segundo esta, há um “arrependido”, detido numa prisão dos EUA, que garantiu às autoridades que os jogos de beneficência organizados pela Fundação Leo Messi foram usados para o branqueamento de dinheiro proveniente do tráfico de droga.

Está em causa um dos principais cartéis de droga da América do Sul, com base no México, conhecido por “Los Valencia”.

A DEA está a investigar alguns dos jogos comercialmente conhecidos por “Messi & Friends“, que se organizaram em diversos países da América do Sul em 2012 e em 2013, contando com a participação do astro do Barcelona e de outros jogadores da equipa espanhola, como Pinto, Dani Alves e Mascherano.

Os investigadores acreditam que traficantes de droga daquele cartel estavam por trás da organização desses jogos, com o intuito de lavarem dinheiro do narcotráfico, através de um esquema que passava pela compra fictícia de bilhetes através da chamada “fila zero”.

Esta “fila zero”, conforme explica o El Mundo, refere-se a uma conta bancária para a qual qualquer pessoa pode transferir dinheiro, como se se tratasse de um donativo para a causa benéfica abraçada pelo jogo. Assim, podem surgir quantias significativamente altas sem que seja preciso justificá-las e sendo muito difícil investigar a sua real proveniência.

Um dos empresários que participava na organização destes jogos, o colombiano Andrés Barco, admitiu perante um juiz e numa entrevista ao El Mundo que transferiu 1,7 milhões de dólares da receita de um dos desafios para a conta de Guillermo Marín, um dos representantes de Messi na Argentina.

E várias Organizações Não Governamentais que deveriam receber a receita dos jogos, a título de donativos, queixaram-se publicamente de nunca terem recebido nenhum dinheiro.

Para os investigadores parece evidente que Guillermo Marín terá um papel central no esquema, mas não é certo que Messi ou o seu pai, que dirige a Fundação, tivessem conhecimento da relação entre estes jogos e o tráfico de droga.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

SEF recorre ao Ministério Público por suspeita de venda de vagas de atendimento

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) apresentou uma participação ao Ministério Público, por indícios de crime de auxílio à imigração ilegal, devido à alegada venda de vagas de atendimento em portais de anúncios classificados. A …

Cientistas desmascaram teoria comum sobre canhotos

Desde sempre houve muitas alegações sobre o que significa ser canhoto e se muda o tipo de pessoa que alguém é — mas a verdade é quase um enigma. Mitos sobre a lateralidade aparecem ano após …

Arranca a greve na Ryanair. Empresa não descarta atrasos ou mudanças de voos

Os tripulantes da Ryanair começam esta quarta-feira uma greve de cinco dias, até domingo, convocada pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) e que conta com serviços mínimos decretados pelo Governo. Nesta …

O navio Open Arms já atracou em Lampedusa

O navio Open Arms chegou ao porto da ilha de Lampedusa por volta da meia-noite, hora italiana, depois do procurador de Agrigento, Luigi Patronaggio, ter ordenado a apreensão do navio e o desembarque imediato dos …

Fernando Haddad condenado a quatro anos e meio de prisão

O ex-prefeito de São Paulo e antigo candidato às Presidenciais brasileiras foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão, em regime semiaberto, por recursos financeiros não declarados durante a eleição municipal de 2012. Fernando …

Reunião com motoristas termina sem acordo. Há troca de acusações e uma nova greve à vista

Falhou esta terça-feira o acordo para iniciar um processo de mediação entre Antram, que representa as empresas, e o Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP). A Antram acusou, esta terça-feira, o Sindicato dos Motoristas …

Alzheimer ataca regiões do cérebro que nos mantêm acordados durante o dia

Demasiadas sonecas durante o dia são um dos primeiros sinais externos do Alzheimer, embora seja difícil dizer por que isso acontece. Alguns cientistas sugeriram que a doença perturba as regiões do cérebro que promovem o …

Caminhar e correr torna-se agora mais fácil com estes novos calções robóticos

Cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, criaram uns calções robóticos que nos fazem sentir até sete quilos mais leves quando estamos a caminhar ou a correr. Esta invenção poderá ajudar pessoas que caminhem …

Imagens da NASA mostram que a Lua brilha mais do que o Sol

Se os nossos olhos pudessem ver radiação altamente energética chamada raios-gama, a Lua pareceria mais brilhante do que o Sol. É assim que o Telescópio Espacial de Raios-gama Fermi da NASA tem visto o nosso …

Novo estudo adensa mistério sobre "Lago dos Esqueletos" nos Himalaias

Esqueletos humanos encontrados no lago Roopkund, na Índia, pertenceram a pessoas de origens várias, algumas do Mediterrâneo, que morreram em eventos separados por mil anos. O lago Roopkund, na Índia, é famoso por terem sido descobertos …