Testemunha liga amigáveis de Messi ao tráfico de droga

leomessi / Facebook

Leo Messi na “Bola de Ouro 2011”

Uma testemunha protegida pela justiça norte-americana relaciona os jogos amigáveis de Lionel Messi com a lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de droga. Um dado novo neste caso que está a ser investigado nos EUA e em Espanha.

O jornal El Mundo teve acesso a detalhes da investigação que está a ser levada a cabo pela Agência Anti-Droga norte americana (DEA). E, segundo esta, há um “arrependido”, detido numa prisão dos EUA, que garantiu às autoridades que os jogos de beneficência organizados pela Fundação Leo Messi foram usados para o branqueamento de dinheiro proveniente do tráfico de droga.

Está em causa um dos principais cartéis de droga da América do Sul, com base no México, conhecido por “Los Valencia”.

A DEA está a investigar alguns dos jogos comercialmente conhecidos por “Messi & Friends“, que se organizaram em diversos países da América do Sul em 2012 e em 2013, contando com a participação do astro do Barcelona e de outros jogadores da equipa espanhola, como Pinto, Dani Alves e Mascherano.

Os investigadores acreditam que traficantes de droga daquele cartel estavam por trás da organização desses jogos, com o intuito de lavarem dinheiro do narcotráfico, através de um esquema que passava pela compra fictícia de bilhetes através da chamada “fila zero”.

Esta “fila zero”, conforme explica o El Mundo, refere-se a uma conta bancária para a qual qualquer pessoa pode transferir dinheiro, como se se tratasse de um donativo para a causa benéfica abraçada pelo jogo. Assim, podem surgir quantias significativamente altas sem que seja preciso justificá-las e sendo muito difícil investigar a sua real proveniência.

Um dos empresários que participava na organização destes jogos, o colombiano Andrés Barco, admitiu perante um juiz e numa entrevista ao El Mundo que transferiu 1,7 milhões de dólares da receita de um dos desafios para a conta de Guillermo Marín, um dos representantes de Messi na Argentina.

E várias Organizações Não Governamentais que deveriam receber a receita dos jogos, a título de donativos, queixaram-se publicamente de nunca terem recebido nenhum dinheiro.

Para os investigadores parece evidente que Guillermo Marín terá um papel central no esquema, mas não é certo que Messi ou o seu pai, que dirige a Fundação, tivessem conhecimento da relação entre estes jogos e o tráfico de droga.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Bansky só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …

Mais de cem médicos assinam carta a exigir fim da "tortura" de Assange

Mais de cem médicos assinaram uma carta, divulgada esta terça-feira, na qual pedem que o fundador do Wikileaks receba tratamento médico adequado.  Através de uma carta publicada, esta terça-feira, na revista científica The Lancet, mais de uma …

Espiões russos foram à Irlanda investigar cabos submarinos de Internet. Teme-se que os cortem

Esta segunda-feira, o mundo entrou em estado de alerta: agentes secretos da Rússia foram descobertos na Irlanda, numa missão para mapear a localização exata dos cabos submarinos que conectam a Europa à América do Norte. Não …

Telmo Correia eleito líder parlamentar do CDS-PP por unanimidade

O deputado foi eleito, esta terça-feira, presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, sucedendo a Cecília Meireles, numa votação em que contou com os votos favoráveis dos restantes quatro eleitos centristas. O anúncio foi feito no Parlamento …

Site de genealogia "salva" homem preso há 15 anos por um crime que não cometeu

Ricky Davis é a primeira pessoa a ser libertada com recurso a testes modernos de ADN no estado da Califórnia e o segundo nos Estados Unidos. Ricky Davis tinha 20 anos quando Jane Hylton, de 54 …

Bolsonaro acusado de fazer insinuação sexual contra jornalista

O Presidente do Brasil foi acusado, esta terça-feira, de fazer uma insinuação de natureza sexual contra uma jornalista do jornal Folha de São Paulo. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a jornalista em …