O Governo da Baixa Saxónia, a região no Norte de Alemanha que tem Hanôver como a cidade mais representativa, disse que irá acolher a fábrica que a Tesla pretende instalar na Europa.
Com as vendas a aumentar de forma exponencial, a Tesla precisa de criar as condições para se manter competitiva. Para isso, tem estado a preparar as criação de novas Gigafactory, em pontos-chave do planeta.
Foi em 2016 que pela primeira vez que se ouviu falar da criação de uma Gigafactory na Europa. Desde então muito se tem especulado principalmente sobre a sua localização. Portugal esteve na lista inicial, que ao longo do tempo foi-se tornando reduzida.
A Alemanha, que já possui instalações fabris dos grandes grupos germânicos, respetivamente Volkswagen, Mercedes e BMW, além da Ford e da Opel – hoje da francesa PSA -, aparentemente terá atraído a fábrica do construtor norte-americano de veículos elétricos, que deverá criar entre 1.000 e 2.000 postos de trabalho.
O ministro dos Assuntos Económicos deste Estado alemão, Bernd Althusmann, declarou ao jornal alemão Nordwest Zeitung que “tem vindo a acompanhar a análise dos diferentes locais para instalar a fábrica europeia da Tesla, especialmente um próximo de Emden”, localidade próxima da fronteira com a Holanda, país onde já existe a sede europeia da marca, em Tilburg, juntamente com uma pequena linha de montagem e centro de testes para as versões europeias dos modelos americanos.
Além disso, também está a ser considerado um segundo local em Emsland, igualmente na Baixa Saxónia.
Althusmann, que dá a entender que a fábrica está segura no Norte de Alemanha, revela ainda que o projeto da Tesla não inclui a produção de células de baterias, mas apenas de veículos, ao contrário do que acontece nos EUA e na China.
De acordo com as últimas informações por parte da Tesla, a nova fábrica deverá estar operacional até finais de 2021, estando previsto que a construção arranque nos próximos 12 a 18 meses.