Terry Jones, dos Monty Python, sofre de demência

Terry Jones dos Monty Phyton

Terry Jones dos Monty Phyton

O actor Terry Jones, conhecido por ter pertencido ao grupo de comédia Monty Python, foi diagnosticado com demência e já não consegue dar entrevistas.

O anúncio foi feito depois de a Academia Britânica do Filme e das Artes de Televisão (BAFTA) ter revelado que vai entregar a Terry Jones o seu prémio especial pelo Contributo Extraordinário para o Cinema e a Televisão.

“Terry foi diagnosticado com afasia primária progressiva, uma variante da demência fronte-temporal”, revela um representante do actor de 74 anos, numa nota divulgada pelo jornal The Telegraph.

“Esta doença afecta a sua capacidade de comunicar e já não consegue dar entrevistas“, refere a nota, evidenciando que o britânico está “orgulhoso e honrado por ser reconhecido” pela BAFTA e “ansioso pelas celebrações”.

Os organizadores da Academia têm esperanças de que o ator possa participar na cerimónia, que se vai realizar no próximo domingo, em Cardiff.

Terry Jones marcou o mundo do humor, juntamente com John Cleese, Michael Palin e Eric Idle, que fizeram parte dos Monty Python.

Além de participar como actor, também realizou os filmes do grupo de comédia britânico “The Life Of Brian” e “The Meaning Of Life”.

O vídeo seguinte é uma cena do filme “The Life of Brian”, uma sátira à vida de Jesus Cristo, onde Terry Jones explica à multidão que o filho, Brian, não é o Messias.

Além do trabalho como actor e realizador, Terry Jones também escreveu vários livros e poemas, sendo membro da Sociedade Britânica de Poetas, e assinou vários artigos de opinião para os jornais The Guardian, The Daily Telegraph e The Observer a condenar a guerra do Iraque.

É pai de três filhos, dois já adultos, de um primeiro casamento de 42 anos com Alison Telfer, e o terceiro é uma menina de sete anos fruto do actual casamento com a sueca Anna Soderstrom, de 33 anos.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"A lei não pode exigir esse tipo de heroísmo". Presidente polaco recua na oposição ao aborto

O Presidente da Polónia defendeu esta quinta-feira que as próprias mulheres deveriam ter o direito de abortar em caso de fetos com problemas congénitos, rompendo com a liderança conservadora, que apoiou uma proibição que levou …

Advogados ligados à PLMJ contestam interesse público de revelações de Rui Pinto

A invocação de interesse público dos documentos e das informações expostas por Rui Pinto na Internet foi contestada, esta quarta-feira, por advogados ligados à sociedade PLMJ, na 18.ª sessão do julgamento do processo "Football Leaks". Na …

Microempresas do turismo do Norte com maior adesão a apoios

As microempresas de turismo do Norte foram as que mais dinheiro receberam da linha de apoio à tesouraria criada em resposta ao impacto da pandemia nesse setor, ficando com 29,3% (15,3 milhões de euros) do …

Migrantes marroquinos "desesperados e assustados" em greve de fome. Entre eles está uma mulher grávida

Seis dos migrantes marroquinos que chegaram ilegalmente em setembro estiveram em greve de fome, entre os quais uma grávida. Dizem não serem autorizados a falar com as famílias há mais de 40 dias. O protesto é …

TAP precisa de mais de 100 milhões por mês até final de 2020

O Plano de Tesouraria da TAP para 2020 revela que a empresa precisa, em média, mais de 100 milhões de euros por mês até ao final do ano para suprir as necessidades de liquidez. De acordo …

Fafe declara estado de emergência municipal devido à "rapidez" da propagação da covid-19

O concelho de Fafe está em estado de emergência municipal devido à “evolução grande” do número de infetados com o novo coronavírus e à “rapidez” da propagação, anunciou o presidente da Câmara. Em vídeo publicado nas …

Ameaça iminente. FBI alerta que hackers vão atacar sistema de saúde dos Estados Unidos

O Departamento Federal de Investigação (FBI) e duas agências federais anunciaram que cibercriminosos estão a desencadear um grande ataque de resgate contra o sistema de saúde dos Estados Unidos. Num alerta conjunto, o FBI e duas …

Multidão para ver ondas gigantes na Nazaré. Câmara corta acesso ao Farol

A Câmara e a Capitania da Nazaré decidiram cortar o acesso pedonal à estrada do Farol, para conter a excessiva concentração de público que assiste às ondas gigantes e garantir condições de segurança, informou o …

"Os números falam por si". Fauci critica reação dos Estados Unidos à pandemia e politização das máscaras

O principal epidemiologista norte-americano, Anthony Fauci, criticou a política errática do Governo do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em relação à covid-19, e lamentou o escasso uso de máscaras devido a motivações políticas. Durante uma …

Turistas podem circular entre concelhos apesar das restrições

Apenas os turistas estão autorizados a circular entre concelhos, apesar das restrições que vigoram entre 30 de outubro e 3 de novembro, indicou a AHRESP, citando um esclarecimento do Executivo. Segundo o esclarecimento enviado pelo gabinete …