O conhecido Cox Media Group admitiu que acede ao microfone dos telemóveis para fins comerciais. É claramente “assustador”.
Há pessoas que têm especial cuidado com o que dizem ao telefone porque, alegam, todos os seus telefonemas estão a ser escutados.
Exemplos: numa chamada com o amigo, por acaso, até fala sobre o Herman José – e horas depois o YouTube sugere ver um vídeo do Hermanias, algo que nunca tinha acontecido; pergunta à filha qual é a melhor comida para gato – no dia seguinte aparecem anúncios de uma marca desse ramo.
Agora chega uma notícia que reforça essa ideia.
O Cox Media Group é um grupo de comunicação dos EUA com vários canais de televisão e diversas estações de rádio. E é também parceiro de Google (ou era), Facebook, Amazon ou Bing.
O portal 404media indica que esta empresa tem um software que tem acesso aos microfones dos telemóveis e assim “ouve” as conversas em tempo real.
É uma “escuta activa” – e não só de telefonemas porque, se acede aí microfone do telemóvel, pode captar tudo que dizemos quando temos o telemóvel perto – ou seja, sempre, para milhões de pessoas.
Depois, usa esses dados são utilizados para fins comerciais. São definidas estratégias de publicidade, público-alvo, através do que é dito nos telefonemas – e das suas rotinas na internet. Aparecem os tais anúncios relacionados com o que foi dito durante o telefonema,
É claramente “assustador”, como resume o portal Futurism.
Depois da divulgação deste assunto, a Google expulsou o grupo da sua lista de parceiros.
A Meta, dona do Facebook, confirma que o Cox Media Group é parceiro, mas o Facebook “nunca usa o microfone dos telemóveis para anúncios”. E vai pedir explicações sobre este assunto.
Já a Amazon garante que nunca colaborou com o referido grupo neste sistema.
Acontece-me vezes sem conta. Há dias comprei umas tigelas para o gato da minha mãe e falar com ela sobre isso. Em pouco tempo já tinha um artigo sugerido sobre a que altura colocar as tigelas da comida do gato! Coisa que nunca pesquisei! É só um exemplo, acontece-me a toda a hora.
Mas honestamente, não me interessa, não me preocupa. Duvido que alguem tenha interesse no que sai da minha boca, a não ser publicidade direccionada.
Como só digo merd@ da minha boca para fora, é perfeitamente natural que seja contemplado com anúncios de papel higiénico!