Tesla quer revolucionar setor da energia com “bateria residencial”

oninnovation / Flickr

Elon Musk, o bilionário visionário fundador do PayPal, Tesla e SpaceX

Elon Musk, o bilionário visionário fundador do PayPal, Tesla e SpaceX

A contrutora de automóveis eléctricos Tesla Motors quer lançar um dispositivo que alimente energeticamente as nossas casas, da mesma forma que uma bateria energiza um carro.

Especializada no fabrico de automóveis totalmente elétricos, a empresa do visionário Elon Musk quer agora marcar uma posição no mercado da energia com o que poderia chamar-se uma “bateria doméstica”.

Reforçando o seu compromisso para com o desenvolvimento de soluções alternativas aos combustíveis fósseis e a sustentabilidade ambiental, a Tesla vira-se agora para o sector do fornecimento energético.

Com um dispositivo que fornece energia eléctrica às casas, a fabricante automóvel quer fincar pé no mercado dos serviços de energia e, assim, fazer frente às actuais fornecedoras, o que, in extremis, poderá mesmo vir a colocar em xeque as infra-estruturas tradicionais de fornecimento de energia.

Segundo consta, estas baterias funcionarão através de painéis solares, permitindo que os consumidores possam ter um mais amplo leque de alternativas à compra de energia elétrica aos fornecedores.

De acordo com a Bloomberg, a entidade de serviços financeiros Morgan Stanley tinha antecipado, em 2014, que este produto da Tesla poderia ser revolucionário para os mercados europeu e norte-americano, numa altura em que cada vez mais as pessoas procuram contornar as taxas cobradas pelos fornecedores de serviços.

A Tesla já disponibilizou “baterias residenciais” a alguns clientes, através da SolarCity, empresa especializada em sistemas de recolha de energia solar, na qual Musk detém uma grande participação e um lugar na administração.

Contudo, espera-se que este produto seja lançado ainda nos primeiros seis meses deste ano.

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Explosão atinge autocarro de turistas perto da Pirâmides de Gizé

Uma explosão atingiu um autocarro de turistas perto das célebres pirâmides de Gizé, no Egito, provocando 17 feridos, entre naturais do Egito e da África do Sul, noticia a agência France-Presse. Um engenho explosivo detonou à …

Alerta de erupção vulcânica. Monte Hakone fechado a turistas

As autoridades japonesas activaram este domingo o alerta por possível erupção vulcânica no monte Hakone, e fecharam todos os acessos à popular paisagem natural, que é visitada anualmente por milhões de turistas. A Agência Meteorológica do …

Vírus gigantes nas águas da Índia podem resolver mistério evolutivo

Uma equipa liderada por cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia em Bombaim descobriu mais de 20 novos vírus nas águas da cidade, incluindo versões gigantes destes agentes biológicos que podem ajudar a desvendar questões importantes …

Sondagens dão maioria pró-UE no Parlamento Europeu (mas eurocéticos crescem)

As sondagens para o Parlamento Europeu apontam para uma maioria de partidos pró-União Europeia (UE), apesar de os partidos eurocéticos ganharem terreno em relação à composição que resultou das eleições de 2014. Entre os 751 assentos …

A ciência por detrás de um bom chocolate foi finalmente revelada

O melhor chocolate é uma mistura complexa de ciência e o truque não é novo: esta técnica de mistura tem mais de 140 anos. Uma equipa de cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, Reino Unido, …

Cristiano Ronaldo eleito o melhor da liga italiana

Cristiano Ronaldo foi o melhor jogador da Liga Italiana 2018/19. A distinção foi anunciada neste sábado, com a Série A a explicar que a escolha foi feita com base em cálculos dos sites Opta Sports, …

Europeias: PS quer fazer o mesmo na Europa, PSD lembra cataplana de Costa e BE pede para não ficar em casa

No dia em que ficou decidido quem seria o campeão nacional de futebol deste ano, a campanha eleitoral para as europeias abrandou, com os partidos a terminarem as iniciativas pelo final da tarde. O cabeça de …

Descobertas inscrições neolíticas com símbolos da realeza egípcia

Uma missão arqueológica do Ministério de Antiguidades de Egito descobriu perto da cidade de Assuão, no sul do país, as primeiras inscrições reais que remontam ao período neolítico. Este período começou há 12 mil anos e …

Já sabemos qual é o segredo para superar a inveja

De acordo com uma investigação recente, temos mais inveja da experiência de uma determinada pessoa antes de ter acontecido do que depois de já ter passado. O segredo está no tempo. Pesquisas anteriores mostraram que os …

Holanda é a vencedora da 64.ª edição da Eurovisão

A Holanda, que venceu pela última vez há 44 anos, foi o país que obteve maior pontuação (492 pontos), atribuída pelos espetadores de cada país e pelos júris nacionais dos 41 países que participaram na …