Falar sobre um país e um animal à sorte: uma empresa testou e os resultados foram rápidos. Arábia Saudita e orangotango apareceram à frente.
O assunto não é novo: o telemóvel regista e grava tudo que dizemos quando estamos perto dele? Ou seja, não só nos telefonemas, mas também quando está em casa, ou na rua, a falar com alguém – se o telemóvel estiver perto, está a “ouvir”?
Recentemente, o Cox Media Group – parceira de empresas como Google e Facebook – admitiu que acede ao microfone dos telemóveis para fins comerciais.
Poucos meses depois, a NordVPN fez um teste para perceber se isso também acontecia a dois dos seus investigadores. “Para apanhar a tecnologia em flagrante”, como se lê em comunicado enviado ao ZAP.
Um dos testes envolveu a Arábia Saudita. O investigador começou a falar sobre esse país asiático, perto do telemóvel. Coisa que nunca tinha feito. Resultado: três dias depois, passou a ver no Facebook anúncios do Booking.com, com preços para hotéis na cidade de AlUla, que fica… na Arábia Saudita.
Outro investigador pegou noutra palavra ao acaso, sempre perto do telemóvel: orangotango. Um dia depois, começou a receber anúncios relacionados com instituições de caridade para orangotangos.
Esta prática de mostrar publicidade direccionada até é legal – se o utilizador der o seu consentimento. E, muitas vezes, dá sem saber: ao aceitar os termos e condições, ou ao ajustar as definições dos seus dispositivos para permitir a escuta.
Teste simples
Com base nesta experiência, a mesma fornecedora de serviços VPN deixa uma sugestão a todos que têm smartphones: fazer um teste de apenas 4 passos para perceber se o seu telemóvel está a espiá-lo.
O primeiro passo é escolher um assunto novo. Algo que não faça parte do seu histórico online, nem no seu histórico de conversas presenciais.
O segundo passo, claro, é começar a falar sobre esse assunto. Dizer várias vezes a palavra ou as palavras em causa. Sempre perto do seu telemóvel.
Depois, continue a utilizar o telemóvel normalmente. Ponto importante: não pesquise nem interaja com conteúdo relacionado com o assunto que escolheu.
Por fim, observe e analise: nos dias ou semanas seguintes, deverá ver anúncios que nunca viu – relacionados com esse assunto inédito.
“Embora tenhamos tendência a desvalorizar esses anúncios, considerando-os inofensivos ou um mal necessário, eles são um forte indicador de que está a dar ao seu dispositivo demasiado acesso aos seus dados e interesses pessoais”, avisa Marijus Briedis, diretor de tecnologia da NordVPN.
Podiam ao menos informar quais as marcas, telefones e sistemas operativos em questão…