Terroristas de Paris foram entrevistados antes de serem abatidos

O canal de televisão BFMTV conseguiu entrevistar os terroristas que foram mortos pela polícia, durante os ataques a Paris que ocorreram nos últimos dias. E confirmam-se as motivações islâmicas e anti-semitas e a sintonia nos atentados.

A chefe do serviço polícia-justiça da BFMTV, Sarah-Lou Cohen, explicou na emissão do canal que, pouco antes das 10 horas de quinta-feira, quando os irmãos Kouachi estavam barricados numa gráfica a cerca de 40 quilómetros de Paris, depois de terem assassinado 12 pessoas no jornal Charlie Hebdo, um dos jornalistas da redacção telefonou para a empresa.

Foi Chérif Kouachi a atender o telefone e houve uma primeira troca de palavras durante alguns segundos, conforme explica Sarah-Lou Cohen. Depois, houve um segundo telefonema, onde se registou a conversa.

Chérif Kouachi “sabe que fala com um jornalista e sabe que lhe vão colocar perguntas e responde muito claramente”, explica Sarah-Lou Cohen.

Na conversa de dois minutos, o terrorista fala “de maneira muito calma e determinada, como se tivesse preparado respostas”, realça a profissional da BFMTV, frisando que ele tinha “intenção de passar reivindicações”.

Na gravação divulgada pelo canal (que pode ouvir no vídeo reproduzido em baixo), é possível ouvir Chérif Kouachi a dizer que pertence à “Al Qaeda do Yémen” e que foi financiado e formado naquele país pelo imã Anwar Al Awaki. “Somos os defensores do profeta”, sustentou ainda.

robwatling / Flickr

 Said Kouachi e Cherif Kouachi, com 32 e 34 anos, suspeitos do ataque contra a sede do jornal satírico Charlie Hebdo

Said Kouachi e Cherif Kouachi, com 32 e 34 anos, suspeitos do ataque contra a sede do jornal satírico Charlie Hebdo

Sarah-Lou Cohen refere também que Chérif Kouachi “reivindica o seu gesto dizendo que vingaram o profeta e explica também que refutam que mataram civis”. “Para eles, os jornalistas do Charlie Hebdo não eram civis, eram alvos”, acrescenta a jornalista da BFMTV, notando que ele argumentou ainda que “não vieram matar mulheres e crianças, mas que são os ocidentais que matam crianças no Iraque, no Afeganistão e na Síria”.

Depois disto, a BFMTV revela que, um pouco após as 15 horas, recebeu um telefonema de Amedy Coulibaly, o terrorista que estava na altura barricado numa loja judaica na Porta de Vincennes, nas imediações de Paris. Este terrorista queria entrar em contacto com a polícia, segundo aponta Sarah-Lou Cohen.

Alerta Policial: Atentado Porte Vincennes

Alerta Policial: Atentado Porte Vincennes

Na entrevista com o director-adjunto do canal, Amedy Coulibaly reivindica-se do Estado Islâmico, com instruções do Califa, e assume o conluio com os irmãos Kouachi. “Sincronizampo-nos para o início [dos ataques], quer dizer que eles começavam pelo Charlie Hebdo, eu pelos polícias”, ouve-se na gravação divulgada pela BFMTV. Este terrorista fala igualmente de forma muito calma e determinada.

Sarah-Lou Cohen nota também que Amedy Coulibaly admitiu na altura que havia quatro pessoas mortas na loja judaica, o que vem ao encontro dos relatos policiais, posteriores ao ataque, referindo que tinha sido o terrorista a matar as vítimas do incidente da Porta de Vincennes.

Quanto às motivações, Amedy Coulibaly terá dito que pretendia “defender os muçulmanos oprimidos, nomeadamente  na Palestina”, e que a escolha do alvo terá tido razões anti-semitas, segundo diz Sarah-Lou Cohen.

Ora veja o vídeo com as declarações dos terroristas e com a contextualização das entrevistas por parte da BFMTV…

Conforme se pode ouvir no vídeo, a BFMTV não divulgou as entrevistas aos terroristas durante os ataques, na altura em que foram feitas, para evitar incomodar o trabalho policial e o desenrolar do processo.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

"Janelas de Vinho". Itália ressuscita tradição do tempo da peste

Centenas de bares e restaurantes italianos "ressuscitaram" a tradição antiga das chamadas "Janelas de Vinho" durante a pandemia de covid-19, tentando assim servir os seus clientes com o mínimo contacto pessoal. A tradição remonta aos …

Um dos maiores telescópios do mundo ficou gravemente danificado devido a um cabo partido

O radiotelescópio de Arecibo, um ícone da busca para entender o Universo, sofreu graves danos como resultado do rompimento de um cabo. A causa da quebra e quanto tempo o telescópio demorará a ser consertado …

Pumpkin Island já custou 78 dólares. Agora pode comprá-la por 17 milhões

Se ainda não decidiu onde passar férias fica aqui uma dica: uma ilha privada na costa da Austrália está à venda por 17 milhões de dólares (cerca de 14,5 milhões de euros). A Pumpkin Island …

Desaparecem oito mulheres por dia no Peru, mais três do que antes da pandemia

O número de mulheres desaparecidas no Peru, um fenómeno endémico no país, subiu de cinco por dia, em média, para oito, desde a quarentena decretada para travar a pandemia de covid-19, indicou o provedor de …

EUA já gastaram quase tanto com a covid-19 como com a II Guerra Mundial

Até ao momento, os Estados Unidos da América gastaram quase tanto com a pandemia de covid-19 como gastaram com a II Guerra Mundial. A Segunda Guerra Mundial travou-se entre 1939 e 1945 e deixou milhões de …

Sporting recusou proposta de 32 milhões por Joelson Fernandes

O Sporting CP rejeitou uma proposta de 32 milhões de euros do Arsenal por Joelson Fernandes. Os 'leões' pedem 45 milhões pelo jovem extremo de 17 anos. Continua o leilão pela promessa sportinguista Joelson Fernandes. Depois …

CIA tentou desenvolver um "drone-pássaro" nuclear para espiar a União Soviética na Guerra Fria

Durante a Guerra Fria, a CIA tentou desenvolver um drone nuclear do tamanho de um pássaro para espiar a União Soviética e outros países do bloco comunista. Porém, o projeto nunca foi concluído. De acordo com …

Para combater o desperdício, China acaba com os banquetes tradicionais

Conhecidos pela gastronomia e pelo bom apetite, os chineses terão de adotar a austeridade, invertendo a tradição, que exige que sejam servidos à mesa tantos pratos quantos forem os convidados e mais um. A nova regra …

Com apenas 4 dólares é possível dormir na última Blockbuster. E ainda participa na festa pijama

Já sente saudades de sair de casa para ir alugar um filme e comprar umas pipocas? A última loja da icónica Blockbuster está agora disponível no Airbnb. A antiga loja da cadeia americana pode ser …

Espanha com quase mais 3.000 novos casos. É o maior aumento desde maio

Espanha registou o maior número de infeções de covid-19 desde o final de maio, com 2.935 novos casos nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde, ressalvando que o balanço inclui dados de Madrid …