A empresa de carros elétricos Tesla está a trabalhar num dispositivo de deteção de movimento de curto alcance, avança a Reuters esta semana.
De acordo com a agência noticiosa, o sensor em causa pode ajudar a evitar que crianças sejam deixadas por esquecimento no interior de um veículo, expostas a elevadas temperaturas, reduzindo assim o riso de insolação.
A empresa de Elon Musk, sediada no estado norte-americano da Califórnia, pediu a aprovação da Federal Communications Commission (FCC) para comercializar o dispositivo que é baseado num sensor de onda milimétrica, que operaria em níveis de potência superiores aqueles que são atualmente permitidos.
O dispositivo em causa consiste em quatro antenas de transmissão e três de receção, acionadas a partir de uma unidade de radar.
A Tesla acredita que esta tecnologia tem vantagens noutros sistemas de deteção, como aqueles que são baseados em câmaras ou sensores instalados nos assentos do veículo.
“Fornece uma perceção de profundidade e pode ‘ver’ através de materiais macios”, adiantou fonte da Tesla à agência noticiosa.
De acordo com a Tesla, o mecanismo “é capaz de diferenciar uma criança com um objeto deixado no assento, reduzindo as probabilidades de falsos alarmes”, podendo também detetar “micro-movimentos, como padrões respiratórios e batimentos cardíacos”,